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"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Mundial SA - Breve Histórico

                                      É inegável o prestígio das marcas Mundial; Eberle; Hercules e Impala  em mercados tão específicos e marcados por avanços constantes de desempenho e tecnologia
Abaixo um breve resumo da MUNDIAL SA  PRODUTOS DE CONSUMO; Empresa 100% BRASILEIRA que surgiu da unificação de dois grandes grupos - a Eberle, fundada em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, em 1896, e a Zivi-Hercules que iniciou suas atividades em Porto Alegre, em 1931. Desde o final de 2003, a denominação do grupo passou a ser Mundial SA Produtos – Produtos de Consumo
                               

Tudo começa em abril de 1896, com a fundação da Eberle S/A por Abramo Eberle, filho de imigrantes italianos radicados na Serra Gaúcha.  

Abramo Eberle. Foto: Studio Geremia, divulgação
Neste período, começa a fabricação de lamparinas.  Após 22 anos, em 1918 a Abramo Eberle & amp; Cia iniciou a fabricação de talhares, objetos de cutelaria e pertences para a mesa. Entre 1923 e 1925, a empresa começou a fabricação de peças forjadas, lâminas para facas, espadas e espadins para as Forças Armadas. Neste mesmo período, também foi inaugurada a fábrica de botões de pressão e rebites ocos, além da fabricação de artigos sacros.  

Na foto abaixo, aparecem funcionários e diretores da Metalúrgica Abramo Eberle, hasteando a bandeira nacional, nas comemorações cívicas da Semana da Pátria de 1943. Ao fundo, está o prédio da Fábrica 1 em construção, e à sua esquerda, a residência da família Eberle.

Abaixo, a seção de tornos e máquinas automáticas da Metalúrgica Abramo Eberle em 1945. Em destaque, o torno de revólver, à direita na foto.

Foto: Studio Geremia, divulgação

Em 1930, Paulo Zivi, descendente de imigrantes alemães, começa a produzir artigos de cutelaria em Porto Alegre. Este importante fato, que ocorre paralelo à história da Eberle, mais tarde influenciaria no rumo dos negócios. A Zivi, em 1936, cria a Hercules, uma das primeiras fabricantes de talhares finos em aço inoxidável da América Latina. Em 1951, foi desenvolvido o primeiro alicate de cutícula, hoje o produto líder de venda da Mundial S/A. Enquanto isso, a Eberle seguiu sua trajetória: em 1966, transformou-se em empresa de capital aberto e, em 1974, começou a produzir botões, ilhoses, rebites e fivelas visando o mercado têxtil.

Em 1985, a Zivi-Hercules adquiriu a Eberle, nascendo o grupo Zivi-Hercules-Eberle. Em 2003, com a unificação operacional de Zivi e Eberle, a empresa passa a se chamar Mundial S/A Produtos de Consumo, atualmente com cinco divisões: Eberle Fashion, Personal Care (Mundial e Impala), Gourmet, Hidrolazer e Mundial Creative.



Resumo
1896
- Fundação da empresa por Abramo Eberle em 02/04/1896. chamava-se: Abramo Eberle & Cia (pequena funilaria) e mais tarde: metalúrgica Abramo Eberle Ltda.
1907
- Início da fabricação de artigos para montaria.
1918
- Início da fabricação de talheres, cutelaria e pertences para mesa e cozinha.
1920
- Começa a fabricação de artigos sacros com grande sucesso por longos anos.
1928
- Início da produção de botões de pressão e rebites destinados à indústria de
vestuário e do calçado.
1940
- A empresa começa a fabricar motores elétricos para seu uso e para terceiro.
1947
- Início da fundição de ferro e da produção de tesouras, facas, espadas,
máquinas de uso domésticas e estampados convencionais.
1966
- A Eberle transformou-se em empresa de capital aberto e inicia a construção do
parque industrial de São Ciro, em Caxias do Sul, num terreno com área de 427 mil m2.
1968
- Inauguração da fábrica destinada exclusivamente à produção de motores
elétricos com área
construída de 30.000 m2.
1974
- Inauguração da fábrica destinada exclusivamente à produção componentes
metálicos ( botões, ilhoses, rebites, fivelas, argolas e outros) com área de 25.000 m2.
1982
- Implantada a mecânica de estamparia de precisão para a indústria eletroeletrônica de comunicação, automobilística e informática, neste mesmo a razão social foi alterada pra Eberle S.A.
1985
- Em 14/07/85 a Companhia Zivi-Hercules com sede em Porto Alegre assume o
controle acionário da Eberle S.A..
1988
- Construção da fábrica de fios de cobre esmaltados para a produção de motores
elétricos.
1989
- Construída mais uma unidade industrial para a produção de motores elétricos
fracionários com área de 6.000 m2.
1991
- A Eberle S.A. desativa todas as linhas de produção de consumo (tesouras,
talheres, máquinas de uso doméstico, artigos sacros, artigos para montaria, pertences
para mesa, etc...) assumidas parcialmente pela controladora Zivi - Hercules.
2003
– Concluiu-se mais uma etapa importante do processo de reestruturação da
Eberle S.A. a companhia realizou a reavaliação de seus ativos, passou pelo processo
de capitalização e finalizou alterando sua estrutura societária, incorporando a Zivi S.A.
– Cutelaria, alterando sua razão social para Mundial S.A. – Produtos de Consumo a
partir de 2004.
Com o surgimento da Mundial S.A. pode-se concluir o processo de redefinição dos
negócios da empresa, para tanto era necessário ter-se uma marca corporativa que
respaldasse cada unidade de negócio sem perder a visão de grupo portanto cada
negócio passou a ter sua marca e respectivos objetivos estratégicos e operacionais
2004
- O fato marcante e que merece destaque na condução dos negócios da Mundial
S.A, foi a venda da unidade de motores elétricos para a Metalcorte Inox Ltda. com isto
a Mundial S.A consolida a fase de desmobilização de negócios que não estavam
vinculados as estratégias de longo prazo, focada em negócios ligados a produtos de
consumo.
2005
Em de dezembro de 2005 a Companhia alienou sua participação na
distribuidora norte-americana Mundial Inc .
2006
- Em setembro de 2006 a Companhia início à operação Asiática da Mundial S/A,
através de uma “joint-venture” Mundial Co Ltd, da qual a Mundial S/A detém
indiretamente 70%. Esta operação tem como missão precípua a identificação e
gerenciamento de parceiros fornecedores bem como a distribuição de produtos com as nossas marcas tanto no mercado asiático quanto nos demais mercados em que
atuamos.
2008
– Em 28 de março de 2008, a Mundial S.A. assinou contrato de aquisição da
marca de esmaltes Impala, do Laboratório Avamiller de Cosméticos. O negócio incluiu
alem de esmaltes, batons e produtos para cabelo e corpo. 
2009
– A companhia adquiriu a participação integral em 2009, no Laboratório Avamiller
Ltda. (Avamiller), com sede em Guarulhos – SP, atua no segmento de esmaltes e
outros itens de beleza pessoal, e também a participação integral na Mundial Inc., com
sede em Walpole, Massachusetts – EUA, que atua na comercialização e distribuição
dos produtos de consumo e fashion.

2010
– A Companhia iniciou operações de varejo no mercado norte-americano,
estabelecendo, inicialmente, no sul da Florida, uma rede de 5 quiosques para venda
dos produtos da divisão de Personal Care, instalados nos principais shopping centers
de Miami e Fort Lauderdale.
Iniciou no final de dezembro, operações pela Mundial Distribuidora de Produtos e
Consumo, com sede no Rio de Janeiro, que atua na comercialização e distribuição dos
produtos de consumo e fashion, motores e demais itens de beleza pessoal.

Estratégia

A Mundial S.A. redirecionou seus negócios nos últimos 5 anos

·         Foram desenvolvidos conceitos em torno dos produtos chave da companhia;
·         O foco foi transposto das fábricas para as marcas gerando um portfólio de marcas por segmento;
·         A Mundial SA acentuou seu foco em Produtos de Consumo; 
·         Atuação em nichos de mercado de alta diferenciação; 
·         A inovação é importante como propulsora do crescimento;
·         Os negócios pouco atrativos foram desinvestidos;
·         A Mundial concentra-se na produção das linhas nas quais é globalmente competitiva;
·         Implantação do Sistema Oracle (R$ 15 milhões);
·         Mudança do modelo de Gestão Funcional para Gestão Divisional.

Plantas:










As inovações em produtos, processos e gestão de pessoas têm sido os principais alicerces na busca da liderança nos segmentos em que atua a Mundial. A perseverança associada ao conjunto de princípios e valores da empresa tem servido como uma fonte de inspiração e criatividade na busca de soluções inovadoras.
Razão social
MUNDIAL S.A - PRODUTOS DE CONSUMO
Atividade Principal
Têxtil e Vestuário
Site
Fundação
02/abr/1896

Fontes:
http://mundial-sa.com.br/
http://pt.slideshare.net/SouzaBarros/apresentao-mundial-analistas-2011
http://www.valor.com.br/sites/default/files/upload_element/10-04_mundial_bal_todos.pdf
http://www.econoinfo.com.br/comunicados/MUNDIAL/Breve-Historico-da-Empresa/1316831425453?p=3
http://wp.clicrbs.com.br/almanaquegaucho/2012/06/02/historia-mundial/?topo=13,1,1,,,13


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