Páginas

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

O diagrama de Espinha de Peixe

O diagrama de Espinha de Peixe é uma ferramenta gráfica para identificar, organizar e apresentar de modo estruturado as causas de problemas em processos.
É também frequentemente designado por diagrama de causa-efeito ou diagrama de ISHIKAWA. É uma ferramenta que representa as possíveis causas que levam a um determinado resultado.


 O autor Kaoru Ishikawa, um dos nomes do movimento para a qualidade total no Japão.


É principalmente utilizado para a localização de causas de dispersão de qualidade no produto e no processo, mas pode ser útil em outras situações que necessitem encontrar as causas de um determinado problema.
É uma forma organizada de correlacionar o efeito com suas causas, agrupando-as em “famílias de causas”. Como conseqüência, a abordagem do diagrama de Causa e Efeito foca o grupo em torno do problema e traz comprometimento, porém precisa de pessoas com percepção e senso de análise do todo.

ESTRUTURA
v  Efeito: Contém o efeito/problema/atributo de qualidade/resultado obtido;
v  Eixo central: Flecha horizontal apontando para o Efeito;
v  Categoria: agrupa os fatores/causas relacionadas ao efeito;
v  Causa: Causa potencial, dentro de uma categoria;
v  Sub-causa: Ramificação de uma causa.


CRIAÇÃO
1.    Após reunir os envolvidos, definir o efeito – objetivo/problema/atributo de qualidade/resultado obtido – e pedir sugestões aos participantes em uma sessão de brainstorming. Os envolvidos devem ser aqueles que mais conhecem o tema em questão na empresa. Deve-se limitar os tempos das etapas.
2.    De forma aberta, incentivar pessoas a exporem suas ideias e evitar críticas. Agrupar os principais fatores relacionados ao problema em categorias.
3.    Deve-se ir aprofundando nas causas do problema até chegar à sua base (técnica dos Cinco Porquês). Chegar a um consenso sobre as causas principais e secundárias do problema bem definido no passo 1 e colocá-lo dentro de sua respectiva categoria
4.    Definir a causa específica ou principal causa para criar o plano de ação.
Para desenvolver os passos dois e três, ou seja, encontrar causas, pode-se usar seis grandes grupos de fatores (6M) [5]:


·         Máquina: Manutenção, Erros.
·         Método: Inspeção, procedimento, processos.
·         Material: Fornecedores, próprio.
·         Mão de obra: Físico, Mental, Capacitação.
·         Medida: Instrumento, Inspeção, Disponibilidade.
·         Meio-Ambiente: Intempéries, Clima.

* Alguns autores ainda citam Management (gestão).
Ou usar os quatro grupos de fatores administrativos (4P):
·         Políticas
·         Procedimento
·         Pessoal
·         Planta (layout)

EXEMPLO:
Guiado pelos “6M” descritos acima, uma equipe iniciou uma discussão sobre como atenuar a reclamação dos clientes quanto ao atendimento. Foi utilizado o diagrama de causa e efeito para aprofundar nas causas do efeito (reclamação dos clientes). Com foco no problema (efeito) e através das perspectivas sugeridas (Máquina, Material, Meio Ambiente, Medida, Mão de Obra e Métodos) é possível manter a equipe concentrada em torno do problema.




Diagrama de Causa e Efeito sobre Insatisfação no Atendimento
fontes:http://www.tiegestao.com.br/2013/07/10/tomada-de-decisao-ferramentas-de-analise-final/

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Grato pela visita e pelo comentário ! Seja Muito Bem Vindo ! Visite tambem a pagina ALQUIMIA LOGISTICA no Facebook...
      MarciNEstorinO
      MarcinEstorino.Blogspot.coM
      FacebooK/AlquimiaLogísticA

      Excluir