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"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

terça-feira, 15 de maio de 2012

A GANDULA QUE ENTROU PARA A HISTÓRIA


Por:Abraham Shapiro

Na semana passada, uma notícia chamou a atenção de todos por tratar-se de uma prática pelo menos inusitada. Com uma reposição de bola a velocidade impressionante, uma simples gandula acabou dando uma ajuda para um jogador de futebol que, aproveitando-se da atitude ágil, articulou o primeiro gol de seu time e acabou definindo um campeonato estadual.

Em todos os lugares a conversa era: “Até gandula está marcando gol!”.
Se fizermos uma análise veremos neste episódio uma moral importante para a vida e para o trabalho.
Assim como o segredo da vida se resume a um comando básico e simples de:
  • não pare de respirar”, o que mais se necessita para obter qualquer bom resultado é: “tome uma atitude”, “faça a contecer”, “ponha fogo na lenha”, “aja”, “faça alguma coisa”...  Estas expressões se contrapõem à conservadora e clássica tendência natural das pessoas acomodadas, a saber: cruzar os braços, esperar acontecer, aguardar até que alguém faça algo etc.
Qualquer negócio depende do trabalho conjugado e harmônico de várias pessoas em suas equipes, e destas equipes com outras que formam, no todo, a organização em si. A “consciência do conjunto” – ou pensamento sistêmico –  de que a “minha rapidez em prestar o serviço de que os demais necessitam para fazer o trabalho deles” é, inequivocamente, a medida decisiva para que os objetivos da organização sejam alcançados constitui-se a grande carência das empresas, em geral. 
Esta é, exatamente, a grande lição que aprendemos daquela jovem gandula que  tornou-se – por que não? – a protagonista de um importante gol numa partida de futebol. Ela simplesmente deixou o mundo todo boquiaberto pela eficiência e ligeireza!
Surpreender o cliente! É fabuloso!!! Não só flagrá-lo positivamente no “modo de fazer” o produto ou o serviço, mas também na “data da entrega”, na qualidade excedente, na consideração em atender bem, e com foco concentrado de raio laser!
Imagine qual não é o poder disto fidelizar! Quanto não encanta! Faz qualquer um voltar para novas compras.
Até então, a expectativa de todos era de que um gandula leva, sempre,  um tempão para repôr a bola que sai do campo. É isto o que os gandulas ensinaram por décadas.   Mas não aquela garota! E graças à atitude surpreendente de agir rápido – sem auxílio de computador, sem i-Pad, sem diploma de curso superior ou MBA – ela ganhou notoriedade e fama, rodou o mundo com um ato contínuo de um ou dois segundos de duração. Um exemplo.
Está aí! Grandes lições são singelas e profundas.... e até mesmo uma simples gandula pode ensiná-las para quem quer, de fato, aprender!
artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 14/05/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.
Por:Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.

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