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"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Brasil terá serviço eficiente de transporte ferroviário de passageiros


Brasil terá serviço eficiente de transporte ferroviário de passageiros, diz presidente da EPL

O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, afirmou que o Programa de Investimentos em Logística, lançado pela Presidenta Dilma Rousseff no último dia 15, vai possibilitar que o Brasil tenha um serviço eficiente de transporte ferroviário de passageiros. O programa prevê investimento de R$ 133 bilhões para a modernização e ampliação da malha rodoviária e ferroviária.
“A primeira coisa que se precisa para ter trens de passageiro é uma ferrovia, onde os trens possam circular. O que estamos construindo agora é essa base ferroviária, e estamos adotando um modelo que permite que a gente volte com o transporte de passageiros”, disse Figueiredo, no programa de rádio Brasil em Pauta, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
De acordo com Figueiredo, o novo modelo de concessão estabelece que as empresas que construirão as ferrovias não poderão estabelecer limites para circulação de trens de passageiro, que será livre. A ferrovia será aberta a qualquer tipo de trem que queira comprar o direito de circular nela.
“Nas concessões antigas, no modelo antigo, a ferrovia só era obrigada a deixar passar dois trens de passageiro por dia, e, nessa, nós não temos essa limitação, nós podemos fazer um sistema de transporte de passageiro. Isso vai depender muito da demanda, de termos empreendedores, empresas interessadas em explorar esse serviço, e, em alguns trechos, eu acho que esse transporte vai surgir com muita força”, disse.
Figueiredo afirmou que os estudos técnicos e de viabilidade e os projetos de engenharia começam a ser feitos agora. As concessões, segundo ele, devem ser realizadas em meados do próximo ano. Sobre o projeto do trem de alta velocidade, com trajeto entre Rio e São Paulo, o presidente da EPL informou que o leilão deve ocorrer em maio de 2013.

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