Páginas

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Da Caridade Ameaçada

– Paulo Coelho

Há algum tempo, minha mulher ajudou um turista suiço em Ipanema, que se dizia vítima de pivetes. Num sotaque carregado, falando péssimo português, afirmou estar sem passaporte, dinheiro, lugar para dormir.
Minha mulher pagou-lhe um almoço, deu-lhe a quantia necessária para que pudesse passar uma noite no hotel enquanto contactava sua embaixada, e foi embora. Dias depois, um jornal carioca noticiava que o tal “turista suiço” era na verdade mais um criativo malendro, fingindo um sotaque inexistente, abusando da boa-fé de pessoas que amam o Rio, e desejam desfazer a imagem negativa – justa ou injusta – que tornou-se o nosso cartão-postal.
Ao ler a notícia, minha mulher fez apenas um comentário:
 “não é isso que irá me impedir de ajudar ninguém.”
Seu comentário me fez lembrar a história do sábio que, certa tarde, chegou à cidade de Akbar. As pessoas não deram muita importância à sua presença, e seus ensinamentos não conseguiram interessar à população. Depois de algum tempo, ele tornou-se motivo de riso e ironia dos habitantes da cidade.
Um dia, enquanto passeava pela rua principal de Akbar, um grupo de homens e mulheres começou a insultá-lo. Ao invés de fingir que ignorava o que acontecia, o sábio foi até eles, e abençoou-os.
Um dos homens comentou:
 -Será que além de tudo, estamos diante de um homem surdo? Gritamos coisas horríveis, e o senhor nos responde com belas palavras!  

A Cada um de nós só pode oferecer o que tem... 

Foi a resposta do sábio
------------------------------------------------------------------------------------
No final 
Então no final, o amor que você leva é igual ao amor que você faz.

– Paul McCartney.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mensagem Experiência


Já fiz cosquinha na minha irmã só pra ela parar de chorar.
Já me queimei brincando com vela.
Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto.
Já conversei com o espelho, e até já brinquei de ser bruxo.
Já quis ser astronauta, violonista, mágico, caçador e trapezista.
Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra fora.
Já passei trote por telefone.
Já tomei banho de chuva e acabei me viciando.
Já roubei beijo.
Já confundi sentimentos.
Peguei atalho errado e continuo andando pelo desconhecido.
Já raspei o fundo da panela de arroz carreteiro.
Já me cortei fazendo a barba apressado.
Já chorei ouvindo música no ônibus.
Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as mais difíceis de se esquecer.
Já subi escondido no telhado pra tentar pegar estrelas.
Já subi em árvore pra roubar fruta.
Já caí da escada.
Já fiz juras eternas.
Já escrevi no muro da escola.
Já chorei sentado no chão do banheiro.
Já fugi de casa pra sempre, e voltei no outro instante.
Já corri pra não deixar alguém chorando.
Já fiquei sozinho no meio de mil pessoas sentindo falta de uma só.
Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado.
Já me joguei na piscina sem vontade de voltar.
Já bebi uísque até sentir dormentes os meus lábios.
Já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar.
Já senti medo do escuro.
Já tremi de nervoso.
Já quase morri de amor, mas renasci novamente pra ver o sorriso de alguém especial.
Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar.
Já apostei em correr descalço na rua.
Já gritei de felicidade.
Já roubei rosas num enorme jardim.
Já me apaixonei e achei que era para sempre, mas sempre era um "para
sempre" pela metade.
Já deitei na grama de madrugada e vi a Lua virar Sol.
Já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam novos, e a vida é mesmo um ir e vir sem razão.

Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção, guardados num baú, chamado coração.

E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita: "- Qual sua experiência?".

Essa pergunta ecoa no meu cérebro: "experiência...experiência..."
Será que ser "plantador de sorrisos" é uma boa experiência?
Não!!! Talvez eles não saibam ainda colher sonhos!"

Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta pergunta:

Experiência? Quem a tem, se a todo momento tudo se renova?

domingo, 26 de junho de 2011

ATITUDE

É errando que se aprende


Errar é saudável, desde que você assuma que errou, repare o dano que causou e aprenda com ele
por Eugênio Mussak | fotos André Spinola e Castro | produção Samir Zavitosk

O físico e escritor australiano Paul Davies, autor, entre outros, do livro O Quinto Milagre, em que lança novas luzes sobre a origem (e o sentido) da vida, revela que, mesmo antes de a ciência surgir, o homem já dominava algumas tecnologias e cita como exemplos a bússola, que teria sido inventada na China, e o bumerangue, criado pelos aborígenes australianos. Diz: "O bumerangue não foi inventado partindo da compreensão dos princípios da aerodinâmica.
A bússola não envolveu a formulação dos princípios do magnetismo. Esses e outros mecanismos foram alcançados por tentativa e erro. A ciência veio depois".
De fato, a ciência surgiu na Europa no século 18, após as teorias de Pascal e de Descartes e dos experimentos de Newton. Até então, a humanidade evoluía a partir das tentativas, errando muito e acertando às vezes (tanto é que dizemos "tentativa e erro" e não "tentativa e acerto"). Mas foi graças a isso que nos organizamos para diminuir o número de erros em nossas tentativas. A ciência derivou da observação e da catalogação dos erros, que, dessa forma, passaram a não ser repetidos. Em outras palavras, começamos a fazer ciência quando aprendemos a aprender com os erros passados.
Errar é humano. Aprender também. Infelizmente algumas pessoas não estabelecem conexão entre essas duas qualidades. Esse sim é um grande erro. Na verdade, o erro só é erro quando não é percebido. Quando é, torna-se aprendizado. Sem essa percepção, correm-se dois riscos: o de repetir erros sem aproveitá-los para evoluir e o de parar de tentar por medo de errar.
Vivendo e aprendendo
Jean Piaget, psicólogo e filósofo suíço falecido em 1980, postulava que a aprendizagem é induzida pela experiência e que, ao longo do processo de desenvolvimento, cada ser humano constrói seu conhecimento. Nessa prática, o erro é um componente importante. A própria ação do indivíduo e o modo como ele organiza as novas experiências são os componentes que formam o conhecimento de cada um. E, para realçar que o homem é construtor de seu conhecimento, o estudioso denominou sua postura teórica de construtivismo.
Piaget também disse que as crianças estão constantemente testando suas teorias próprias sobre o mundo. Por isso, as respostas que o mundo dá às suas ações são muito importantes. Ao fazer alguma coisa errada, a criança precisa saber que errou e entender por que aquilo é considerado erro. Assim, dotadas de sentido, as informações serão internalizadas e os erros não voltarão a se repetir. Houve aprendizado.
A criança tem suas teorias particulares sobre o mundo, e se ao testar alguma for simplesmente recriminada, sem receber explicação para a censura, não compreenderá por que sua teoria é falsa e por que sua forma de agir é considerada errada. Quando isso acontece, ela pode passar a ter medo de testar novas experiências, por medo de errar. O número de erros certamente diminui, mas também o de acertos. Se ela internalizar esse sentimento, terá perdido uma boa parte de sua capacidade de aprender. Sem isso, será difícil construir sua autoconfiança.
O erro bom
O erro bom é aquele que abre alternativas. Consta que o inventor da lâmpada, o americano Thomas Edison, ao ser intimado por seu patrocinador a interromper suas experiências, disse: "Por que desistir agora, que já sabemos muitos modos de como não fazer uma lâmpada? Estamos hoje mais próximos de saber como fazer uma lâmpada que antes". Ou seja, para Edison, errar aumenta a chance de acertar na próxima tentativa. A julgar por sua capacidade de aprendizado e o legado que deixou, sua opinião merece atenção.
O matemático austríaco Piet Hein também era inventor. Foi ele que criou o cubo mágico, aquele brinquedo diabólico em que é preciso deixar cada face do cubo de uma única cor. Talvez você não saiba, mas há mais de 240 caminhos para resolver o cubo. Para chegar a um deles, no entanto, é preciso errar bastante. Isso significa que o jogador terá que tentar muitas rotações até conseguir organizar os quadradinhos corretamente. E precisa memorizar as rotações erradas para não cometê-las novamente. Se não aprender com o erro, vai insistir nele e continuar insistindo até o limite de seu controle emocional.
Quem já tentou sabe que dá vontade de desmontar o cubo e remontá-lo certo. Essa fraude, embora seja possível no jogo (vai dizer que você nunca fez isso), não o é na vida. Não há como desmontar o mundo e montá-lo como nos pareça certo. A única alternativa é aprender a viver, o que pressupõe tentar, errar e tentar novamente.
Quer um atalho? Ele existe: aprenda com o erro dos outros. De preferência daqueles que acabaram acertando no final. Esse atalho pode ser encontrado no estudo, na leitura e na interação com outras pessoas, especialmente os mais velhos. Hein, o do cubo, escreveu um curioso poema a respeito de sua invenção e da filosofia do erro:
O caminho para a sabedoria
Bem, é direto e simples de expressar:
errar,
errar
e errar novamente...
Mas menos,
menos
e menos...
O erro oculto
Entretanto, há erros inconscientes, dos quais às vezes não temos como nos livrar. O pai da psicanálise, o médico austríaco Sigmund Freud, os denominou fenômenos lacunares. São lacunas que ocorrem na consciência, abrindo caminhos para o inconsciente. Entre esses fenômenos estão os lapsos e os atos falhos. Trocar o nome de um conhecido é um erro que, quando acontece, nos deixa com uma estranha sensação de vazio. Você já experimentou essa bizarra saia-justa? Pois você sofreu um fenômeno lacunar. Freud explica.
A psicologia, a filosofia e até as legislações ao redor do mundo aceitam que errar faz parte da condição humana. Mas todas são unânimes em dizer: "Não faz mal que você erre, desde que esteja aprendendo com seus erros". Na antiga Roma, o respeitado político e orador Marco Túlio Cícero dizia que "errar é próprio do homem, mas perseverar no erro é coisa dos tolos". Séculos depois, o filósofo alemão Emmanuel Kant disse que "o contrário da verdade é a falsidade. Mas, quando a falsidade é tida como verdade, passa a se chamar erro". Muitos pensadores da humanidade disseram alguma coisa a respeito do erro e, creia, todos eles erraram muito, só que entraram para a história por seus acertos, é claro.
O erro previsto
Outra característica do erro é ser involuntário. Até porque, se for proposital, deixa de ser erro e passa a ser crime. Até o Código Penal Brasileiro prevê tal diferença, cuidando também dos erros, não apenas dos crimes. Por exemplo, se alguém pega sem querer um objeto de outra pessoa, pensando ser seu, praticou uma ação ilícita sem saber. A lei chama isso de "erro de tipo". Essa pessoa não será condenada, mas pode ter que ressarcir os danos causados por sua desatenção.
Há também o "erro de proibição", em que a pessoa errou por não saber que o que fez era proibido pela lei. Um caboclo que sempre caçou animais nativos não sabe que sua atitude é considerada crime contra a fauna. Nesse caso, o Estado assume sua parte de culpa, pois devia dar a essas pessoas a noção do erro, através da educação.
A virtude do erro
O erro não nos afasta da virtude.
A maneira como lidamos com ele sim. Duas qualidades devem acompanhar o erro: a responsabilidade e o aprendizado. Ser responsável significa responder por seus erros, o que é próprio dos adultos. Aprender significa incorporar as noções do que é certo e o que é errado, o que é próprio dos atentos. Ser adulto e estar atento são qualidades dos que acertam mais, mesmo que tenham errado muito.
Resumindo: errou? Não faz mal, desde que você seja lúcido para admitir que errou, seja humilde para assumir a responsabilidade, seja esperto para consertar o resultado, seja sábio para incorporar o aprendizado.
Isso vale para pessoas, para organizações e para a própria sociedade. Em uma empresa de Joinville, vi logo na entrada uma placa que dizia: "Aqui é permitido errar". Trata-se de uma empresa adulta e atenta e, claro, competitiva e rica. A moderna administração reconhece a importância do erro. Se bem que a sabedoria popular já fazia isso antes. Nosso Paulo Vanzolini, cientista e poeta, é autor da célebre música "Volta por Cima", em que ele dá conselhos àquele que, como ele e como todos, errou, mas por ser um "homem de moral, não fica no chão". O que faz, então? Ora: 

"Reconhece a queda e não desanima.
Levanta, sacode a poeira,
e dá a volta por cima".
Eugênio Mussak é educador e escritor. Seus acertos podem ser vistos em seu site: www.eugeniomussak.com.br



Eu odeio errar

“Eu odeio errar”


Apesar dessa declarada aversão, Alexandre Costa, fundador da Cacau Show, conta que seu negócio começou com um grande erro, que se transformou no seu maior acerto

Por Silvia Balieiro

Com 17 anos, ao começar o próprio negócio,Alexandre Costa, hoje com 41, visitou todas as clientes de sua mãe, que trabalhava com vendas porta a porta, para oferecer ovos de Páscoa por meio de um catálogo. Conseguiu a encomenda de 2 mil unidades de 50 gramas. Por azar (ou sorte), o catálogo era antigo e o produto havia saído de linha. Para consertar seu erro, Costa passou dois dias e duas noites produzindo as encomendas numa cozinha “emprestada”. Assim teve início a Cacau Show, maior rede de lojas de chocolate do Brasil, com faturamento de R$ 1 bilhão
>>> Eu odeio errar. Acho que ninguém gosta. Não fico bem quando eu erro ou quando a equipe erra. Mas é importante ter humildade e reconhecer o erro rapidamente, para que a solução também seja rápida.
>>> A equação final de eu ter começado aos 17 anos foi positiva. Do lado bom, a energia para trabalhar é incomum, mas, por outro lado, falta experiência.
>>> Nunca pensei em ser rico. Sempre quis ser independente e mostrar para os meus pais que o garotinho mais novo, o caçula da casa, podia ser bem-sucedido.
>>> Não sou deslumbrado. Comprei meu primeiro carro novo há dois anos e meio, quando a empresa já era muito estruturada, com mais de 20 anos de existência.
>>> Acompanhar a minha mãe nas suas vendas porta a porta me ajudou muito. Durante a venda, ela era praticamente uma psicóloga, e as clientes compravam os produtos como se fosse um pagamento pela terapia.
>>> Se eu tivesse de optar entre ser administrador ou chocolateiro, certamente eu ficaria com o lado chocolateiro. Mas a empresa não teria crescido 50% ao ano nos últimos sete anos se eu não fosse um trator, não fosse focado e não cobrasse resultados.
>>> Como muito chocolate. Como uns 100 gramas por dia [mordendo um chocolate]. São de sete a oito bombons por dia. Depois do almoço, tem a hora da larica e tenho de comer chocolate. Sou praticamente um adicto.
>>> Não ter concluído o estudo formal é algo de que me arrependo. Mas o tempo é o bem mais democrático que existe e tive de fazer escolhas. Deixei a faculdade no terceiro ano para fazer ovo de Páscoa à noite.
>>> Uma coisa que não vivi foi ficar no barzinho tomando cerveja e jogando conversa fora. E não sei o que eu perdi por não fazer isso.
>>> Tenho costume de trabalhar aos sábados. Fazendo as contas, se você pegar quatro horas por sábado e quatro sábados por mês, são 200 horas por ano, e em 23 anos de carreira, somam 5,6 mil horas. Se dividir por oito horas por dia, são 2,5 anos de trabalho. Isso faz diferença. Se formos um pouquinho melhor que nosso concorrente e trabalhar um pouquinho a mais do que ele, isso vai dar um impacto.
>>> Dormir é perder tempo. Eu queria dormir três horas por dia e ficar satisfeito com isso. Mas infelizmente eu preciso dormir oito horas para ficar bem. Meu sonho era ter uma pílula saudável que eu pudesse tomar para substituir o sono.
>>> O mais importante na hora de contratar alguém é o brilho nos olhos. Mas também é difícil saber o quão verdadeiro é isso. Mas acho que sou um bom contratador.
>>> Para ser bem-sucedido, você tem de fazer aquilo de que não gosta. Todo trabalho tem uma parte chata. Eu não gosto de ficar validando números, embora eu tenha muita facilidade. Eu olho para uma tela e parece que o erro me chama.