Páginas

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

O diagrama de Espinha de Peixe

O diagrama de Espinha de Peixe é uma ferramenta gráfica para identificar, organizar e apresentar de modo estruturado as causas de problemas em processos.
É também frequentemente designado por diagrama de causa-efeito ou diagrama de ISHIKAWA. É uma ferramenta que representa as possíveis causas que levam a um determinado resultado.


 O autor Kaoru Ishikawa, um dos nomes do movimento para a qualidade total no Japão.


É principalmente utilizado para a localização de causas de dispersão de qualidade no produto e no processo, mas pode ser útil em outras situações que necessitem encontrar as causas de um determinado problema.
É uma forma organizada de correlacionar o efeito com suas causas, agrupando-as em “famílias de causas”. Como conseqüência, a abordagem do diagrama de Causa e Efeito foca o grupo em torno do problema e traz comprometimento, porém precisa de pessoas com percepção e senso de análise do todo.

ESTRUTURA
v  Efeito: Contém o efeito/problema/atributo de qualidade/resultado obtido;
v  Eixo central: Flecha horizontal apontando para o Efeito;
v  Categoria: agrupa os fatores/causas relacionadas ao efeito;
v  Causa: Causa potencial, dentro de uma categoria;
v  Sub-causa: Ramificação de uma causa.


CRIAÇÃO
1.    Após reunir os envolvidos, definir o efeito – objetivo/problema/atributo de qualidade/resultado obtido – e pedir sugestões aos participantes em uma sessão de brainstorming. Os envolvidos devem ser aqueles que mais conhecem o tema em questão na empresa. Deve-se limitar os tempos das etapas.
2.    De forma aberta, incentivar pessoas a exporem suas ideias e evitar críticas. Agrupar os principais fatores relacionados ao problema em categorias.
3.    Deve-se ir aprofundando nas causas do problema até chegar à sua base (técnica dos Cinco Porquês). Chegar a um consenso sobre as causas principais e secundárias do problema bem definido no passo 1 e colocá-lo dentro de sua respectiva categoria
4.    Definir a causa específica ou principal causa para criar o plano de ação.
Para desenvolver os passos dois e três, ou seja, encontrar causas, pode-se usar seis grandes grupos de fatores (6M) [5]:


·         Máquina: Manutenção, Erros.
·         Método: Inspeção, procedimento, processos.
·         Material: Fornecedores, próprio.
·         Mão de obra: Físico, Mental, Capacitação.
·         Medida: Instrumento, Inspeção, Disponibilidade.
·         Meio-Ambiente: Intempéries, Clima.

* Alguns autores ainda citam Management (gestão).
Ou usar os quatro grupos de fatores administrativos (4P):
·         Políticas
·         Procedimento
·         Pessoal
·         Planta (layout)

EXEMPLO:
Guiado pelos “6M” descritos acima, uma equipe iniciou uma discussão sobre como atenuar a reclamação dos clientes quanto ao atendimento. Foi utilizado o diagrama de causa e efeito para aprofundar nas causas do efeito (reclamação dos clientes). Com foco no problema (efeito) e através das perspectivas sugeridas (Máquina, Material, Meio Ambiente, Medida, Mão de Obra e Métodos) é possível manter a equipe concentrada em torno do problema.




Diagrama de Causa e Efeito sobre Insatisfação no Atendimento
fontes:http://www.tiegestao.com.br/2013/07/10/tomada-de-decisao-ferramentas-de-analise-final/

terça-feira, 15 de julho de 2014

Quanto tempo a sua empresa investe ?

Quanto tempo a sua empresa investe para melhorar os produtos/serviços que oferece? Você acha que deveria investir mais?


segunda-feira, 14 de julho de 2014

10 filmes que vão inspirar você na busca pelo sucesso

Em certos momentos, os filmes podem funcionar como um forte agente motivacional e nos impulsionar
"Compramos coisas de que não precisamos com o dinheiro que não temos para impressionar pessoas das quais não gostamos" (Clube da Luta).
Quem nunca se sentiu diferente após uma ida ao cinema? Assim como livros, filmes têm a capacidade de nos tocar de modo tal que até chegam a influenciar decisões de nossas vidas pessoais e profissionais.
Em certos momentos, os filmes funcionam como um forte agente motivacional e podem assim nos impulsionar na direção do sucesso.
O site americano Lifehack selecionou dez filmes que prometem "ajudar você a se dar bem".
Confira abaixo:

1. Clube da Luta (1999): materialismo e desapego
O primeiro filme escolhido, "Clube da Luta", de David Fincher, oferece mais de uma lição sobre sucesso. Ele pode ser visto várias vezes e em cada uma delas você conseguirá reconhecer um ensinamento importante. Deles, os dois que mais se destacam são materialismo e desapego emocional. De acordo com o personagem Tyler Durden, O Clube da Luta é sobre se libertar das correntes da vida moderna, que "aprisiona e castra" você, ao estar disposto a gerar e sentir dor e risco de morte. Ao ver o filme, vá com calma. Não vá sair por aí repetindo tudo a que assistir lá (quem já viu, sabe do que estamos falando!). Nesse caso, é fundamental ler as entrelinhas e saber pinçar os ensinamentos dispersos no meio do enredo, certas vezes, caótico.
2. O Homem dos Músculos de Aço (1977): auto-confiança e auto-afirmação
Ao contrário do que parece, "O Homem dos Músculos de Aço" não é destinado para os amantes do fisiculturismo apenas. Ao compartilhar sua mentalidade, atitude e crenças pessoais, Arnold Schwarzenegger faz do documentário uma grande inspiração para aqueles que querem desfrutar o poder que é ter auto-confiança e auto-afirmação.
3. O Segredo (2006): atitude positiva
O Segredo é baseado no filme "The Law Of Attraction" (que, por sua vez, é uma versão do livro de mesmo nome). Ainda que muitas pessoas mantenham um posicionamento cético em relação às leis da atração, o filme traz uma mensagem bastante positiva sobre a vida e mostra que uma mudança de pensamento pode levar a uma vida melhor. Por isso, "O Segredo" é perfeito para aquelas pessoas que estão precisando de inspiração e motivação.
4. A Rede Social (2010): exercício do direito
O nome Marck Zuckerberg lhe é familiar? Provavelmente, sim. "A Rede Social" é um filme que mostra a trajetória do fundador do Facebook e que inspira qualquer pessoa a se sentir merecedora do sucesso. A trama mostra ainda alguns dos inconvenientes que um profissional bem sucedido enfrenta, como traição e armadilhas legais.
5. Sim, Senhor (2008): oportunidade
Qualquer um pode se divertir com essa comédia. Carl Allen, interpretado por Jim Carrey, é um profissional não realizado que vive uma vida mediana. Após participar de um seminário de auto-ajuda, sua vida tem uma interessante reviravolta. Esse filme mostra o poder da palavra "sim" e leva a uma reflexão sobre as oportunidades que você pode ter perdido ao dizer "não".
6. Sem Limites (2011): colocar as coisas em prática
Nesse longa, Bradley Cooper interpreta um escritor que passa a vida procrastinando até ser apresentado a uma nova droga, quando então começa a ter iniciativa e a progredir. Não. Esse filme não á uma apologia ao mundo das drogas, no entanto ele vai despertar em você a vontade de produzir resultados e, sobretudo, fazê-lo pensar sobre todas as coisas que poderia estar fazendo com sua vida.
7. O Lobo de Wall Street (2013): impulso e prosperidade
Polêmico. Politicamente incorreto. Não é uma aula sobre o que fazer. Mas esse filme tem a capacidade de fazer você reavaliar sua vida atual e suas metas. Baseado na história real de Jordan Belfort, "O Lobo de Wall Street" mostra que há coisas que o dinheiro não compra. Além disso, é impossível assistir a esse enredo sem se sentir instigado pela atuação de Leonardo DiCapprio.
8. As Palavras (2012): mereça seu trabalho
Outro filme no qual Bradley Cooper aparece num papel de um escritor que enfrenta problemas com sua produção literária. "As Palavras" demonstra como pode ser difícil lidar com o sucesso, ao ponto de fazer você desistir ou até a copiar o trabalho de alguém. Esse filme certamente vai inspirá-lo a fazer o melhor que pode com o que tem.
9. À procura da Felicidade (2006): determinação
Outro que é baseado em uma história real. Will Smith interpreta um vendedor que é abandonado pela mulher e chega a morar nas ruas com o filho. Esse filme emocionante irá provar que nunca podemos desistir de nós mesmos e muito menos deixar que as circunstâncias destruam nossos sonhos.
10. Gênio Indomável (1997): competência e capacidade
"Gênio Indomável" é um filme comovente, que contém grandes conversas entre os personagens Will Hunting (Matt Damon) e Sean Maguire (Robin Williams). Esse longa-metragem é para aquelas pessoas que têm algum talento, mas não se acham dignas de sucesso. Ele vai inspirar você a mostrar que é competente.

 E você: tem alguma sugestão? Deixe nos comentários.
Fonte:
http://administradores.com.br/noticias/carreira/10-filmes-que-vao-inspirar-voce-na-busca-pelo-sucesso/90087/