Especialistas apontam atitudes que devem ser
evitadas na hora de atuar em grupo.
Cada vez mais o mercado de trabalho exige dos
profissionais facilidade para trabalhar
em equipe.
Ocorre que em boa
parte dos casos o sucesso no desempenho dessas tarefas esbarra na falta de bom-senso e
de limites
entre o que pode ou não ser feito ou dito.
Abaixo algumas atitudes imperdoáveis no
relacionamento diário de uma equipe listadas por especialistas de carreira.
Elas poderão ajudá-lo a não sofrer as conseqüências de uma piada fora de hora
ou do mau-humor de um membro da turma.
Fazer fofoca de colegas ausentes
"Falar dos outros é sempre delicado. Portanto, se
você tem algo a dizer para seu colega diga diretamente a ele. Desta forma,
evita que o comentário seja mal interpretado e retransmitido por outros
funcionários. Ao fazer uma crítica diretamente ao colega em questão você evita
que seu comentário chegue distorcido aos ouvidos dele, o que pode gerar
conflitos. Além disso, falar pelas costas e comentar sobre a vida alheia é uma
atitude mal vista".
"Hoje, independentemente de seu cargo, é
preciso saber trabalhar em equipe, já que bons resultados dificilmente nascem
de ações individuais. No ambiente corporativo, uns dependem dos outros. Se o
funcionário não estiver disposto a colaborar com os colegas, certamente será um
elo quebrado. Com isso, o grupo/equipe não chegará ao resultado desejado. Ser
resistente ao trabalho em equipe é um revés grave. Sem essa abertura,
dificilmente o colaborador conseguirá obter sucesso".
Ricardo Dreves - Diretor da consultoria em RH Dreves e Associados.
Ser antipático (a)
"A empatia é muito útil no ambiente de
trabalho. Você deve ser leal, cortês, amigo e humilde. Falar bom dia e
cumprimentar os outros são atitudes que demonstram educação e respeito pelos
demais. O fato do trabalho exigir concentração do colaborador não significa que
ele não possa ser cordial e abrir um espaço na agenda para ajudar os
companheiros de equipe".
Deixar conflitos pendentes
"Conflitos acumulados podem se agravar. Qualquer tipo de problema referente ao trabalho, dúvida sobre decisões, responsabilidades que não foram bem entendidas, alguém que ficou magoado com outro por algum motivo, enfim, qualquer tipo de desconforto deve ser esclarecido para evitar a discórdia no ambiente. O funcionário deve conversar para resolver o assunto, caso contrário, isso poderá gerar antipatia, fofoca com outros colaboradores e um clima péssimo para toda a equipe".
Beatriz Maria Braga Lacombe - professora de gestão de pessoas da FGV (Fundação Getúlio Vargas), em São Paulo
Ficar de cara fechada
"Ter um companheiro de equipe com bom humor
anima o ambiente de trabalho, enquanto que topar um colega mal-humorado causa
desconforto do início ao fim do expediente. Esta postura gera desgastes
desnecessários, pois além de deixar toda uma equipe desmotivada ainda atrapalha
a produtividade. Pessoas mal-humoradas geralmente não toleram brincadeiras. Com
isso, automaticamente são excluídas da equipe, o que não é saudável. Por essa
razão, manter o bom humor no trabalho é fundamental para cultivar bons relacionamentos".
Julia Alonso - Sócia diretora da Só Talentos RH, recrutamento e seleção de estagiários e trainees.
Deixar de cultivar relacionamentos
"Os melhores empregos não estão nos jornais e
nem nos classificados. A partir do seu relacionamento interpessoal no trabalho
é que conseguirá construir uma rede de contatos (networking) que
servirá, no futuro, para encaminhá-lo às melhores oportunidades. ? importante
mostrar dinamismo, ser cooperativo no trabalho e nunca fechar as portas pelos
lugares onde passar".
Sheila Madrid Saad - professora de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Não ouvir os colegas
"? importante escutar a todos, mesmo aqueles
que têm menos experiência. Isso estimula a participação e a receptividade de
novas idéias e soluções. Questionar com um ar de superioridade as opiniões
colocadas numa reunião não só intimida quem está expondo a idéia, como passa
uma imagem de que você é hostil. ? necessário refletir sobre o que está sendo
dito, não apenas ouvir e descartar a idéia de antemão por considerá-la
inútil".
Não respeitar a diversidade
"Todas as diferenças devem ser respeitadas
entre os membros de uma equipe. Não é aceitável na nossa sociedade alguém que
não queira contato com outro indivíduo apenas por ele ser diferente. Ao passo
que o funcionário aceita a diversidade, ele amplia as possibilidades de
atuação, seja dentro da organização ou com um novo cliente. Além disso, o
respeito e o tratamento justo são valores do mundo globalizado que deveriam
estar no DNA de todos. Sem eles, o colaborador atrapalha o relacionamento das
equipes, invade limites dos colegas e a natureza do outro".
Nelci Maria de Mello - gerente de recrutamento e seleção da empresa Dupont - companhia científica, com atuação no setor químico.
Apontar o erro do outro
"A perfeição não é virtude de ninguém. Antes
de apontar o erro do outro, deve-se analisar a sua própria conduta e sua
responsabilidade para o insucesso de um trabalho ou projeto. ? melhor ajudar a
solucionar um problema do que criar outro maior em cima de algo que já deu
errado. Lembre-se: errar é humano e o julgamento não cabe no ambiente de
trabalho. No futuro, o erro apontado pode ser o seu".
Doutor Helio Roberto
Deliberador - professor do Departamento de Psicologia Social da PUC-SP
(Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
Ficar nervoso (a) com a equipe
"Atritos são inevitáveis no ambiente de
trabalho, mas a empatia deve ser colocada em prática nos momentos de tensão
entre a equipe para evitar que o problema chegue ao gestor e se torne ainda
pior. Cada um tem um tipo de aprendizagem e um ritmo de trabalho, o que não
quer dizer que a qualidade da atividade seja melhor ou pior que a sua. O
respeito e a maturidade profissional devem falar mais alto do que o nervosismo.
Equilíbrio emocional e uma conduta educada são importantes tanto para a empresa
como para o profissional".
Gláucia Santos - consultora de recursos humanos da Catho on-line.
Autor: Universia Brasil
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