Páginas

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O Papel da Logística nas Organizações

Artigos / Entrevistas
Sob o ponto de vista do sistema logístico, três fatores são de primária importância no estabelecimento da capacidade dos serviços de transporte (um dos tópicos de maior importância nos processos logísticos):
· Custo: O custo do transporte é relacionado ao pagamento, para movimentação do produto entre dois pontos, mais as despesas próprias relacionadas aos estoques em trânsito. O sistema logístico deve ser desenhado para minimizar os custos de transporte em relação ao custo total do sistema.

· Velocidade: velocidade no serviço de transporte é o tempo necessário para completar um movimento entre duas localizações. Velocidade e custo são relacionados em dois caminhos. Primeiro especialistas de transporte são capazes de prover serviços rápidos com tarifas elevadas. Segundo, o serviço rápido encurta o intervalo de tempo durante o qual materiais e produtos estão retidos no trânsito.

· Consistência: a consistência do serviço de transporte refere-se à variação no tempo de um número de movimentos entre as mesmas localidades. Consistência do serviço é a mais importante característica do transporte. Se um movimento é realizado em dois dias na primeira vez e, na seguinte, é realizado em seis dias, sérios gargalos podem se desenvolver no fluxo de mercadorias, como desequilíbrio do controle de estoques pela alta variação do tempo. Falta consistência na capacidade de transporte, considerando a segurança nos níveis de estoques que terão de ser providos para proteção contra falhas no serviço. A consistência no transporte influencia os entendimentos entre vendedor e comprador com relação a riscos na manutenção de estoques.

Os elementos de um sistema logístico, tais como o transporte, os estoques, a segurança e o nível de serviço, não atuam de forma individual e se justificam pela contribuição que dão à performance total do sistema, ou seja,devem estar compatíveis com a qualidade que a empresa destina ao mercado.

Um relacionamento funcional chamado trade-off (termo usado com freqüência para significar uma restrição à capacidade de escolha entre duas coisas), existente entre os componentes, pode estimular ou esconder a performancecombinada.

As empresas percebendo a grande importância e necessidade de se utilizar a logística para bom desempenho dos negócios estão implementando suas práticas em seus processos.

Uma empresa precisa transportar seus produtos para os depósitos ou clientes; precisa também providenciar a chegada de matéria-prima em quantidades suficientes no momento certo para garantir os níveis de fabricação ou atendimento de pedidos planejados.

Na logística damos ênfase às ferramentas como; Kanban, Just in Time (JIT – no momento certo), Milk Run (sistema de coletas programadas), Cross Docking, VMI, Transit Point (recebendo os produtos consolidados e separando-os para entregas locais a clientes individuais), Condomínio ou Just-In-Sequence (a empresas fornecedoras instalam-se ao redor do cliente para agilizar as entregas e reduzir custos) e Consórcio modular (Os fornecedores assumem a responsabilidade pela montagem final dos módulos). Estas ferramentas auxiliam o processo logístico para o bom desempenho das atividades.

Por ser uma necessidade, as empresas investem cada vez mais em tecnologia e treinamento de seus colaboradores, para obter melhores resultados na busca pela satisfação de seus clientes e sustentabilidade de seus negócios, porém é importante ressaltar que somente a tecnologia não trará o resultado esperado, é necessário utilizarmos de forma correta
estas ferramentas logísticas para o bom desempenho da operação.
Podemos destacar as empresas automobilísticas como precursoras das implementações de processos logísticos, tendo como objetivo a redução de custos no processo, recebimento dos materiais no momento certo na linha de produção, otimizando os processos produtivos sem perder a 
qualidade do produto final. Esta necessidade é muito positiva, pois assim novas ferramentas logísticas surgem melhorando ainda mais o processo.



A Logística busca se utilizar dos processos, visando uma
 redução de custospara que o produto final seja colocado 
no dia certo, no local correto, com preço  competitivo e
 qualidade assegurada.
Por Mauricio Rio **
Link(s) Relacionado(s): mauricio.rio@megainovacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário