Páginas

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Feiras de Transporte e Logística no BRASIL

  • Transpo-Sul

Transpo-sul, a Feira e Congresso de Transporte e Logística reúne as melhores marcas e profissionais do setor...

Centro de Eventos FIERGS, Porto Alegre (Brasil)
Logística Transporte e Logística Transporte Aéreo Peças de Reposição Equipamento e Tecnologia Transporte Terrestre Engenharia de Transporte.

http://www.transposul.com/ 


  • Expo.Logística Rio
As novidades em produtos e serviços para o setor logístico são destaque da Expo.Logística 2012, que ocorre entre os dias 20 e 22 de agosto, no Hotel Royal Tulip, no Rio de Janeiro (RJ).

Promovido pela Fagga | GL exhibitions e realizada pelo ILOS - Instituto de Logística e Supply Chain, o evento reúne em uma feira de negócios os principais players dos segmentos de transporte, armazenagem, distribuição, automação, comércio exterior, consultoria, gerenciamento de risco, seguros e tecnologia da informação. No ano passado, o encontro teve mais de 2 mil visitantes, entre eles diretores e executivos de empresas da cadeia logística.

A feira ocorre paralelamente ao Fórum Internacional de Logística, que é referência em capacitação de executivos nas áreas de logística, operações e serviços e tem como atração a divulgação de estudos inéditos sobre o cenário do setor.

Expo.Logística 2012 e Fórum Internacional de Logística
Quando: de 20 a 22 de agosto de 2012
Onde: Hotel Royal Tulip - Avenida Aquarela do Brasil, 75 - São Conrado - Rio de Janeiro (RJ)
Cartola - Agência de Conteúdo

  • Feira Movimat

A MOVIMAT – Feirade LOGÍSTICA - Embalagem, Movimentação, Armazenagem, Distribuição e Transporte é a maior feira de negócios do setor na América do Sul e é realizada desde 1981.

É uma feira de negócios especializada que, anualmente, apresenta os últimos avanços e tendências da tecnologia no setor logístico.
Reúne mais de duas centenas de expositores – tradicionalmente, fabricantes e distribuidores de veículos industriais e seus acessórios e peças, rodas, baterias, estruturas porta-paletes, equipamentos de elevação, pontes rolantes, talhas, transportadores contínuos, paletes, embalagens, acessórios, software, hardware e serviços de operação logística (distribuição e transporte).

É um evento já consolidado no calendário internacional de feiras e em 2011 reuniu 25 mil visitantes.

De acordo com Eduardo Banzato, diretor da MOVIMAT, “oportunidade de negócios, relacionamento e aprendizado são benefícios que os visitantes podem obter na feira”.

A MOVIMAT – Feira de INTRALOGÍSTICA - Embalagem, Movimentação, Armazenagem, Tecnologia da Informação e...
Expo Center Norte, São Paulo (BrasilTer 02 outubro, 2012 a Qui 04 outubro, 2012.
Logística Tecnologia Transporte e Logística Veículos Industriais



  • Logistique

MAIOR FEIRA DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA DE SANTA CATARINA

Uma feira que a cada edição traz a exposição mais completa da cadeia logística para a indústria e o comércio da Região Sul do Brasil: transporte, movimentação, armazenagem e comércio exterior.

Em 2012, a exposição amplia ainda mais sua abrangência e inova trazendo conferências inéditas e apresentando grandes nomes, cases e temas dos setores.

Parque de Exposições Tancredo Neves EFAPI, Chapeco (Brasil)
Ter 23 outubro, 2012 a Sex 26 outubro, 2012
Logística Serviços Transporte e Logística Transporte Aéreo Transporte TerrestreEngenharia de Transporte

http://www.zoomfeiras.com.br/site/logistique_2012/pt



  • Transportar - Feira de Transporte Intermodal e Logística

Pouco mais de 03 meses para a 8ª edição da Feira Transportar em Curitiba. As maiores empresas do segmento participam desta edição. E sua empresa, já garantiu o espaço? Informações 41 3077-7151 

A Feira de Transporte Intermodal e Logística, realizada para JA Promoções & Eventos e promovida pelo Sindicato das Empresas de...

Expo Unimed Curitiba, Curitiba (Brasil)
Qua 03 outubro, 2012 a Sex 05 outubro, 2012
Logística Tecnologia Serviços Caminhões Transporte e Logística Transporte Aéreo Equipamento e Tecnologia Transporte Terrestre Engenharia de Transporte



  • Expo Cargo


Feira de Movimentação, Armazenagem e Terminais de Cargas, Transporte e Logística atrai visitantes de todo o Brasil e...
Novo Hamburgo (Brasil)
Qua 26 setembro, 2012 a Sex 28 setembro, 2012
Logística Sistemas Integrados Transporte e Logística Transporte Marítimo Transporte Terrestre



  • Agrinsumos Expo & Business

AGRINSUMOS  é uma feira completa de insumos serviços e logística para o setor do agronegócio.
Transamérica Expo Center, São Paulo (Brasil)
Ter 07 agosto, 2012 a Qui 09 agosto, 2012
Agricultura Negócios Máquinas Agrícolas Transporte e Logística Equipamento e Tecnologia


  • Negócios nos Trilhos


Negócios nos Trilhos reúne fabricantes de material ferroviário do Brasil e de outros 14 países, operadores de...
Expo Center Norte, São Paulo (Brasil)
Ter 06 novembro, 2012 a Qui 08 novembro, 2012
Logística Trens Transporte e Logística Equipamento e Tecnologia Transporte Terrestre Ônibus Engenharia de Transporte



  • Transpoquip

 principal encontro na América Latina das indústrias de infraestrutura para um transporte seguro, eficiente e confortável via terra, água e ar.

Em 2012, o TranspoQuip Latin America terá a sua 5ª edição, depois de um crescimento consecutivo das quatro edições anteriores. A cada ano que se passa, o evento se consolida ainda mais como a principal plataforma para tecnologias e soluções seguros, eficientes e confortaveis para as indústrias de infraestrutura para transporte no Brasil e na América Latina.

O TranspoQuip Latin America reúne vendedores e compradores de equipamentos e serviços para rodovias, ferrovias, portos, vias fluviais e aeroportos da América Latina. Com projeção internacional, cada vez mais, o TranspoQuip fornece uma visão completa destes setores por meio do conhecimento dos mercados e das evoluções tecnológicas de cada uma das modalidades do evento. 
Expo Center Norte, São Paulo (Brasil)
Qua 21 novembro, 2012 a Sex 23 novembro, 2012
Construção  Transporte e Logística Segurança no Trânsito Equipamento e Tecnologia Ônibus Engenharia de Transporte



  • CeMat South America

a feira que alavanca muitos negócios está de  Volta!

CeMAT SOUTH AMERICA – Feira Internacional de Movimentação de Materiais e Logística.
Na sua segunda edição, a feira será realizada de 19 à 22 de Março de 2013 no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo – SP.
Em 2011, a CeMAT SOUTH AMERICA estreou no Brasil. 

A feira apresentou a maior área de exposição da CeMAT fora da Alemanha, ou seja, à frente de outros países em que é realizada como China, Rússia, Turquia e Índia. Mais: trouxe para a América Latina um conceito inovador em eventos dedicados ao segmento da movimentação de materiais e logística. Resultado: sucesso. Um sucesso que promete ser ampliado ainda mais em 2013.
O setor está unido em torno da proposta da CeMAT SOUTH AMERICA 2013. Vários expositores já confirmaram presença. Além disso, o público aprovou o evento, fazendo com que profissionais e decisores de compra do setor abram espaço para visitar a feira.
Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo (Brasil)
Seg 11 março, 2013 a Sex 22 março, 2013
Indústria Indústria Ferramentas Logística Máquinas-Ferramentas Transporte e Logística


terça-feira, 29 de maio de 2012

Ser Diferente


Ser Diferente

Diferente não é quem pretenda ser. Esse é um imitador do que ainda não foi imitado, nunca um ser diferente. Diferente é quem foi dotado de alguns mais e de alguns menos em hora, momento e lugar errados para os outros que riem de inveja de não serem assim.  

O diferente nunca é um chato. Mas é sempre confundido por pessoas menos sensíveis e avisadas. Supondo encontrar um chato onde está um diferente, talentos são rechaçados; vitórias, adiadas..... Esperanças, mortas.

Um diferente medroso, este sim, acaba transformando-se num chato. Chato é um diferente que não vingou. Os diferentes muito inteligentes percebem porque os outros não os entendem.

Diferente que se preza entende o porquê de quem o agride.

O diferente paga sempre o preço de estar - mesmo sem querer - alterando algo, ameaçando rebanhos, carneiros e pastores. O diferente suporta e digere a ira do irremediavelmente igual, a inveja do comum, o ódio do mediano.

O verdadeiro diferente sabe que nunca tem razão, mas que está sempre certo.

O diferente começa a sofrer cedo, já no primário, onde os demais, de mãos dadas, e até mesmo alguns adultos, por omissão, se unem para transformar o que é potencial em caricatura.
O que é percepção aguçada em: "puxa, fulano, COMO VOCÊ É COMPLICADO".

O que é o embrião de um estilo próprio em: "você não está vendo como todo mundo faz?"

O diferente carrega desde cedo apelidos que acaba incorporando. Só os diferentes mais fortes do que o mundo se transformaram nos seus grandes modificadores.

Diferente é o que vê mais longe do que o consenso. O que sente antes mesmo dos demais começarem a perceber.

Diferente é o que se emociona enquanto todos em torno, agridem e gargalham.

É o que engorda mais um pouco; chora onde outros xingam; estuda onde outros burram. Quer onde outros cansam. Espera de onde já não vem. Sonha entre realistas. Concretiza entre sonhadores. Fala de leite em reunião de bêbados. Cria onde o hábito rotiniza. Sofre onde os outros ganham.

Diferente é o que fica doendo onde a alegria impera. Fala de amor no meio da guerra. Deixa o adversário fazer o gol, porque gosta mais de jogar do que de ganhar.

Os diferentes aí estão: enfermos, paralíticos, machucados, inteligentes em excesso, bons demais para aquele cargo, excepcionais, narigudos, barrigudos, joelhudos, de pé grande, de roupas erradas, cheios de espinhas, de mumunha ou de malícia .

Artur da Távola * Alma dos diferentes é feita de uma luz além. Sua estrela tem moradas deslumbrantes que eles guardam para os pouco capazes de os sentir e entender. E....nessas moradas estão tesouros da ternura humana. De que só os diferentes são CAPAZES.
Desconhecido

terça-feira, 15 de maio de 2012

A GANDULA QUE ENTROU PARA A HISTÓRIA


Por:Abraham Shapiro

Na semana passada, uma notícia chamou a atenção de todos por tratar-se de uma prática pelo menos inusitada. Com uma reposição de bola a velocidade impressionante, uma simples gandula acabou dando uma ajuda para um jogador de futebol que, aproveitando-se da atitude ágil, articulou o primeiro gol de seu time e acabou definindo um campeonato estadual.

Em todos os lugares a conversa era: “Até gandula está marcando gol!”.
Se fizermos uma análise veremos neste episódio uma moral importante para a vida e para o trabalho.
Assim como o segredo da vida se resume a um comando básico e simples de:
  • não pare de respirar”, o que mais se necessita para obter qualquer bom resultado é: “tome uma atitude”, “faça a contecer”, “ponha fogo na lenha”, “aja”, “faça alguma coisa”...  Estas expressões se contrapõem à conservadora e clássica tendência natural das pessoas acomodadas, a saber: cruzar os braços, esperar acontecer, aguardar até que alguém faça algo etc.
Qualquer negócio depende do trabalho conjugado e harmônico de várias pessoas em suas equipes, e destas equipes com outras que formam, no todo, a organização em si. A “consciência do conjunto” – ou pensamento sistêmico –  de que a “minha rapidez em prestar o serviço de que os demais necessitam para fazer o trabalho deles” é, inequivocamente, a medida decisiva para que os objetivos da organização sejam alcançados constitui-se a grande carência das empresas, em geral. 
Esta é, exatamente, a grande lição que aprendemos daquela jovem gandula que  tornou-se – por que não? – a protagonista de um importante gol numa partida de futebol. Ela simplesmente deixou o mundo todo boquiaberto pela eficiência e ligeireza!
Surpreender o cliente! É fabuloso!!! Não só flagrá-lo positivamente no “modo de fazer” o produto ou o serviço, mas também na “data da entrega”, na qualidade excedente, na consideração em atender bem, e com foco concentrado de raio laser!
Imagine qual não é o poder disto fidelizar! Quanto não encanta! Faz qualquer um voltar para novas compras.
Até então, a expectativa de todos era de que um gandula leva, sempre,  um tempão para repôr a bola que sai do campo. É isto o que os gandulas ensinaram por décadas.   Mas não aquela garota! E graças à atitude surpreendente de agir rápido – sem auxílio de computador, sem i-Pad, sem diploma de curso superior ou MBA – ela ganhou notoriedade e fama, rodou o mundo com um ato contínuo de um ou dois segundos de duração. Um exemplo.
Está aí! Grandes lições são singelas e profundas.... e até mesmo uma simples gandula pode ensiná-las para quem quer, de fato, aprender!
artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 14/05/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.
Por:Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade.

sábado, 21 de abril de 2012

Canal Navegável


CANAL NAVEGÁVEL CRUZA (POR CIMA!) RIO ALEMÃO


Pontes navegáveis são construções raras de se encontrar no mundo – o que já faz de qualquer uma atração imediata. Se estivermos falando da maior do planeta então, o encanto se multiplica. Localizada na Alemanha, a Wasserstrassenkreuz possui a estrutura de um aqueduto – como o da Lapa, no Rio de Janeiro –, mas foi projetada para ser cruzada por grandes embarcações.
Inaugurada em 2003 e medindo um total de 920 metros de comprimento, a maior ponte navegável já feita pelo homem conecta dois canais – o Elbe-Havel e o Mittelland – ao passar por cima do rio Elba, um dos mais importantes da Europa, próximo à cidade de Magdeburg.
Centenários, os canais eram ligados antigamente por uma passagem complicada que se estendia por 12 km. Por conta disso, o planejamento para conectá-los começou há quase um século, mais precisamente em 1919. As obras chegaram a ser iniciadas em 1938, mas tiveram de ser interrompidas por conta da Segunda Guerra Mundial.
Somente após a reunificação da 

Alemanha, a construção pôde ser efetivamente retomada. A um custo de € 500 milhões, ela começou em 1997 e consumiu impressionantes 24 mil toneladas de aço e 68 mil m³ de concreto. O investimento valeu a pena: a moderna conexão dos canais representa uma economia anual de bilhões de euros para a Alemanha, uma vez que é por esta via que o porto fluvial de Berlim liga-se ao Reno, mais importante rio de toda a Europa.


domingo, 15 de abril de 2012

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Os Tres Filtros De Socrates


NA ANTÍGA GRÉCIA, SÓCRATES, FOI FAMOSO POR SUA SABEDORIA E PELO GRANDE RESPEITO QUE PROFESSAVA A TODOS.
UM DIA, UM CONHECIDO SE ENCONTROU COM O GRANDE FILÓSOFO, E LHE DISSE: _ Sabe o que escutei sobre teu amigo ?
Espera um minuto, replicou Sócrates. Antes que me diga qualquer coisa, quero que passes por um pequeno exame. Eu o chamo de exame do triplo filtro. - Triplo filtro ? , perguntou o outro .
- Correto, continuou Sócrates. Antes de que me fale sobre meu amigo, pode ser uma boa idéia filtrar três vezes o que vai dizer. É por isso que o chamo de “Exame do triplo filtro ”
  • O primeiro filtro é a VERDADE. Está absolutamente seguro de que o que vai me dizer é certo ?
_ Não, disse o homem, realmente só escutei sobre isso e ...
_ Bem, disse Sócrates, então você realmente não sabe se é certo ou não.
  • Agora me permita aplicar o segundo filtro, o filtro da BONDADE. É algo bom o que vai me dizer de meu amigo ?
_ Não, pelo contrário …
_ Então, deseja me dizer algo ruim dele, porém não está seguro de que seja certo.
  • Mesmo que agora eu quizesse escutá-lo, ainda não poderia, pois falta um filtro, o filtro da UTILIDADE. Me servirá de algo, saber o que você vai me dizer do meu amigo ?
_ Não, na verdade não.
_ Bem, concluiu Sócrates. Se o que desejas me dizer não é certo, nem bom e tão-pouco me será útil, ... porque eu iria querer saber ?
Use este triplo filtro cada vez que ouvir comentários sobre alguns de seus amigos próximos e queridos.
A amizade é algo inviolável. Nunca perca um amigo por algum mal entendido ou comentário sem fundamento. 

sábado, 31 de março de 2012

Brasil descarta corretamente 94% das embalagens de agrotóxicos

Embalagens descartadas incorretamente contaminam o solo e podem causar doenças nos agricultores, como câncer. Logística reversa é uma forma de evitar esses efeitos.

BRUNO CALIXTO



A experiência brasileira no campo mostra que é possível resolver um problema complicado, e serve de exemplo para vários setores que vão precisar implantar sistemas de logística reversa. Estamos falando do descarte das embalagens de agrotóxicos, um material necessário nas grandes lavouras e que, se não for destinado corretamente, pode causar sérios danos ao ambiente e à saúde.

Essa experiência está sendo colocada em prática pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), uma organização que agrega os principais elos da produção agrícola no campo, desde associações de agricultores até os fabricantes de agrotóxicos. Segundo dados do instituto, cerca de 94% das embalagens de agrotóxicos colocadas no mercado foram devolvidas para a indústria e tiveram destinação final correta.

O instituto foi criado para que as empresas que produzem agrotóxicos conseguissem cumprir a legislação, que obriga a destinação correta dessas embalagens. Segundo o pesquisador doutor da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Morandi, a iniciativa tem obtido êxito. "O Brasil atualmente é o líder mundial em recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, atingindo alta porcentagem de recolhimento", diz, comparando com projetos similares em outros países, como os Estados Unidos, que não têm os mesmos resultados.

Chamados de defensivos agrícolas, os agrotóxicos são utilizados nas lavouras para matar pragas e doenças das plantas, e evitar que insetos e animais destruam uma plantação. Os agrotóxicos foram popularizados nas lavouras como uma das inovações trazidas pela chamada "Revolução Verde", uma série de técnicas agrícolas que melhoraram muito a produtividade no campo e firmaram a importância do agronegócio no mundo - só para se ter uma ideia, a exportação de produtos agropecúarios, como soja ou carne, é hoje a principal fonte de renda na balança comercial brasileira. Mas se as técnicas agrícolas possibilitaram aumentar a produção, elas também têm um efeito coletaral. 


O uso irresponsável de agrotóxicos pode contaminar o meio ambiente e trazer sérios prejuízos à saúde. As pessoas mais expostas a problemas são os próprios produtores, quando aplicam o produto sem proteção, ou quando reutilizam de forma inapropriada as embalagens de agrotóxicos.

Segundo o inpEV, essa realidade está mudando. O instituto foi criado para fazer a logística reversa das embalagens. A logística reversa é um conceito que diz que as empresas responsáveis por colocar um produto no mercado também devem se responsabilizar pela forma como esse produto é descartado. Ou seja, assim como é de responsabilidade da indústria do papel criar meios para que as pessoas possam reciclar o papel, a indústria dos agrotóxicos é responsável pelo descarte das embalagens utilizadas.

João Cesar Rando, presidente do instituto, afirma que o projeto já recolheu, nos dez anos de funcionamento, mais de 200 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos. Em porcentagem, isso faz do Brasil um dos mais avançados na área, já que o país consegue dar um destino adequado a 94% das embalagens de agrotóxico colocadas no mercado. Só em 2011, foram 34 mil toneladas de embalagens.
Após o uso do agrotóxico, o agricultor é obrigado a descartar as embalagens em uma das unidades existentes para recolhimento. Hoje, há 425 unidades que recebem o produto, em quase todos os Estados do país - apenas o Amapá ainda não conta com uma unidade. Nas unidades, a maior parte das embalagens, cerca de 92%, passa por um processo de limpeza e é reciclada. As unidades aplicam uma tecnologia chamada de "tríplice lavagem" - as embalagens precisam ser "lavadas" três vezes, para reduzir o teor químico e viabilizar a reciclagem. Os 8% das embalagens não recicladas são destinados à incineração.

Rando diz que antes de se fazer a logística reversa no Brasil, os produtores e agricultores se viam obrigados a queimar as embalagens, e também era comum a reutilização delas. "Na época, a recomendação era que os agricultores enterrassem as embalagens. Isso era um grande problema para eles, que não queriam enterrar com medo de prejudicar a plantação".

O perigo do descarte incorreto é que a exposição pode causar doenças sérias, como distúrbios respiratórios, neurológicos e até câncer. Os riscos são graves. Os números mais recentes são de 2009, da Fundação Oswaldo Cruz, que mostram que mais de 180 pessoas morreram no ano por intoxicação de agrotóxicos. No total, foram 11.641 casos, o que faz dos agrotóxicos a segunda principal causa de intoxicação do país, atrás apenas de intoxicação por medicamentos.

O descarte correto reduz drasticamente esses riscos, e também mostra para a sociedade que é possível fazer a logística reversa dos produtos - nos debates da formulação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, empresas de vários setores argumentavam que criar um sistema para recolher embalagens aumentaria os custos para as empresas, e esse aumento seria repassado ao comsumidor. "No nosso setor, está ocorrendo queda de preço dos produtos. Ou seja, mesmo com a criação de um sistema de logística reversa, os preços não subiram. De toda forma, a logística reversa é lei e tem que ser cumprida. É uma responsabilidade compartilhada: cada elo da cadeia produtiva faz a sua parte", diz Rando.
Por Bruno Calixto _ Revista Época

terça-feira, 13 de março de 2012

segunda-feira, 12 de março de 2012

Ser Uma Referência

Profissionais reconhecidos pelo mercado como os melhores de sua área revelam os segredos que eles só contam aos bons amigos.


Líder de verdade
Um profissional se torna referência para seus pares e subordinados quando sua causa passa a fazer sentido para os demais.
Há pessoas que nascem com uma causa. Um ideal que surgiu a partir de uma realidade e que gerou uma vontade de mudar. A partir de então, sua jornada ganha um novo significado, e suas decisões e atitudes, um novo sentido. 
Essa pessoa se torna um líder quando sua causa passa a fazer sentido para outros indivíduos e seus conhecimentos o tornam alguém digno de confiança e respeito de seus contemporâneos. Um verdadeiro líder se mantém fiel ao seu impulso original de mudar e fazer diferente. A legitimidade para liderar está na capacidade de exercitar a crítica, de analisar a realidade a partir de seus valores, de aproveitar a oportunidade para fazer valer a sua visão de mundo. 
O que mantém um líder no seu posto não são seu conhecimento e sua competência, mas, principalmente, o impulso original que o levou a concluir pela causa. Essa é a fonte de sua energia, de sua coragem e criatividade. É nisso que seus liderados confiam, porque o líder age by the soul, razão interna, e não apenas by the book, razão externa. Descubra sua causa. Acredite no seu potencial de mudar."
Ricardo Guimarães, presidente da Thymus Branding: "Um verdadeiro líder faz a diferença"
1 Mundo comum 
É o ambiente que o personagem ou herói conhece bem, a zona de conforto. É a vida cotidiana e suas atividades: a casa, o trabalho, a escola, a academia. 

2 O chamado da aventura 
É o ponto quando o herói se dá conta de que as coisas à sua volta vão mudar. É o mesmo que um profissional que se vê obrigado a sair da mesmice. 

3 Recusa do chamado 
O personagem recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura. Geralmente, porque tem medo. Logo, porém, vem uma motivação desconhecida. 

4 Palavra do mentor
É quando o herói encontra o mentor, que o convence a aceitar o chamado e passa a ser o responsável pelo desenvolvimento de suas habilidades. 

5 Travessia do limiar
Ponto no qual a pessoa deixa os limites conhecidos de seu mundo e se aventura em um ambiente novo, desconhecido e perigoso. 

6 Aliados e inimigos 
Quando entra no novo mundo, o herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos. Assim, ele aprende as regras desse ambiente.

7 Fronteira de perigo 
O herói tem êxito nas provações e segue a jornada. Ele chega, então, a outra fronteira: um lugar mais perigoso, onde está o objeto de sua busca. 

8 Provação difícil 
A maior situação de crise da aventura. É o momento de maior tensão, que pode pôr tudo a perder ou definir o êxito da jornada do herói. 

9 Recompensa ou elixir 
O herói enfrentou seu maior desafio, se sobrepôs ao seu medo e obtém uma recompensa (que pode ser metafórica): o elixir. É hora de regressar. 

10 O caminho de volta 
O caminho de volta é onde começa o terceiro ato da trajetória. O herói ainda está no mundo novo e corre perigo. Os inimigos estão de olho. 

11 Ressurreição do herói 
Outro teste no qual o herói enfrenta a morte e deve usar tudo que foi aprendido. Essa etapa é uma espécie de exame final, a última provação. 

12 Regresso com o elixir
A volta para o ambiente original. Metáfora para o líder que aprendeu algo novo e agora tem a chance de dividir o conhecimento que detém.
Extraído da Revista VocÊ Sa.