A Origem da Roda
Técnica de rolagem
Uma prefiguração da criação da roda pode ser vista nesta utilização de rolos de madeira em paralelo para deslocar o urso abatido. O grande peso da caça tornava penoso seu deslocamento através unicamente da força muscular, mesmo através do arrasto com auxílio de galhos. Vemos aqui, portanto, o aparecimento de uma nova solução técnica. É importante também notar o uso de alavancas, outra importante invenção
O Travois
Criado na pré-história, o travois é um dos dispositivos de arrasto extremamente primitivo, provavelmente inventado há mais de 10 mil anos atrás. É composto por duas varas longitudinais, presas por travessas formando uma armação em forma de A ou H, sobre a qual a carga é colocada. As varas são presas ao dorso do animal, por exemplo um cavalo ou um cão. Foi um artefato bastante utilizado pelos índios da América do Norte no deslocamento de bens e pertences.
Trenó Primitivo
Esta modalidade de trenó, feita com pele de animal ou casca de árvore, foi uma das primeiras soluções que o homem pré-histórico criou para o transporte de cargas. Sua forma plana permitia o arrasto de objetos não somente na neve, mas também sobre o capim e os charcos semi-alagados.
No limiar da história
O modelo apresentado reproduz uma relíquia encontrada em escavações na região do Vale do Rio Indo, na localidade de Mohenjo-Daro. Esse objeto data do terceiro milênio a.c, e atesta a existência e o uso cotidiano da roda em veículos de transporte.
Os povos do Vale do Rio Indo estão entre as mais antigas civilizações conhecidas.
Fonte:Museu Virtual do Transporte
A roda é provavelmente a mais importante invenção mecanica de todos os tempos. Quase todas as maquinas contêm a aplicação do principio de um componente simetrico girando em torno de um eixo. Das pequenas engrenagens de um relógio, as rodas de automóveis , hélices de aviões e discos rígidos de computadores, o principio é o mesmo.
A roda foi inventada na Ásia, há 6000 anos, na Mesopotânia talvez. Foi uma invenção de importância extraordinária, não só porque promoveu uma revolução no campo dos transportes e da comunicação, mas também porque a roda, com diferentes modificações, passou a fazer parte de numerosos mecanismos e contribuiu para um incrível impulso ao progresso humano.
v Os veículos com rodas, puxados nos primeiros tempos por bois, depois por asnos e finalmente por cavalos, pouparam muito trabalho e muito cansaço ao homem.
v Com seu movimento giratório, a roda tornou-se logo parte integrante das máquinas que auxiliam o homem a levantar pesos. O guindaste, por exemplo. No guindaste a roda mudou de aspecto, transformando-se em uma roldana, ou seja, em uma roda estriada de modo que uma corda pudesse correr dentro dela, dando origem à polia.
v Muito mais recentemente é a roda de água ou hidráulica, conhecida entre os gregos e os romanos, usada ainda hoje no campo. Era provida de caixinhas ou de pequenas pás e servia para transportar a água até os canais de irrigação. No século I d.C., a roda hidráulica passou a fazer parte de uma invenção revolucionária: o moinho hidráulico.
v Além dos moinhos movidos pela água inventaram-se os moinhos a vento.
v A roda teve também grande importância no desenvolvimento de uma arte antiquíssima: a arte de fiar e de tecer.
v O fuso e a roca foram usados durante toda a Antigüidade Clássica, até que na Idade Média o fuso foi adaptado à roda giratória. Nasceu, assim, o molinete.
Com tudo isso podemos perceber que a invenção da roda revolucionou os transportes na pré-história e iniciou uma seqüência de notáveis aperfeiçoamentos.
Fontes:
http://br.geocities.com/saladefisica7/funciona/roda.htm
http://criatividadeaplicada.com/2007/02/04/anatomia-das-grandes-invencoes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário