Páginas

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Voice Picking


Esta aplicação opera a movimentação dos produtos das posições de armazenagem no depósito para a área de conferência e embalagem, ou diretamente para o embarque nos caminhões. A separação pode ser executada por pedido de venda individual ou consolidada em vários pedidos, dependendo das características do processo.
Através dos coletores de dados por comando de voz da Vocollect agora, o operador não mais lê as instruções. Ele simplesmente as ouve e executa. O coletor faz a conversão de dados em voz e de voz em dados. Assim a inteligência é local,
não sobrecarregando qualquer sistema de retaguarda.

O sistema Talkman é constituído de um terminal portátil, um head set, baterias, demais acessórios e o software Voice Link para a integração com qualquer WMS/ERP. O que o sistema faz é interpretar a voz humana, interagir com os dados e retornar instruções audíveis.


Com o Talkman, a operação é diferente. O operador estará com o equipamento preso na cintura e usando um head set (fone que se ajusta à cabeça, liberando as mãos do operador). Agora, o operador não mais lê as instruções. Ele simplesmente as ouve e executa. O terminal talkman faz a conversão de dados em voz e de voz em dados (cada solicitação o operador deve responder ao sistema, confirmando a execução da tarefa). Assim a inteligência é local, não sobrecarregando qualquer sistema de retaguarda.                   


Concluída a separação, o sistema pode disparar a geração das notas fiscais no sistema de gestão. Desta forma, a execução da separação é orientada e controlada pelo sistema, eliminando as movimentações desnecessárias e aumentando a velocidade dos carregamentos, ao mesmo tempo em que garante a produtividade do depósito e a segurança do processo.



Alguns Benefícios:
Com a automação, os sistemas funcionam com informações precisas e em tempo real. Você consegue otimizar e direcionar a rota de separação. Ganha-se tempo no processo e garante 100% de rastreabilidade.

Fonte: http://www.seal.com.br/solucoes/separacao_comando_voz.html

Voice Picking e Log-In: Maior Produtividade, Menos Erros e Outras Vantagens

Ao invés da interacção manual entre o operador e o terminal portátil, o Voice Picking transmite instruções verbais simples ao operador, utilizando apenas auriculares e microfone.
O Voice Picking permite a execução do picking de forma eficiente. Deixa as mãos do operador livres para manusear a mercadoria, garantindo uma execução ergonómica e eficiente das tarefas de separação da mercadoria em armazém. Eliminando a interacção manual com os terminais portáteis, o operador pode concentrar-se apenas em separar a mercadoria pretendida. Já não é necessário perder tempo a inserir dados manualmente ou a proceder à leitura de código de barras.

Graças à utilização do Voice Picking, as instruções do sistema ao operador, e as suas correspondentes confirmações das tarefas realizadas, são efectuadas de forma totalmente verbal. A perda de tempo com interrupções das tarefas de separação de mercadoria para que o operador insira dados passou a ser coisa do passado,a execução é bastante mais eficiente. Além disso, a produtividade aumenta.

As principais vantagens do Voice Picking são o aumento do rendimento nas tarefas de separação de mercadoria e a redução dos erros, pois esta tecnologia simplifica o processo de separação e aumenta significativamente a velocidade do picking. Todas as instruções operacionais do processo são transmitidas por voz, sendo facilmente compreendidas e bastante precisas.

Com ambas as mãos livres, o operador pode concentrar-se completamente na separação da mercadoria. Elimina-se o manuseio tedioso do papel ou as várias operações nos terminais portáteis, o que reduz em cerca de 30 por cento o número de movimentos operacionais, aumentando simultaneamente a velocidade do picking. O operador pode então concentrar-se nas operações principais, reduzindo exponencialmente a taxa de erros. Sem a distracção causada pelas actividades auxiliares - tais como a captura de dados com um terminal portátil - o operador pode dedicar toda a sua atenção exclusivamente ao processo de separação da mercadoria.

O módulo de Voice Picking, associado à solução de gestão de armazéns Log-In, aumenta o retorno do investimento efectuado na aquisição de terminais portáteis, tornando obsoletos os terminais portáteis offline e as listas de separação em papel.
O operador recebe as instruções verbais de cada passo básico do processo, de forma sequencial, através dos auriculares. Essas instruções contêm informação precisa sobre a localização em armazém, sobre o item e sobre a quantidade.
O operador recebe a informação específica de cada etapa da operação no momento adequado, evitando o processamento simultâneo de uma grande quantidade de dados. Para garantir a separação dos itens correctos, há dígitos de controlo em todas as localizações. Essa é uma forma fácil de manter uma elevada precisão de picking e minimizar a possibilidade de separação de itens errados. Além disto, o Voice Picking simplifica o processo em si, uma vez que a separação da mercadoria e a sua verificação ocorrem simultaneamente.

O módulo de Voice Picking também facilita a integração de um operador sem qualquer experiência nas tarefas de separação. Não são necessários mais de 15 minutos para criar um perfil pessoal de voz. Por sua vez, a utilização de palavras simples e comuns para captar a informação - em substituição às teclas de função - reduz ainda mais a necessidade de formação. Além disso, elimina-se a necessidade de ter mais pessoas para processar as informações das listas de papel.

Com a utilização da ferramenta já anteriormente disponível e totalmente integrada com a solução de Voice Picking para consulta e geração de relatórios, é possível aceder em tempo real a todos os parâmetros críticos do processo. É possível analisar a qualquer momento dados sobre a execução das ordens de picking, a informação sobre o estado dos pedidos, o tempo que falta para a conclusão do pedido, ou os dados sobre a produtividade de cada zona de picking individual, com estatísticas relevantes para a análise de produtividade do armazém. Isto permite a análise do rendimento e a eficiência do sistema em tempo real, uma vantagem fundamental sobre os processos convencionais baseados em soluções offline ou baseados em listagens de separação.

v Destacamos Algumas das principais vantagens: 
 Voice Picking:

ü Melhor ergonomia para o operador (mãos livres, campo visual livre);

FONTE:
http://www.sinfic.pt/SinficWeb/displayconteudo.do2?numero=24416
Sobre o LOG-IN
O LOG-IN é um sistema de gestão de armazéns por rádio-frequência de largo espectro. O seu campo de aplicabilidade vai desde armazéns de produto acabado, de peças ou de matérias-primas (associados a unidades industriais), a centros de distribuição, potenciando, assim, a gestão de toda a cadeia de fornecedores.
Para além do Voice-Picking, o LOG-IN inclui ainda módulos como: controlo de qualidade, produção, distribuição e planeamento, o que faz desta solução uma ferramenta que permite gerir toda a cadeia de abastecimento de uma forma integrada.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Referências

Sites Visitados
htpp://www.marciliocunha.com.br
http://www.ufu.br/catalogo_novo/idiomas/pt/index2.htm
http://www.uberlandia.mg.gov.br/
http://www.cdludi.org.br
http://www.andrevinicius.com/site/
http://www.fadepe.com.br

http://www.suapesquisa.com/
http://www.dm.com.br/materias/show/t/os_desafios_polticos_da_rodovia_transocenica
http://www.vantine.com.br/logistica.asp?chamada=pontodevista231&palavra=MOBILIDADE%20&%20DISTRIBUI%C3%87%C3%83O%20URBANA
http://www.aslog.org.br/enaslog/index.php

http://www.antt.gov.br/links/relacaolinks.asp
 
ABAR - Associação Brasileira de Agências de Regulação - http://www.abar.org.br/
ARCON (PA) - Agência Estadual de Regulação e Controle de Serviços Públicos -