Páginas

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O tempo

A vida é um dever que
nós trouxemos para
fazer em casa. 

Quando se vê, já são seis horas! 
Quando se vê, já é sexta-feira. 
Quando se vê, já terminou o ano.
Quando se vê, já se passaram 60 anos!
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Agora é tarde demais para ser reprovado.
E se me dessem um dia... 
Uma outra oportunidade... 
Eu nem olhava o relógio...
Seguiria sempre, sempre em frente... 
Iria jogando pelo caminho 
A casca dourada e inútil das horas.
Dessa forma eu dito:
Não deixe de fazer algo de que gosta 
devido à falta de tempo. 
A única falta que terá, será desse tempo 
que infelizmente não voltará mais.
Mário Quintana

Se você conhecesse o Tempo como eu conheço" disse o Chapeleiro, "não falaria em desperdiçá-lo, como se fosse uma coisa. é um senhor!" 
 Lewis Carroll - Alice no país das maravilhas


"Enquanto falamos, terá fugido ávido o tempo: colhe o instante, sem confiar no amanhã"
 Horácio - Odes ( o famoso conceito "Carpe Diem")


"O tempo é muito lento para os que esperam
Muito rápido para os que tem medo
Muito longo para os que lamentam
Muito curto para os que festejam
Mas, para os que amam, o tempo é eterno."
William Shakespeare

"O tempo tem duas caras, se bem aproveitado será um grande aliado, se não, será seu pior inimigo."
(Desconhecido)

Brasil quer estar entre os dez mais em logística

Espera-se que já no próximo ano, o País fique em 30º no mundo. Entre 2007 e 2010, o salto foi de 20 posições.

Até 2022, o Brasil deverá figurar entre os dez países com melhor desempenho logístico no mundo, segundo expectativa apresentada ontem pelo ministro dos portos, Leônidas Cristino, no encerramento do VI Seminário SEP de Logística. De acordo com dados apresentados por ele, ainda em 2007, o País ocupava a 61ª posição no Índice de Desempenho Logístico do Banco Mundial.

Três anos depois, em 2010, saltou para a 41ª, e espera-se que já no próximo ano fique em 30º no mundo. Ele explicou que o avanço deve acontecer porque o Governo vem investindo substancialmente no setor portuário, responsável, atualmente, por 95% das relações de comércio exterior brasileiras. O ministro apresentou ainda o balanço das operações dos portos do País no terceiro trimestre, como exemplo ao trabalho que vem sendo realizado pela SEP. O período, de resultados positivos, foi, para ele, marcado pela "dinamização dos portos organizados".

A movimentação de cargas alcançou a marca de 232 milhões de toneladas, o que significa um aumento de 6,9% em relação ao ano passado. Já a quantidade de contêineres saltou 17,3%, em comparação a 2010 e a cabotagem - navegação entre os portos nacionais - cresceu 7,8%.

Leônidas Cristino lembrou dos gargalos do setor, mas fez questão de ressaltar as soluções que estão sendo criadas. A questão da burocracia para ele, entrave importante, deve ser resolvida em parte com o programa Porto sem Papel.
Terminal de passageiros
Outro ponto foi quanto ao processo licitatório do Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe. Ele explicou que também problemas burocráticos estão atrasando essa fase, mas que espera que até o início do próximo ano as obras sejam efetivamente iniciadas.
DESBUROCRATIZAÇÃO
Porto sem papel deve sair em 2012
Considerado uma solução aos entraves burocráticos do setor portuário, o programa Porto sem Papel deve começar a funcionar nos terminais cearenses já no início do próximo ano.

Segundo o presidente da Companhia Docas do Ceará, Paulo André Holanda, o Porto do Mucuripe, por exemplo, já está com quase todos os equipamentos adquiridos, entre computadores e softwares. Eles esperam somente pela compra do scanner, que é de responsabilidade do Governo do Estado.
Investimentos
"Serão investidos cerca de R$ 10 milhões, via Governo Federal, mais R$ 8 milhões do Estado, na compra do scanner", explica. Holanda disse ainda que entre os dias 5 e 9 de dezembro, a equipe da Companhia Docas já será treinada para a operação automatizada, que deve eliminar a papelada no embarque e desembarque de cargas. A experiência do Porto sem Papel já é bem sucedida em grandes portos como o de Santos, Rio de Janeiro e Vitória. Nesses locais, o programa já conseguiu reduzir em 50% o tempo médio de estadia dos navios, que é de cinco dias atualmente. "Isso diminui o Custo Brasil e aumenta a competitividade das nossas mercadorias", explica o gestor da Companhia Docas. (ACQ).

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

configurações de pessoas


Nunca sabemos ao certo como somos vistos por outrem. Aquele olhar que a pessoa te lança quando você diz alguma coisa, pode ter inúmeros significados... Já tem certo tipo de gente que fala com o olhar... Essas são mais fáceis... Tem uma transparência natural que te deixa mais confortável, ou não... Há quem não suporte a opinião alheia. Há quem só aceite olhares de aprovação... Essas são as pessoas que sempre tento manter uma distância razoável...
Sabe aquelas pessoas que vivem no “Mundo fantástico de Bob”? Então, dessas que eu resolvi há muito tempo manter uma distância saudável.
Parece que tem gente que vem pra o mundo pra encenar a vida. Tudo é fake... Vivem no mundo da Polly... É... Verdade!!! Da Polly... Daquele tamanhozinho! Vivem na superfície da vida, e tudo é morno... Você pergunta: Como você está? E a pessoa vai sempre responder: Se melhorar estraga... Pff!! Frase besta!!!
São tantas configurações de gente, que dá até preguiça de conhecer cada uma delas. E algumas delas são intragáveis:

- Dramáticas: São daquele tipo de gente que o maior drama da vida delas é a própria existência. Geralmente essas pessoas tem tudo, casa, comida, roupa lavada, pai, mãe, periquito e papagaio... Mas elas insistem em fazer da sua vida um drama. São as vítimas do mundo, da sociedade, do sistema solar... Nem preciso dizer da preguiça que tenho dessas pessoas... A vontade que tenho de meter a mão na cara e dizer: Acorrrdaaaa e vai viver!!! E PARA COM ESSA PORRA DE DRAMA QUE JÁ DEU!!!!

- Família do Bob: Dessa eu já comentei... É tudo uma maravilha... E se não é a gente finge que é. Os fins sempre justificam os meios... Mesmo que esse meios sejam sórdidos... Sujos... Mesmo que o amor não seja amor, seja só uma necessidade de atender um capricho... Mesmo que doa, a gente finge que nem se importa... rsss... Mesmo que... Não tem problema... Eles não pensam... Não se aprofundam... Pede mais uma cerveja, que tudo se resolve... A vida é uma festa! E não existe nem ressaca moral... Pq a moral também está longe de ser prioridade... Geralmente se acham pessoas iluminadas. Criticam qualquer um que não aceite participar da bagunça da vida deles... Mas não se iluda... A falta que você faz é só da sua parcela na divisão das contas do bar...rs... E quando você realmente precisa... São os primeiros a terem compromissos inadiáveis... E quando você chorar... Serão os primeiros a trocar a turma por uma mais animada... Afinal de contas... Eles não tem capacidade suficiente para compreender a vida e seus percalços...

- Desnecessárias: São aquelas que o próprio nome já diz – DESNECESSÁRIAS. São aquelas pessoas que são acima de tudo, desagradáveis. Seus comentários são sempre ridículos... Suas piadas são sempre sem graça... Suas ideias são sempre inúteis... Enfim, não há nenhuma explicação lógica pela existência desse ser.

- Inatingíveis: São aquelas pessoas que todo mundo gostaria de ser. É um grupo seleto e fechado. Essas pessoas só se relacionam com pessoas do mesmo grau de intelectualidade, status e dinheiro... kkkkk... Falam das suas viagens a Bangladesh, do ritual vibhuthi e de como foram curados pela cinza sagrada na índia, dos melhores cafés em Paris, dos melhores restaurantes da Tailândia, de como está a economia global, da queda da bolsa... Enfim, de um mundo paralelo que você, eu ou qualquer mortal da terra nunca passaremos perto.

- Práticas: São aquelas pessoas que acordam logo cedo e na frente do espelho se preparam para matar um leão. Na hora do almoço quase desistem, mas se lembram das contas do final do mês... Então, continuam o dia, olhando no relógio para que o dia termine logo. Reclamam pouco, pois já perceberam que ninguém está nem aí para suas lamúrias... No final do dia, juntam as forças para confraternizar com os amigos num happy hour bem corrido, porque não podem demorar muito pois o dia seguinte é mais um dia de luta. Todos tem seus traumas, seus vícios, suas carências, mas... Resolveram encarar a vida de frente e deixar qualquer drama fora do alcance do campo visual. Pessoas dessa configuração geralmente não se dão bem com as pessoas de configuração dramática. Algumas frequentam terapias para tentar aliviar a carga... Outras preferem ficar quietinhas no seu canto... Outras escrevem... E por aí vai...

- Indefinidas: Ahhh... Essas são de doer! São pessoas indecifráveis... Elas não tem opinião, mas sempre vão concordar com o que você diz. Mas não se iluda, basta que essa pessoa vire a esquina que vai concordar com o próximo que tem a opinião totalmente contrária a sua. Circulam livremente por todas as tribos, são ótimos espiões e não conseguem guardar muitos segredos. Mas quase nunca são identificados... Sabem ser sutis e imperceptíveis... Cuidado!

- Carentes... entes... entes: São aquelas pessoas que precisam de atenção 24 horas por dia. São meigas, doloridas e sensíveis. Precisam de abraço, de carinho, de dengo. São doces e quase te provocam diabete. Choram com propaganda de sabão em pó e todo mundo ao seu redor sempre tem muitos dedos para falar alguma coisa, pois tem na testa um luminoso piscando em letras garrafais: CUIDADO! FRÁGIL! Elas se dão muito bem com a tribo Dramática... São quase unha e carne...

- Solitárias: Desistiram do mundo definitivamente. Depois de tanto tentar compreender a humanidade, cansaram e se recolheram em casulos. Geralmente tem uma visão muito clara do mundo e se relacionam muito bem com as pessoas práticas. Mas sempre com restrições: Não ultrapasse o limite do meu mundo! Aprenderam a ter amor próprio, mas esse amor próprio é tão grande que concluíram que nenhuma outra pessoa conseguirá superar em amor, o amor que sentem por eles mesmos.

Bom, essas são algumas configurações de pessoas... E não venha me dizer que você não se reconheceu em algumas dessas pessoas...
No final das contas, o que vale mesmo é se reconhecer e se aceitar... Vivemos em tribos, é impossível agradar a todos e nem é esse o nosso intuito... Ser feliz é o que importa!
Cada um com seu cada um...
E não posso deixar de citar uma frase que adoro;
Pior do que misturar bebidas, é misturar pessoas.
Fonte:http://lavanderiadaalma.blogspot.com/            Diario de duas Balzaquianas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Restaurantes Subway substituem embalagens e sacolas plásticas por papel

A sacola em que o sanduiche é colocado para a entrega e as embalagens dos guardanapos estão sendo trocadas por papel, na rede Subway. A Guardanapos Leal, indústria paranaense líder na fabricação de guardanapos, é a responsável pela mudança nas embalagens da rede no Brasil.

A retirada do plástico atente a um pedido dos clientes e da legislação. "A Subway se preocupa com o meio ambiente e tem trazido cada vez mais esse conceito para suas lojas", conta Roberta Damasceno, gerente nacional da rede.

A principal vantagem do papel é ser 100% reciclável e provido de fontes renováveis. "Fornecemos mensalmente 30 toneladas de guardanapos embalados para a para a rede Subway. Isso significa que, com o novo produto, seis toneladas de plástico deixarão de ser depositados na natureza nesse período. Quanto às sacolas, a pedido do cliente, desenvolvemos o modelo em papel que foi aprovado e a partir de agora também serão fornecidas por nós", explica o diretor da Guardanapos Leal, Hildebrando Tuca Reinert.

"A migração do plástico para o papel está em ritmo acelerado. A meta é que até o final do primeiro bimestre de 2012 o plástico seja eliminado da nossa cadeia produtiva. Nossos clientes sairão na frente por oferecer um produto sustentável ao consumidor final", explica.

Segundo Reinert, o mercado brasileiro está se sensibilizando com as questões ambientais. "As marcas precisam estar atentas porque o consumidor já encara a sustentabilidade como uma obrigação", ressalta.
Fonte: M5 Comunicação Integrada

domingo, 4 de dezembro de 2011

O OBSTÁCULO COMUM A QUALQUER EQUIPE

Por ABRAHAM SHAPIRO 



Trabalho em equipe é quando um grupo resolve criar esforçocoletivo para resolver um problema ou realizar uma tarefa. 
Por isso, o trabalho em equipe não pode ser automático ou óbvio, mas somente indicado  quando o grupo conhece os objetivos que justifiquem sua união, e é capaz de desenvolver uma estratégia para atingi-los. É claro, pois a grande vantagem do trabalho em equipe está na possibilidade da troca de conhecimento e em haver maior facilidade no cumprimento de metas em grupo do que individualmente.

A ideia se fundamenta no princípio de que a soma de experiências, habilidades e inteligência sempre resulta algo poderosamente maior do que a simples soma aritmética. Isto se chama sinergia

Olhe para o futebol e você terá excelentes lições de sucessos e fracassos do trabalho em equipe. Quando o grupo treina com seriedade e integração, e na hora da partida se desempenha como uma equipe, bons resultados aparecem. Por outro lado, quando existe um jogador que apenas usa o grupo para se autopromover, ele trai o conceito de trabalho em equipe. Os resultados passam então a depender em maior parte deste jogador insólito. O risco de não serem atingidos são máximos porque não existe sinergia. Por isso as equipes naufragam. 

O verdadeiro obstáculo de um grupo tornar-se uma equipe não está naquilo que cada integrante pode desempenhar de melhor, e nem no quanto cada um é capaz de se esforçar individualmente, mas na entrega pessoal ao objetivo comum a fim de existir convergência de interesses. Quanto mais o grupo esquecer-se do indivíduo, mais ele será um corpo, uma equipe. 

Numa orquestra com os melhores músicos, caso não sejam fiéis à partitura e à condução do maestro, sua interpretação será ruim. A partitura é o objetivo. O maestro é quem os lembra a perder sua individualidade a fim de serem um só ritmo, uma só harmonia, e consigam a melhor interpretação.

Juntar pessoas é fácil. Pô-las “na mesma página” e convencê-las a buscar um interesse comum é a “prova dos nove” de um verdadeiro líder
Por ABRAHAM SHAPIRO 

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Logística reversa e sustentabilidade

logística reversa está associada, normalmente, às funções de pós-venda e pós-consumo. Quase sempre o enfoque é em levar de volta a alguns poucos centros um conjunto muito grande de materiais que foi distribuído para o consumo através da logística direta.
Enquanto o papel da logística direta é levar do produtor para alguns centros de distribuição, destes para o mercado e finalmente para o grande público consumidor, a logística reversa faz o papel inverso, pegando os produtos altamente dispersos e devolvendo-os às suas origens para tratamento, disposição final ou reclicagem.
No entanto, é possível aumentar o conceito de logística reversa e vê-la como um apelo à sustentabilidade. Não apenas dar destino adequado aos produtos no pós-consumo, mas controlar os resíduos gerados nas organizações.
No recém lançado livro Logística Reversa e Sustentabilidade, os conhecimentos sobre a logística reversa e sustentabilidade são apresentados de forma de forma inovadora, com a adoção de novos conceitos e instigando os leitores a gerir as organizações em geral, em busca dos melhores resultados e benefícios para a sociedade em geral.
logística reversa está associada, normalmente, às funções de pós-venda e pós-consumo. Quase sempre o enfoque é em levar de volta a alguns poucos centros um conjunto muito grande de materiais que foi distribuído para o consumo através da logística direta.
Enquanto o papel da logística direta é levar do produtor para alguns centros de distribuição, destes para o mercado e finalmente para o grande público consumidor, a logística reversa faz o papel inverso, pegando os produtos altamente dispersos e devolvendo-os às suas origens para tratamento, disposição final ou reclicagem.
No entanto, é possível aumentar o conceito de logística reversa e vê-la como um apelo à sustentabilidade. Não apenas dar destino adequado aos produtos no pós-consumo, mas controlar os resíduos gerados nas organizações.
No recém lançado livro Logística Reversa e Sustentabilidade, os conhecimentos sobre a logística reversa e sustentabilidade são apresentados de forma de forma inovadora, com a adoção de novos conceitos e instigando os leitores a gerir as organizações em geral, em busca dos melhores resultados e benefícios para a sociedade em geral.
A abordagem do livro segue uma linha de raciocínio clara, tratando os fundamentos da logística reversa e integrada e apresentando como é feita a gestão reversa de resíduos sólidos urbanos no Brasil. Um exemplo mais claro (e muito importante) é apresentado: a logística reversa de resíduos de serviços de saúde com o estudo de caso do estado de Minas Gerais.
Após são apresentados os novos conceitos de logística reversa aliada à sustentabilidade e como ela pode ajudar na gestão de resíduos.
Se você se interessa ou trabalha nesta área, este livro promete ampliar sua compreensão e a abrangência da logística reversa.
O livro pode ser encontrado na Livraria Saraiva.


A forma como você reage a um erro influencia seus acertos futuros

Imagem: Getty Images
Quando comete um erro, qual a sua reação? 
Você pensa “ok, na próxima eu acerto” 
ou 
“putz, sou um fracasso e nunca vou conseguir fazer nada direito”?

Um estudo publicado no periódico Psychological Science  descobriu que a sua atitude nesse momento pode influenciar seus acertos futuros. E mais: a forma como você reage aos erros está diretamente ligada à visão que você tem sobre sua própria inteligência.

 Algumas pessoas acreditam que a inteligência é algo constante e imutável, que não pode ser desenvolvida. Outras, porém, acreditam que é sempre possível melhorá-la com o tempo. A sua opinião a respeito dessa questão é mais importante do que se pensava.
.
Para realizar o estudo, pesquisadores da Michigan State University deram aos voluntários uma tarefa chatinha em que era fácil cometer um erro. Eles deveriam identificar a letra do meio de uma série de sequências com cinco letras, como “MMMMM” ou “NNMNN.” É até simples, mas depois que a tarefa se repete várias vezes, a mente se confunde mesmo. E aí a pessoa comete erros bobos, percebe imediatamente e se sente estúpida por causa disso. Durante os testes, os voluntários tinham sua atividade cerebral monitorada. O resultado mostrou que quem acredita que pode aprender com seus erros tem uma reação cerebral diferente de quem vê a inteligência como algo imutável.

Como o cérebro reage a um erro
.
Quando cometemos um erro, nosso cérebro faz dois sinais rápidos: uma resposta inicial que indica que algo deu errado (e Jason Moser, um dos autores da pesquisa, chama de fator “oh, droga!”) e um segundo indicando que a pessoa está consciente do erro e está tentando consertar o que fez de errado. Os dois sinais acontecem super rápido, cerca de um quarto de segundo após o erro.

Quem acreditava que a inteligência é algo que pode ser desenvolvido com o tempo e que, portanto, pode aprender com os erros, se saiu melhor depois de errarrecuperando-se rapidamente e acertando os testes seguintes. Foi possível observar uma diferença também na sua atividade cerebral: o segundo sinal (aquele que diz “cometi um erro, então devo prestar mais atenção”) foi mais intenso, indicando que elas têm o cérebro ajustado para ficar mais alerta depois de errar.

Isso pode ajudar quem é crítico demais em relação aos próprios erros a tentar dar uma relaxada: afinal, ficar se condenando só piora as coisas.
Ana Carolina Prado