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"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O Poder de UM

Alguns meses atrás, fui um dos apresentadores de “24 Horas de Realidade”, um evento mundial promovido pela The Climate Reality Project*, ONG fundada por Al Gore, para chamar a atenção da sociedade às mudanças climáticas e às soluções para este problema.  A mensagem era simples: as mudanças climáticas, que acreditávamos que íamos deixar de legado para nossos filhos e nossos netos, já estão acontecendo.

Ao redor do mundo, enchentes, secas, tempestades e furacões fora de época ou de intensidade poucas vezes vista ceifaram dezenas de milhares de vidas e causaram centenas de bilhões de dólares de prejuízos, só nos últimos dois anos.  Estes são justamente os fenômenos previstos pelos modelos climáticos criados para estudar as conseqüências do aumento de CO2 e outros gases do efeito estufa (GEE) na nossa atmosfera.

E, no entanto, a despeito dos inúmeros alarmes soados por cientistas e instituições de pesquisa em todo o mundo, nossos lideres não conseguem chegar a um acordo sobre como diminuir as emissões de GEE, que continuam aumentando ano após ano.

A situação parece sem esperança. As pessoas, empresas e governos estão demasiadamente preocupados em ganhar seu próximo Real, Dólar, Euro ou Yuan para entender que sua riqueza acumulada pode não valer nada nas próximas décadas, se as previsões científicas se materializarem.

O que fazer, então?  Se você se preocupa com este assunto e está disposto a mudar e a apoiar a mudança, pertence a uma minoria e pode até pensar que não tem o poder para mudar o mundo.  Mas isso é um erro.

95% das pessoas são seguidoras.  Seguem as opiniões e gostos dos outros.  Repetem as “verdades” que escutam e compram o que os outros compram.  Nossa espécie é gregária, e nossos cérebros são predispostos a acomodar, a seguir “o bando”.  Isso, não sou eu que digo, mas inúmeros estudos científicos e de empresas de marketing que estudam o comportamento do homo consumista.

Portanto, cabe aos outros 5% serem os lideres, aqueles que ditam tendências, modas e têm suas opiniões repetidas por outros.  Quer mudar o mundo?  Seja um destes 5%. Como? Converse, levante a voz, dê o exemplo! As pessoas admiram e copiam aqueles que têm convicções, que fazem o que dizem, e que transpiram alegria e bem-estar. Mostre aos seus vizinhos, à sua família, aos amigos e colegas de trabalho que, ao adotar hábitos e um estilo de vida mais amigáveis ao planeta, você se torna uma pessoa mais feliz e mais realizada.

Se quisermos que a nossa sociedade global mude e se baseie em um novo paradigma que respeita os limites ecológicos do planeta e respeita a vida em todas as suas formas e diversidade (e não uma sociedade que pratica o consumismo), precisamos ter paciência e perseverança.

Novos paradigmas suplantam velhos paradigmas não quando os novos paradigmas são criados, mas quando os velhos paradigmas deixam de ser passados adiante. Assegure-se, portanto, de que o que você está passando adiante é o novo paradigma, e lentamente eliminará o velho.

* The Climate Reality Project http://climaterealityproject.org/
Foto: Zoriah / Creative Commons

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