Artigos / Entrevistas |
Sob o ponto de vista do sistema logístico, três fatores são de primária importância no estabelecimento da capacidade dos serviços de transporte (um dos tópicos de maior importância nos processos logísticos):
· Custo: O custo do transporte é relacionado ao pagamento, para movimentação do produto entre dois pontos, mais as despesas próprias relacionadas aos estoques em trânsito. O sistema logístico deve ser desenhado para minimizar os custos de transporte em relação ao custo total do sistema.
· Velocidade: velocidade no serviço de transporte é o tempo necessário para completar um movimento entre duas localizações. Velocidade e custo são relacionados em dois caminhos. Primeiro especialistas de transporte são capazes de prover serviços rápidos com tarifas elevadas. Segundo, o serviço rápido encurta o intervalo de tempo durante o qual materiais e produtos estão retidos no trânsito.
· Consistência: a consistência do serviço de transporte refere-se à variação no tempo de um número de movimentos entre as mesmas localidades. Consistência do serviço é a mais importante característica do transporte. Se um movimento é realizado em dois dias na primeira vez e, na seguinte, é realizado em seis dias, sérios gargalos podem se desenvolver no fluxo de mercadorias, como desequilíbrio do controle de estoques pela alta variação do tempo. Falta consistência na capacidade de transporte, considerando a segurança nos níveis de estoques que terão de ser providos para proteção contra falhas no serviço. A consistência no transporte influencia os entendimentos entre vendedor e comprador com relação a riscos na manutenção de estoques.
Os elementos de um sistema logístico, tais como o transporte, os estoques, a segurança e o nível de serviço, não atuam de forma individual e se justificam pela contribuição que dão à performance total do sistema, ou seja,devem estar compatíveis com a qualidade que a empresa destina ao mercado.
Um relacionamento funcional chamado trade-off (termo usado com freqüência para significar uma restrição à capacidade de escolha entre duas coisas), existente entre os componentes, pode estimular ou esconder a performancecombinada.
estas ferramentas logísticas para o bom desempenho da operação.
qualidade do produto final. Esta necessidade é muito positiva, pois assim novas ferramentas logísticas surgem melhorando ainda mais o processo.
“A Logística busca se utilizar dos processos, visando uma redução de custos, para que o produto final seja colocado no dia certo, no local correto, com preço competitivo e qualidade assegurada.” |
Por Mauricio Rio ** |
Nenhum comentário:
Postar um comentário