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"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

SELEÇÃO E INTEGRAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS NOVOS

Processos falhos de seleção de pessoas é um câncro corporativo.

A pergunta do dia – para não perder o antigo hábito – é: “Como ocorre a seleção de novos colaboradores na sua empresa?”

Há um ditado em gestão que diz: “Demita rápido. Contrate devagar”. A inversão nesta ordem causa problemas em quase 100% das vezes.

A pressa frequentemente nos faz passar por cima de etapas importantes do processo de contratação.

- “Precisamos de gente, rápido!”

É comum ouvir gerentes emitirem esse clamor. E o que vemos acontecer depois? Ahhhhh! Problemas, inépcia, reclamações e, por fim, revolta, insatisfação de ambas as partes...

O resultado da lambança sempre é, e será, tempo jogado fora, pessoas desajustadas ao perfil almejado e muita... muita dor de cabeça.

Bom mesmo é contar com a parceria de uma empresa especializada em recrutamento e seleção. Mas se você insiste em fazer o processo in company, reveja as suas regras de contratação e, principalmente, planeje uma ótima integração e acompanhamento da sua força de trabalho.

Aqui está um item chave: aintegração

Não significa apenas passar um filme institucional, dar uma sacola de folders e produtos da sua empresa ou contar a maravilhosa e heroica história de sua fundação. Mas, após tudo isso, integrar é treinar o funcionário novo, mostrar os processos aos quais ele se integrará.

Ponha à cabeça do seu RH alguém que seja pratico e objetivo.

Evite alguém com perfil romântico e sonhador, desses que apenas falam muito coisas incríveis, mas que nada sabe sobre “como fazer”. 

Essa gente romântica não merece ter em mãos a área mais importante de todas, que são as pessoas.

Por fim, por favor e por caridade, não contrate gente para jogar aos leões e depois cobrá-las sem dó. Dê acompanhamento e sobretudo feedback constante sobre como eles estão indo. Reforce acertos e corrija falhas com paciência e objetividade.

Isto sim fará de você um gestor. E depois um líder.

por: ABRAHAM SHAPIRO
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome"

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