O diagrama de Espinha de Peixe é uma ferramenta gráfica para identificar, organizar e apresentar de modo
estruturado as causas de problemas em processos.
É também frequentemente
designado por diagrama de causa-efeito ou diagrama de ISHIKAWA. É uma
ferramenta que representa as possíveis causas que levam a um determinado
resultado.
O autor Kaoru Ishikawa, um dos nomes do movimento para a qualidade total no Japão.
Guiado pelos “6M” descritos acima,
uma equipe iniciou uma discussão sobre como atenuar a reclamação dos clientes
quanto ao atendimento. Foi utilizado o diagrama de causa e efeito para
aprofundar nas causas do efeito (reclamação dos clientes). Com foco no problema
(efeito) e através das perspectivas sugeridas (Máquina, Material, Meio
Ambiente, Medida, Mão de Obra e Métodos) é possível manter a equipe concentrada
em torno do problema.
É principalmente utilizado para a localização de causas
de dispersão de qualidade no produto e no processo, mas pode ser útil em outras
situações que necessitem encontrar as causas de um determinado problema.
É uma forma organizada de correlacionar o efeito com
suas causas, agrupando-as em “famílias de causas”. Como conseqüência, a
abordagem do diagrama de Causa e Efeito foca o grupo em torno do problema e
traz comprometimento, porém precisa de pessoas com percepção e senso de análise
do todo.
ESTRUTURA
v Efeito: Contém o efeito/problema/atributo de qualidade/resultado obtido;
v Eixo central: Flecha horizontal apontando para o Efeito;
v Categoria: agrupa os fatores/causas relacionadas ao efeito;
v Causa: Causa potencial, dentro de uma categoria;
v Sub-causa: Ramificação de uma causa.
* Alguns autores ainda citam Management (gestão).
Ou usar os quatro grupos de fatores administrativos (4P):
CRIAÇÃO
1.
Após reunir os envolvidos, definir
o efeito – objetivo/problema/atributo de qualidade/resultado obtido – e pedir
sugestões aos participantes em uma sessão de brainstorming. Os envolvidos devem ser aqueles
que mais conhecem o tema em questão na empresa. Deve-se limitar os tempos das
etapas.
2.
De forma aberta, incentivar
pessoas a exporem suas ideias e evitar críticas. Agrupar os principais fatores
relacionados ao problema em categorias.
3.
Deve-se ir aprofundando nas causas
do problema até chegar à sua base (técnica dos Cinco Porquês). Chegar a
um consenso sobre as causas principais e secundárias do problema bem definido no
passo 1 e colocá-lo dentro de sua respectiva categoria
4.
Definir a causa específica ou
principal causa para criar o plano de ação.
Para desenvolver os passos dois e
três, ou seja, encontrar causas, pode-se usar seis grandes grupos de fatores
(6M) [5]:
·
Máquina: Manutenção, Erros.
·
Método: Inspeção, procedimento, processos.
·
Material: Fornecedores, próprio.
·
Mão
de obra: Físico, Mental, Capacitação.
·
Medida: Instrumento, Inspeção, Disponibilidade.
·
Meio-Ambiente: Intempéries, Clima.
Ou usar os quatro grupos de fatores administrativos (4P):
·
Políticas
·
Procedimento
·
Pessoal
·
Planta
(layout)
EXEMPLO:
Diagrama de Causa e Efeito sobre Insatisfação no Atendimento
fontes:http://www.tiegestao.com.br/2013/07/10/tomada-de-decisao-ferramentas-de-analise-final/
Muito bom tutor.. Parabéns !
ResponderExcluirGrato pela visita e pelo comentário ! Seja Muito Bem Vindo ! Visite tambem a pagina ALQUIMIA LOGISTICA no Facebook...
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