Páginas

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A difícil tarefa de conciliar vida pessoal e profissional

Trabalhos além do expediente, acúmulo de horas de trabalho para atender prazoscurtos… Os profissionais começam a se sentir cada vez mais pressionados à medida que as empresas passam a usar a tecnologia para ajudá-las a fazer mais com menos recursos. Hoje, em todos os níveis, profissionais começam a dar voz ao desejo de ter algum tempo livre para sua vida pessoal. Mas com a atual realidade no mercado de trabalho, encontrar equilíbrio entre vida e trabalho pode ser uma tarefa difícil. 
Confira 10 estratégias para alcançá-lo.
  1. Estabeleça e faça cumprir prioridades
    É importante estabelecer prioridades claras e, em seguida, trabalhar por elas. Se o seu objetivo é, por exemplo, dar mais atenção aos relacionamentos pessoais, você vai precisar obter tempo para essas prioridades limitando sua jornada de trabalho – mesmo que isso signifique dizer ‘não’ aos projetos extras ou a uma promoção.
    .
  1. Comunique-se
    Depois de estabelecer suas prioridades, você deve deixar seus colegas de trabalho saberem sobre elas. Isso é crucial para deixar claro o que você deseja e o que você pode fazer – ou o que você não pode. Além disso, se, por exemplo, você negociou a possibilidade de deixar de trabalhar à noite por certo tempo, mas seu superior ainda mantém você até tarde na companhia, trate o problema de forma neutra (“esta é a sétima vez em dois meses em que trabalho até tarde nas noites de sexta-feira”) e relembre-o de seu propósito inicial (“nós concordamos com um determinado limite em horário”).
  1. Construa um plano de negócios para tornar sua vida melhor
    Profissionais mais experientes sempre anseiam por uma jornada de trabalho mais flexível como parte de pacotes de compensação quando recebem propostas de novos trabalhos. Pessoas com habilidades especiais têm mais sucesso em obter esse tipo de tratamento, mas isso não impede negociações à parte para férias adicionais, limitação de horas extras e jornadas flexíveis. Você precisa demonstrar, baseado no seu desempenho anterior, que conseguirá entregar os mesmos resultados em um número menor de horas.
  1. Tire vantagem das políticas e programas de sua corporação
    Benefícios para uma vida pessoal melhor não ajudam se você não puder usufruir deles. Estude os programas que sua empresa oferece e escolha aqueles que podem realmente beneficiá-lo.
  1. Procure um mentor
    Olhe para as pessoas que você considera que tenham um bom equilíbrio entre vida pessoal e trabalho e pergunte a elas como conseguiram. Assim, você passará a ter um gerenciamento disciplinado do tempo como exemplo. Esse tipo de foco e disciplina pode te ajudar a aprender como honrar suas próprias prioridades pessoais, em vez de simplesmente cumprir tarefas profissionais mecanicamente.
  1. Trabalhe de forma mais eficiente
    Profissionais mais experientes sabem quando eles precisam correr de volta para o escritório e quando podem apenas ligar e resolver o problema remotamente. Uma forma de trabalhar com mais eficiência é dividir tarefas com um grupo. Isso significa menos tempo lidando com certos problemas e mais tempo para si.
  1. Compartilhe seus conhecimentos
    É sempre uma satisfação ser um expert em alguma coisa, mas é perigoso ser o único a conhecê-la. Nos casos em que você é de fato um expert, deve formar uma equipe e treiná-los, mesmo se isso exigir que você tome a iniciativa. Você precisa compartilhar esse conhecimento porque se você tiver uma estrutura muito apoiada só em você, terá de estar sempre disponível.
  1. Use seus dispositivos eletrônicos
    Você pode usar esses aparelhos para continuar trabalhando onde quer que esteja a qualquer momento. Além disso, dispositivos móveis podem se conectar à rede corporativa, o que permite aos empregados não só receber mensagens sobre potenciais problemas na companhia, como também resolvê-los onde quer que estejam.
  1. Use seus dispositivos eletrônicos de forma inteligente
    Dispositivos como tablets e smartphones podem acorrentar você ao trabalho mais do que o libertar. Mas não funciona dessa forma se você estabelecer uma brecha em quanta atenção você dá a esse tipo de dispositivo. Você pode resolver essa situação ao decidir parar de checar e-mails em determinados horários, comunicados previamente seus funcionários e superiores. Ao invés disso, faça com que colegas consigam achá-lo via telefone para transmitir problemas que realmente precisem de uma solução imediata.
10. Mantenha perspectivas
Antes de entrar em pânico ou jogar a toalha sobre os problemas, respire fundo. Você sempre vai lidar com eles, é a vida. Em vez de focar em quão difícil é determinado momento – ou pior que isso, como é ter de tomar decisões difíceis com base em problemas de curto prazo – você deve ter uma perspectiva de longo prazo e considerar de que forma você está trabalhando para atingir suas metas profissionais e pessoais.
Fonte: .CIO Brasil

O Fim dos Lixões

Finalmente estamos observando um grande movimento a favor do Meio Ambiente o fim dos “lixões” ou “Aterros a céu Aberto”.
Com a Lei 12.305 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o País está caminhando em um Rumo certo e consciente. 
.
Até 2014 todos os Prefeitos terão que dar uma solução técnica viável para os Lixões, com risco de perda de mandato. 
.
O Ministério Público eficiente e eficazmente tem cobrado soluções. Falta agora a população com mais afinco, entender e cobrar os órgãos e Autoridades competentes. 
.
Os Lixões atualmente trazem um risco enorme à população que ali trabalha, que mora próximo ou mesmo distante destes locais. 
São centros cultivadores de doenças, de pestes, propagadores de contaminação e que só trazem atualmente malefícios a quem quer que seja e ao Planeta como um todo. 
.
Não há mais espaço para a constituição de novos Lixões e existe uma pressão Mundial enorme para seu fim. 
.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que 50,8% dos municípios destinam seu lixo para lixões a céu aberto, sendo que destes 40,8% dos municípios sofrem com alagamentos e conseqüente dissipação de doenças. 
.
Estes Lixões ou Aterros através da água contida nos resíduos sólidos, aumentada quando do transporte dos mesmos e pela água das chuvas gera um líquido chamado Chorume. 
O Chorume é originado da decomposição das bactérias contidas no lixo através de processos biológicos, químicos e físicos. 
Como está diretamente em contato com o solo e com excesso de água, ele penetra a terra atingindo os lençóis freáticos e contaminando lagos, rios e mares propagando Contaminações e doenças. 
.
Dentre os malefícios estão a poluição eminente no ar; o acúmulo de pragas como moscas, insetos, ratos, aves como urubus; a destinação incorreta de vários itens como pilhas, lixo eletrônico, materiais radioativos, lixos hospitalares não controlados; a geração de metano um gás produzido pelo lixo com forte odor e alto fator explosivo. 
.
Em muitos Aterros não há controle público sobre resíduos especiais, como embalagens de agrotóxicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias e resíduos industriais. 
.
A má gestão dos resíduos, a falta de educação ambiental e em alguns casos o não comprometimento do Poder Público faz com que, além de todos os problemas gerados, hoje enterremos ouro. Isto devido ao fato de enterrarmos recicláveis, tirarmos empregos de muitos e não termos estes bens como fonte de renda. 
.
Apesar de sermos conceituados pelo grande aproveitamento dos recicláveis, ainda muito jogamos fora; sendo que muitas vezes o Brasil ainda compra matérias primas recicláveis de outros Países. 
.
Hoje existem tecnologias limpas chegando ao nosso País e que darão fim aos lixões e tratarão dos resíduos sólidos Urbanos de maneira justa e correta. 
.
O único cuidado que ainda temos que ter é que estas tecnologias sejam muito bem acompanhadas para não utilizarem recicláveis, para gerarem empregos diretos e indiretos e principalmente cuidarem do Meio Ambiente fazendo com que tenhamos um Planeta mias limpo e melhor. 
.

Abraços a todos !!

por:Carlos Alberto de Albuquerque Prado. 
Diretor Executivo da WTE Brasil – representante exclusiva ICC Group Canadá 
www.wtebrasil.com.br 
Diretor Executivo da Re9 Recicle. 
www.re9recicle.com.br 
Engenheiro Mecânico pela FAAP e Pós Graduado em Marketing pela ESPM 

DHL inicia competição de logística urbana.

DHL inicia competição de logística urbana.                                           2011-10-31 20:50


Disponível para aplicantes de diversos países do mundo, a iniciativa visa apoiar a inovação, criação e aplicação de ideias verdes que minimizem os impactos da logística nas grandes cidades.
 
A DHL, empresa do grupo Deutsche Post DHL, líder mundial em logística e transporte expresso, tornou-se a primeira empresa do setor a lançar um "Open Innovation", competição dedicada a tratar do tema Logística Urbana - processo pelo qual empresas privadas otimizam a logística e atividades de transporte nas grandes cidades, considerando o seu ambiente de tráfego, o congestionamento e consumo de energia dentro do cenário estabelecido por cada economia local.
 
O concurso, lançado pela divisão global DHL Soluções e Inovações (DSI – DHL Solutions and Innovations), convida empresas, acadêmicos, políticos, autoridades públicas e cidadãos para compartilhar idéias e recomendações que possam colaborar na criação e implantação de soluções de logística sustentável em áreas urbanas. Ao Incentivar o pensamento criativo e estratégico da sociedade, a DHL está buscando idéias inovadoras que ajudem a reduzir o congestionamento de veículos nos grandes centros urbanos, melhorarem a logística urbana e ofereçam soluções de transporte mais eficientes e sustentáveis.
 
"Com o rápido crescimento das cidades em todo o mundo, processos de logística aplicados ao sistema de vida urbana tornaram-se cada vez mais desafiadores", diz Steffen Frankenberg, Vice-Presidente da DHL Soluções e Inovações. “Soluções para diminuir o tráfego e tornar as cidades mais verdes são cruciais para o futuro. A DHL sabe que a indústria de transporte desempenha um papel importante e queremos ampliar nossa abordagem de logística urbana, por isso, convidamos pessoas de fora da empresa para contribuir com as suas perspectivas. Com as opiniões de todos, colaboradores, parceiros e sociedade, poderemos identificar melhor os desafios e gerar idéias para o lançamento de novas soluções logísticas. Pedimos somente que os participantes liberem a imaginação e pensem de forma realmente inovadora". 
 
Sobre o Open Innovation
 
Open Innovation” é um conceito que incentiva as empresas a incorporar idéias recolhidas a partir de fonte internas e externas da empresa, em prol de obter maiores subsidios para promover o avanço tecnológico da empresa. A teoria tem sido usada comumente na indústria de tecnologia, automotiva e de consumo. A DHL é a primeira provedora logística do mundo a adotar o conceito “Open Innovation” em um esforço para desenvolver, de forma colaborativa e inovadora, o seu conceito de logística urbana e minimizar o impacto de seus negócios no ambiente.
 
A competição DHL Open Innovation está focada nas seguintes categorias: 
 
Eficiência Logística em áreas urbanas
 
Como os fluxos logísticos de bens e serviços podem ser melhorados dentro e fora de ambientes urbanos? Quais futuros desafios logísticos podem ser antecipados e quais tipos de soluções podem ser desenvolvidas para responder a estes desafios?
 
Cidade “verde” e vida urbana
 
O que define uma cidade verdadeiramente “verde” e o que é preciso para se tornar uma? Quais são os principais desafios que as cidades enfrentarão na próxima década e que tipos de regulamentos devem ser adotados para enfrentar estes desafios?
 
Digital logística
 
Quais soluções de TI poderiam melhorar a logística no que diz respeito à gestão do tráfego, previsão de tráfego e gestão de armazenagem (entre outros)?Quais são os critérios inovadores por trás dessas possíveis soluções? Qual será a próxima geração de soluções para a área de TI? 
 
A competição Open Innovation DHL está disponível online e as incrições podem ser feitas até dia 28 de novembro pelo site www.dhl.com/citylogistics-oi. As idéias e experiências apresentadas serão discutidas em um fórum aberto. Em dezembro, os trabalhos serão avaliados por um júri de especialistas de diferentes áreas e formações e os nomes dos vencedores do concurso serão revelados no primeiro trimestre de 2012. Os ganhadores do Open Innovation DHL serão premiados com viagens para conhecer a divisão DHL Soluções e Inovações na Europa, Ásia e Américas, também ganharão prêmios exclusivos DHL e oportunidades de estágios com o grupo.
 
Sobre a DHL – A Empresa de Logística para o Mundo
 
A DHL é líder no mercado global de logística e entrega expressa internacional, especializada em fornecer soluções inovadoras e personalizadas a seus clientes. A DHL oferece serviços e experiência em frete expresso, aéreo e marítimo, transporte terrestre, gerenciamento da cadeia de suprimentos, armazenagem e soluções de logística customizáveis aliados à cobertura mundial e profundo conhecimento dos mercados locais. A rede internacional da DHL conecta mais de 220 países e territórios no mundo todo. Mais de 275 mil funcionários se dedicam a prestar serviços com agilidade e confiança que superam as expectativas dos clientes. A DHL Brasil conta com a operação de três divisões: Express, Global Forwarding e Supply Chain. A DHL faz parte do Deutsche Post DHL, que gerou receita de cerca de 51 bilhões de euros em 2010. Visite http://www.dhl.com.br para mais informações.
 
Fonte: segs.com.br - Adaptado pelo Site da Logística.

domingo, 30 de outubro de 2011

8 coisas que a liderança NÃO é


A ideia de liderança é muito profunda: não há uma fórmula absoluta para ela. Isso porque se trata de um processo alcançado através da aprendizagem contínua, aplicação e iluminação. Liderança pode ser muitas coisas, mas também não é várias delas. Confira.

- Liderança não é sobre dizer a coisa certa, mas fazer a coisa certa.
O sucesso da liderança pode ser encontrado ao realizar suas atividades como um líder com integridade inabalável. Isso significa ter consistência em suas ações, métodos, valores, princípios, expectativas e resultados.

- Liderança não é sobre saber o que deve ser feito, mas sempre fazer o que deve ser feito.
Às vezes, para liderar você precisa passar algum tempo refletindo sobre você mesmo, as ações e os fins. Do contrário, você corre o risco de perder de vista o porquê você lidera – e esse é um risco que nenhum líder deve assumir. Quando você deseja inspirar sua equipe com grandeza, deve se comprometer a ser: aquele que não reclama do outro sem antes perguntar-se o que poderia ter feito diferente; aquele que sempre oferece empatia (e simpatia quando é apropriado); aquele que tem coragem de perguntar; aquele que encoraja honestidade, inspira paixão e vive com integridade; aquele que não desiste e escolhe perseverar; aquele que deixa uma marca em todos com que se conecta; aquele que entende que o líder dá crédito mais vezes do que recebe.

- Liderança não é sobre tomar decisões, mas fazer decisões inteligentes e entender as conseqüências (boas ou ruins).
O que todos nós precisamos entender é que toda decisão tem uma conseqüência. Se você está alcançando o sucesso, saiba que ele não foi feito de uma só decisão, mesmo que você possa apontar uma situação em que decolou. Tenha certeza de que ele é constituído de uma série de escolhas que o colocou em um lugar para alcançar.

- Liderança não é sobre o aprendido na sala de aula, mas aprender com os erros, limpar a sujeira e fazer de novo.
Não importa o que dizem, ninguém gosta de falhar. No entanto, a capacidade de deixar os erros para trás rapidamente e abraçar os ensinamentos que eles trazem é fundamental para o sucesso.

- Liderança não é sobre dizer às pessoas o que fazer, mas inspirá-las a agir.
As pessoas são o coração e a alma de uma empresa: você não pode realizar a relação de compra ou a defesa da marca sem elas. Por isso, deve-se investir no relacionamento para fazê-las crescer por elas mesmas.

- Liderança não é alcançada através dos livros, mas da aplicação do conhecimento apurado.
Com todos os programas de liderança oferecidos em escolas, livros e a evangelização de oradores, nos esquecemos que as melhores lições de liderança são aprendidas através da experiência.

- Liderança não é sobre o seu ego, mas a falta dele.
Como líder, você deve ter a arrogância substituída por humildade. E ser modesto não significa não ter autoconfiança ou não estar consciente dos seus pontos fortes. Pessoas que são humildes frequentemente sabem da sua contribuição e valor, mas não sentem a necessidade de colocar elas mesmas à frente dos objetivos de sua equipe.

-Liderança não é sobre nunca falhar, mas falhar com um propósito.
Falhe graciosamente: essa é a ação de maximizar a oportunidade de aprendizado em cada erro que experimentar. É revirar uma tentativa mal sucedida e encontrar a moral, as aulas, e as virtudes que o evento proporcionou e aplicá-los em futuras oportunidades.

Fonte: Millennial CEO.

A Porta (Motivação)


Há vários séculos, em tempos de guerras e conquistas, havia um rei que causava espanto pela forma que tratava os prisioneiros de guerra. Ele não os matava ou torturava, mas levava-os a uma grande sala onde num canto havia um grupo de arqueiros, e em outro canto uma imensa porta de ferro, na qual haviam figuras de caveiras cobertas por sangue.
Nesta sala ele os fazia ficar encostados na parede, e lhes dizia:

  • Senhores, vocês podem escolher: serem meus escravos, tentar fugir e morrer pelas flechas de meus arqueiros, ou passar por aquela porta.
A maioria dos prisioneiros escolhia a escravidão, outros tentavam fugir e eram mortos pelos arqueiros, porém, nunca, qualquer um deles escolheu passar pela porta de ferro.
Ao término de uma das guerras, um soldado que por muito tempo servira o rei, lhe disse:
- Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?
- Diga, soldado.
- O que há de tão assustador atrás daquela porta?
  • Abra e veja – respondeu o rei.
O soldado então abre a grande porta vagarosamente, e percebe que à medida que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente, e que quando aberta, levaria os prisioneiros à liberdade.
O soldado admirado, apenas olha para o rei que diz:
  • Não se espante soldado; assim como Deus faz conosco, eu dava a eles o livre arbítrio para escolherem o que queriam para suas vidas, e muitos preferiam ser escravos ou até mesmo morrer, a arriscar abrir a porta.
O texto fala por si mesmo; apenas reflita sobre isso: 
O Ser humano não morre quando para de respirar, mas quando deixa de sonhar. Melhor é lamentar o que se fez, do que se arrepender por nunca ter tentado.

Negligência Planejada (Adm. do Tempo)

Perguntaram para uma jovem violinista qual o 


segredo de seu sucesso, ela respondeu:

-Negligência Planejada.
Em seguida explicou:
  • Quando estava na escola, havia muitas coisas que exigiam meu tempo.
    Ao ir para meu quarto depois do café da manhã, arrumava a cama, colocava o quarto em ordem, varria o chão e fazia tudo aquilo que achasse importante. Em seguida corria para estudar violino. Com o tempo descobri que não estava progredindo como gostaria, assim inverti as coisas. Enquanto o tempo de estudar violino não acabava, deliberadamente negligenciava todas as outras coisas. Esse programa de negligência planejada, a meu ver, é o responsável por meu sucesso.
Algumas das expressões mais ouvidas em nossos dias são:

Não tenho tempo”,
Não deu tempo”,
Não vai dar tempo”, etc.

Você já parou pra pensar no que está por trás dessas palavras? Será que é realmente “falta de tempo”? Não seria falta de prioridade? Se refletirmos sobre isso, talvez cheguemos à conclusão de que não existe
falta de tempo”, já que todos os seres humanos têm exatamente a mesma quantidade de tempo disponível em seu dia-a-dia.

Na vida pessoal e profissional, nós priorizamos aquilo que julgamos importante, por isso, antes de dizer que não temos tempo para alguma coisa, seria importante refletir se essa coisa é realmente prioritária para nós. Se for, precisamos arranjar tempo para ela, ainda que tenhamos que usar a estratégia da Negligência Planejada.
fonte:http://www.blogdofabossi.com.br/2011/10/negligencia-planejada-adm-do-tempo/

As sete regras da motivação



As sete regras de motivação foram elaboradas para ajudá-lo a cumprir suas metas, sejam elas pessoais ou profissionais
Quando você se sentir frustrado ou perder aquela motivação inicial, pode recorrer a elas para lembrar-se como alcançar seus anseios.

1. A grande figura: defina um objetivo final, mas crie uma trajetória que te ajude a realizá-lo. As pequenas metas que incluir na sua jornada serão mais fáceis de alcançar e te ajudam a mantê-lo focado na busca por esse objetivo final.

2. Até o fim: termine aquilo que começou. Mesmo se você tiver que tirar um longo intervalo de um projeto particular, não veja esse tempo como uma oportunidade para desistir. Um trabalho ‘meio terminado’ não é capaz de ajudar a você mesmo ou a qualquer outra pessoa. Continue até o fim em todas as coisas que você estiver empenhado a completar.

3. Rede de apoio: encontre pessoas que partilham os mesmos interesses e objetivos que você. Criar uma rede de apoio com indivíduos da mesma opinião irá te ajudar a continuar no caminho de atingir suas metas. E se você é competitivo, testemunhar o sucesso dos outros te motivará a mostrar que você pode fazer isso.

4. Engenhosidade: se você não sabe como resolver um problema específico, não deixe que ele te derrube. Use os recursos que você tem para educar você mesmo sobre como superar obstáculos. Saiba que você não precisa de um expert para guiá-lo em territórios desconhecidos.

5. Talentos naturais: use aquilo que vem naturalmente de você em seu benefício. Todo mundo tem alguma coisa em que é bom. Isso pode ser algo concreto, como a habilidade de correr grandes distâncias, ou isso pode ser mais abstrato, como ter autodisciplina. Use seus dons e habilidades para se automotivar quando sentir que está desestimulado.

6. Base de conhecimento: identifique as lacunas em seu conhecimento e habilidades que estão te impedindo de alcançar seu objetivo e encontre maneiras de aprender mais sobre sua área de interesse. Quanto mais você souber, mais vai querer saber. Educar você mesmo em seu tempo ou com a ajuda de um mentor se tornará uma atividade agradável, contribuindo com seu nível de motivação.

7. Riscos: não tenha medo de assumir riscos. Sem isso, você nunca irá saber o que poderia ter sido. É sempre melhor se lamentar por ter feito algo do que por não ter tido atitude. Quanto maior o risco que você corre, maior a possibilidade de retorno que você pode ter. E se o que você fez falhou, faça dessa falha uma oportunidade de aprender, e evite cometer os mesmos enganos no futuro.
Fonte: eHow.