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"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Quanto custa a qualidade?



Quanto custa a qualidade?

 
Alguns gestores acreditam que a qualidade custa muito caro e que, na maioria das vezes, os investimentos feitos em melhorias de processos, certificações, aquisição de ferramentas e outros não trazem o devido retorno.

Creio não haver dúvida de que quando produzimos comqualidade a empresa tem uma melhor atuação no mercado consumidor, aumenta a suacompetitividade, trabalha com preços mais estáveis, consegue ganhar a confiança e a fidelidade de seus clientes

Mas, apesar de todos esses benefícios que a qualidade proporciona, existe o questionamento sobre os benefícios advindos dos investimentos voltados para ela, principalmente quando a questão é calcular o seu retorno, cujos ganhos não podem ser calculados monetariamente em curto prazo, ainda mais quando este retorno significa a sobrevivência da empresa em longo prazo.

As iniciativas em prol da qualidade em uma organização podem ser denominadas de custos da qualidade. Estes custos podem ser divididos em categorias, conforme a seguir:

* Custos para a avaliação da qualidade:
São os custos relacionados à inspeção ou demonstração da qualidade. Por exemplo: os custos para o estabelecimento de padrões para produtos e processos; os relacionados à analise de conformidade de peças e insumos; para o estabelecimento de processos de ensaio, inspeção e teste e para o próprio controle dos processos.

São os destinados a evitar o aparecimento de problemas. Em algumas empresas são difíceis de serem justificados, pois segundo a cultura de apagar incêndios, é mais fácil calcular o quanto custa uma hora de produção parada do que a economia proporcionada pela manutenção feita e que evitaria que ela parasse. 

Caracterizam-se pelos destinados aos programas e meios em vistas a preservar a qualidade emtodo o ciclo de vida do produto e em todos os aspectos da organização. 

Podem ser inclusos custos tais como: acompanhamento de produtos em campo; implantaçãoe manutenção de sistemas de qualidade; análise de reação de clientes; desenvolvimento de estudos de mercado; monitoramento do mercado e dos concorrentes; auditorias nos processos e nos fornecedores; qualificações.

* Custos com informações:
O tratamento de informações representa um custo também em relação à qualidade. Nesta categoria podem ser contabilizados os gastos relativos à seleção, coleta e organização das informações; desenvolvimento de análises; aquisição e manutenção de sistemas (soft e hard) de informações gerenciais.

São despesas destinadas a comprovar para os clientes ou para órgãos reguladores a conformidade dos produtos ou serviços com padrões e normas. São inclusos os custos com certificações, tanto voluntárias quanto compulsórias relativas ao produto, compatibilidade eletromagnética, atendimento à legislação ambiental, conformidade com padrões de desempenho energético e outros.

O leitor, ao ver esta categorização, pode pensar realmente que a qualidade custamuito caro, que temos muitas despesas. Porém, estes investimentos são destinados a evitar um outro tipo de custos: os da má qualidade.

Estes gastos são relativos à produção de defeitos, pois o cliente não paga por produtos defeituosos. Também estes custos estão relacionados às perdas, erros e falhas; paralisações e atrasos decorrentes de quebras, demoras e estoque emprocesso; perdas de eficiência e diminuição do rendimento; retrabalhos; reprocessamento e reinspeção de lotes; excesso de controles; custos de reposiçãode produtos; da busca pela origem dos problemas.

Estes custos são mais fáceis de serem medidos que os da qualidade. E existem empresas que até mesmo prevêem em seus orçamentos este tipo de despesas. 

Porém, o que não podemos esquecer em relação aos custos da má qualidade são aqueles relacionados ao longo prazo da organização, e que nem sempre damos atenção, tais como: o da imagem; para recuperar o cliente perdido; a perda da credibilidade e da reputação da empresa.

Podemos afirmar aos leitores que por mais que se invista em qualidade, ela ainda assim continuará sendo um preço muito baixo a pagar em relação ao impacto negativo que sua falta trará aos negócios.

(Por: Emanuel Edwan de Lima)

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Por que a Logística é importante nas organizações?

Por que a Logística é importante nas organizações? (artigo)

Resumo
Este artigo irá relatar a importância e o crescimento da logística nas organizações. Sabemos que não há como uma empresa sobreviver sem a existência da atividadelogística, pois a organização para ter sucesso em suas operações necessita de um bom nível de serviço logístico para viabilizar a aquisição de matéria-prima e a entrega dos produtos aos clientes. Apresenta opiniões de autores renomados na área de Logística como forma de fundamentação das idéias expostas. Um dos resultados mais importantes deste estudo é a compreensão da importância logística para as empresas, concluindo que a empresa sem a logística estará indo em direção ao fracasso. 
Palavras chave: Logística; Empresas; Operações; Estratégia.

1.Introdução 
De acordo com Olívio (2013, p.15), a logística existe desde os tempos mais antigos. Nas guerras, líderes militares desde os tempos bíblicos já se utilizavam da logística.

As batalhas eram longas e nem sempre ocorriam próximas de cidades ou centros de abastecimento. Por isso, era preciso que as tropas carregassem tudo o que iriam necessitar e ainda se deslocassem por grandes distâncias.


Conforme Olívio (2013, p. 15), a logística trata de planejamento, organização, controle e realização de tarefas associadas à armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços.

 2. A evolução da logística nas empresas 

A posição em que a Logística se encontra atualmente, é bem diferente da logística de alguns anos atrás, onde as atividades desta área eram limitadas apenas a um simples setor, de forma isolada e sem visão estratégica de mercado. 

Conforme Ballou (2014, p. 18), as atividades de transporte, estoques e comunicações iniciaram antes mesmo da existência de um comércio ativo entre regiões vizinhas. Hoje as empresas devem realizar estas mesmas atividades como uma parte essencial de seus negócios a fim de prover seus clientes com os bens e serviços que eles desejam.

O ganho de destaque nas organizações começou a partir do momento em que foram observados os ganhos de redução de custos que o bom gerenciamentologístico proporciona para as empresas.

De acordo com Fleury et al. (2012), um grupo de mudanças econômicas vem transformando a visão empresarial sobre logística, que passou a ser vista não mais como uma simples atividade operacional, um centro de custos, mas sim como uma atividade estratégica, uma ferramenta gerencial, fonte potencial de vantagem competitiva.

3. Considerações finais
Atualmente para as empresas modernas, a logística deixou de ser um simples setor que resolve problemas, e passou a ser a mais importante área empresarial para dar sustentação às operações mais importantes e decisivas da empresa.

A visão das empresas em relação à Logística transformou-se num processo que não se limita ao passado, mas caminha em direção a uma constante evolução mercadológica, através de uma visão mais estratégica.

Por tanto, a logística é importante nas organizações, por proporcionar operações de forma completa e eficaz, visando melhoria contínua nos processos e a constante redução de custos das empresas.

Referências
OLÍVIO, Rodolfo L.F. Logística na cadeia de suprimentos: Técnicas, ferramentas e conceitos / São Paulo: Saint Paul Editora, 2013.
BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física- 1. Ed. – 29. Reimpr. – São Paulo: Atlas, 2014. 
FLEURY, Paulo Fernando (Org.) et. al. Logística empresarial: a perspectiva brasileira / 1 ed. – 15 reimpr. – São Paulo: Atlas, 2012. – Coleção COPPEAD de Administração.



FONTE:
Artigo de Jannieli Moraes Lima (jannielimoraes@hotmail.com) .

http://www.modais.com.br/por-que-logistica-e-importante-nas-organizacoes/

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

SELEÇÃO E INTEGRAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS NOVOS

Processos falhos de seleção de pessoas é um câncro corporativo.

A pergunta do dia – para não perder o antigo hábito – é: “Como ocorre a seleção de novos colaboradores na sua empresa?”

Há um ditado em gestão que diz: “Demita rápido. Contrate devagar”. A inversão nesta ordem causa problemas em quase 100% das vezes.

A pressa frequentemente nos faz passar por cima de etapas importantes do processo de contratação.

- “Precisamos de gente, rápido!”

É comum ouvir gerentes emitirem esse clamor. E o que vemos acontecer depois? Ahhhhh! Problemas, inépcia, reclamações e, por fim, revolta, insatisfação de ambas as partes...

O resultado da lambança sempre é, e será, tempo jogado fora, pessoas desajustadas ao perfil almejado e muita... muita dor de cabeça.

Bom mesmo é contar com a parceria de uma empresa especializada em recrutamento e seleção. Mas se você insiste em fazer o processo in company, reveja as suas regras de contratação e, principalmente, planeje uma ótima integração e acompanhamento da sua força de trabalho.

Aqui está um item chave: aintegração

Não significa apenas passar um filme institucional, dar uma sacola de folders e produtos da sua empresa ou contar a maravilhosa e heroica história de sua fundação. Mas, após tudo isso, integrar é treinar o funcionário novo, mostrar os processos aos quais ele se integrará.

Ponha à cabeça do seu RH alguém que seja pratico e objetivo.

Evite alguém com perfil romântico e sonhador, desses que apenas falam muito coisas incríveis, mas que nada sabe sobre “como fazer”. 

Essa gente romântica não merece ter em mãos a área mais importante de todas, que são as pessoas.

Por fim, por favor e por caridade, não contrate gente para jogar aos leões e depois cobrá-las sem dó. Dê acompanhamento e sobretudo feedback constante sobre como eles estão indo. Reforce acertos e corrija falhas com paciência e objetividade.

Isto sim fará de você um gestor. E depois um líder.

por: ABRAHAM SHAPIRO
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome"