Páginas

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

10 filmes que vão inspirar você na busca pelo sucesso

Em certos momentos, os filmes podem funcionar como um forte agente motivacional e nos impulsionar
"Compramos coisas de que não precisamos com o dinheiro que não temos para impressionar pessoas das quais não gostamos" (Clube da Luta).
Quem nunca se sentiu diferente após uma ida ao cinema? Assim como livros, filmes têm a capacidade de nos tocar de modo tal que até chegam a influenciar decisões de nossas vidas pessoais e profissionais.
Em certos momentos, os filmes funcionam como um forte agente motivacional e podem assim nos impulsionar na direção do sucesso.
O site americano Lifehack selecionou dez filmes que prometem "ajudar você a se dar bem".
Confira abaixo:

1. Clube da Luta (1999): materialismo e desapego
O primeiro filme escolhido, "Clube da Luta", de David Fincher, oferece mais de uma lição sobre sucesso. Ele pode ser visto várias vezes e em cada uma delas você conseguirá reconhecer um ensinamento importante. Deles, os dois que mais se destacam são materialismo e desapego emocional. De acordo com o personagem Tyler Durden, O Clube da Luta é sobre se libertar das correntes da vida moderna, que "aprisiona e castra" você, ao estar disposto a gerar e sentir dor e risco de morte. Ao ver o filme, vá com calma. Não vá sair por aí repetindo tudo a que assistir lá (quem já viu, sabe do que estamos falando!). Nesse caso, é fundamental ler as entrelinhas e saber pinçar os ensinamentos dispersos no meio do enredo, certas vezes, caótico.
2. O Homem dos Músculos de Aço (1977): auto-confiança e auto-afirmação
Ao contrário do que parece, "O Homem dos Músculos de Aço" não é destinado para os amantes do fisiculturismo apenas. Ao compartilhar sua mentalidade, atitude e crenças pessoais, Arnold Schwarzenegger faz do documentário uma grande inspiração para aqueles que querem desfrutar o poder que é ter auto-confiança e auto-afirmação.
3. O Segredo (2006): atitude positiva
O Segredo é baseado no filme "The Law Of Attraction" (que, por sua vez, é uma versão do livro de mesmo nome). Ainda que muitas pessoas mantenham um posicionamento cético em relação às leis da atração, o filme traz uma mensagem bastante positiva sobre a vida e mostra que uma mudança de pensamento pode levar a uma vida melhor. Por isso, "O Segredo" é perfeito para aquelas pessoas que estão precisando de inspiração e motivação.
4. A Rede Social (2010): exercício do direito
O nome Marck Zuckerberg lhe é familiar? Provavelmente, sim. "A Rede Social" é um filme que mostra a trajetória do fundador do Facebook e que inspira qualquer pessoa a se sentir merecedora do sucesso. A trama mostra ainda alguns dos inconvenientes que um profissional bem sucedido enfrenta, como traição e armadilhas legais.
5. Sim, Senhor (2008): oportunidade
Qualquer um pode se divertir com essa comédia. Carl Allen, interpretado por Jim Carrey, é um profissional não realizado que vive uma vida mediana. Após participar de um seminário de auto-ajuda, sua vida tem uma interessante reviravolta. Esse filme mostra o poder da palavra "sim" e leva a uma reflexão sobre as oportunidades que você pode ter perdido ao dizer "não".
6. Sem Limites (2011): colocar as coisas em prática
Nesse longa, Bradley Cooper interpreta um escritor que passa a vida procrastinando até ser apresentado a uma nova droga, quando então começa a ter iniciativa e a progredir. Não. Esse filme não á uma apologia ao mundo das drogas, no entanto ele vai despertar em você a vontade de produzir resultados e, sobretudo, fazê-lo pensar sobre todas as coisas que poderia estar fazendo com sua vida.
7. O Lobo de Wall Street (2013): impulso e prosperidade
Polêmico. Politicamente incorreto. Não é uma aula sobre o que fazer. Mas esse filme tem a capacidade de fazer você reavaliar sua vida atual e suas metas. Baseado na história real de Jordan Belfort, "O Lobo de Wall Street" mostra que há coisas que o dinheiro não compra. Além disso, é impossível assistir a esse enredo sem se sentir instigado pela atuação de Leonardo DiCapprio.
8. As Palavras (2012): mereça seu trabalho
Outro filme no qual Bradley Cooper aparece num papel de um escritor que enfrenta problemas com sua produção literária. "As Palavras" demonstra como pode ser difícil lidar com o sucesso, ao ponto de fazer você desistir ou até a copiar o trabalho de alguém. Esse filme certamente vai inspirá-lo a fazer o melhor que pode com o que tem.
9. À procura da Felicidade (2006): determinação
Outro que é baseado em uma história real. Will Smith interpreta um vendedor que é abandonado pela mulher e chega a morar nas ruas com o filho. Esse filme emocionante irá provar que nunca podemos desistir de nós mesmos e muito menos deixar que as circunstâncias destruam nossos sonhos.
10. Gênio Indomável (1997): competência e capacidade
"Gênio Indomável" é um filme comovente, que contém grandes conversas entre os personagens Will Hunting (Matt Damon) e Sean Maguire (Robin Williams). Esse longa-metragem é para aquelas pessoas que têm algum talento, mas não se acham dignas de sucesso. Ele vai inspirar você a mostrar que é competente.

 E você: tem alguma sugestão? Deixe nos comentários.
Fonte:
http://administradores.com.br/noticias/carreira/10-filmes-que-vao-inspirar-voce-na-busca-pelo-sucesso/90087/

domingo, 11 de maio de 2014

O cargo mais importante do mundo!

Nãoé apenas um trabalho, provavelmente é o trabalho mais importante do mundo. Com certeza é muito mais que isso.
Nesse vídeo, genialmente produzido por uma agência de publicidade americana, foi feita uma das brincadeiras mais sérias que eu já vi. 

A agência divulgou em jornais e na internet uma suposta vaga de “Diretor(a) de Operações” e depois realizou entrevistas gravadas com os candidatos, justamente para registrar a reação dos mesmos ao ouvirem as exigências requeridas para o cargo.
A vaga, na verdade, descrevia a função de MÃE e todas obrigações que esse “cargo” exige, mas é claro que isso não foi informado na oferta da vaga e nem na entrevista.
Vale a pena ver as expressões de choque e as reações incrédulas dos candidatos ao ouvirem a proposta de trabalho de diretor de operações:
Imagine um cargo em que você trabalhe em pé a maior parte do tempo (ou o tempo todo), constantemente curvado, exigindo de você um alto nível de energia, você terá que trabalhar 135 horas por semana; basicamente 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem intervalos. 

Você irá passar a noite em claro cuidando dessa pessoa; você irá trabalhar em um ambiente caótico; você terá que abrirmão da sua vida pessoal; você não terá mais férias ou feriados; você não receberá remuneração alguma por isso.

Você pode almoçar, mas precisa orientar seus funcionários enquanto almoça

Uma atividadeonde o poder de negociação e relacionamento interpessoal são imprescindíveis, também exige graduação em medicina, finanças e gastronomia, ser atencioso, durante todo o dia e toda a noite e ser apto a trabalhar em um ambiente caótico.

Dedicar a sua vida: sem férias, onde as datas comemorativas terão uma maior carga de trabalho, sem noites de sono, 365 dias por ano. Isso tudo trabalhando de graça, sem nenhuma remuneração, porém, as conexões significativas e a sensação que te dá ao poder ajudar, são IMENSURÁVEIS.

Imaginem alguém ouvindo isso numa entrevista de emprego! E, ao mesmo tempo, ouvindo que esse é o trabalho mais importante que se pode executar, mas pelo qual não será remunerado.
Pois é exatamente isso que as mães fazem. Elas atendem todas essas demandas, se viramnos 30 e dão conta do recado,  e tudo isso pela certeza de que estão fazendo o trabalho mais lindo, mais importante e mais recompensador que pode existir: o de criar filhos.

Assistam ao vídeo e, como eu disse, lavem a alma. Vale à pena! Se deixe levar pela emoção.

O que você acha dessa proposta? Sabia que neste exato momento existem bilhões de pessoas ocupando este mesmo cargo e, provavelmente, sendo as pessoas mais amadas e felizes? E que todos no mundo já utilizaram os serviços dessas pessoas?


Se ainda não identificou quem seja, vai mais uma dica: Essa pessoa te trouxe ao mundo!
Mãe, parabéns pelo seu dia!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

InfraEstrutura - Nosso principal Desafio

O cenário econômico positivo no Brasil que provocou o aumento do consumo interno e gerou novos negócios. Os desafios logísticos, pelo contrário, continuam a exigir do empresariado brasileiro soluções paliativas para não comprometer a saúde financeira de suas companhias.

As deficiências da infraestrutura logística brasileira permeiam todos os setores de transporte. Rodovias, portos e aeroportos sofrem com a falta de investimento, afetando a demanda e elevando os gastos. De acordo com o Banco Mundial, o custo da logística no Brasil equivale a 20% do PIB, o dobro dos países ricos.
Além disso, a lei 12.619, de normatização da função de motorista, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 30 de abril de 2012 e já em vigor, certamente trará aumento nos custos das operações. De acordo com a norma, cada viagem terá um valor adicional gerado pelas acomodações e alimentação do trabalhador. O impacto da legislação nos custos do transporte deverá ser de até 26%. Para setores específicos, o percentual pode chegar a 40%. Estes custos serão sendo repassados para os clientes no valor do frete, criando um efeito dominó que afetará toda a cadeia e, consequentemente, o consumidor final. Segundo dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística (Setcergs), os reajustes podem ficar entre 10% e 20% para o frete convencional.
O setor de transporte rodoviário, responsável por 76% da mercadoria que transita no País, atinge praticamente todos os pontos do território nacional, mas, por outro lado, é o que apresenta preços de frete mais elevados. Embora ofereça baixos custos fixos, os variáveis são mais altos, podendo ter alteração de acordo com questões que estão na esfera pública. Alguns dos exemplos são os valores do combustível e da manutenção das vias.
A qualidade e o custo de um produto são características decisivas para as escolhas de compra dos clientes. Mas a equação não para por aí: inovação, sustentabilidade, relação de parceria e, claro, a logística são fatores que têm cada vez mais influência nas relações comerciais.
Sem logística adequada não se garante que os produtos cheguem aos clientes com qualidade e no tempo certo. 
O maior de todos relacionados à logística no Brasil é, sem dúvida, a infraestrutura. Ainda há um longo caminho a ser percorrido para que se tenha maior disponibilidade e eficiência na circulação de mercadorias por meio dos modais rodoviário, ferroviário, dutoviário,  fluvial e marítimo.
As ferrovias, a cabotagem e as hidrovias fluviais são importantes no sistema logístico de um país de proporções continentais como o Brasil, e, por isso, esses modais precisam ser rapidamente desenvolvidos, mediante a ampliação e melhoria de rotas e canais expressos. Nossa malha ferroviária, por exemplo, atende, hoje, apenas cerca de 30 mil km e está concentrada em poucos estados (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul). Nos Estados Unidos, para efeito de comparação, a malha ferroviária ultrapassa 200 mil/km, e o transporte ferroviário é o mais utilizado.
Resultado das limitações de infraestrutura no Brasil, ainda é grande a dependência do modal rodoviário, que representa mais da metade (65%) das operações logísticas, ao passo que, nos Estados Unidos, por exemplo, esse modal representa apenas 25% das operações.
Quando falamos em hidrovias, o cenário também é complexo. O principal gargalo é a falta de investimento em infraestrutura portuária nos rios, a exemplo do polo da Zona Franca de Manaus. Já os portos para exportação e cabotagem, como Santos (SP), Rio de Janeiro, Rio Grande (RS) e Aratu (BA), têm como limitação a infraestrutura de acesso, áreas retroportuárias e capacidade dos terminais portuários
Nesse cenário, diversas medidas são necessárias para o fortalecimento da cadeia logística como um todo. Temos que assumir uma postura proativa. O Brasil precisa investir em infraestrutura em todos os modais.  A equação dos portos, a acessibilidade intermodal (os produtos chegam aos portos por meio de rodovias e/ou ferrovias), a ampliação e modernização das ferrovias, a qualidade e as condições das estradas são pontos fundamentais.
As perspectivas para o cenário logístico brasileiro são positivas a médio e longo prazos. Mas a postura do setor empresarial deve ser, sobretudo, proativa e, por que não, criativa. Temos que participar de discussões, influenciar na direção correta e contribuir para abrir cada vez mais caminhos que favoreçam o desenvolvimento.
A movimentação das riquezas produzidas em um país continental exige infraestrutura, tecnologia, qualificação profissional e muito investimento. Necessitamos de uma infraestrutura logística, no mínimo, adequada às dimensões da nossa nação.   

sábado, 5 de abril de 2014

GeringonçaS & GambiarraS

Seja em casa ou na empresa, famoso jeitinho brasileiro deve ser evitado para garantir a segurança de todos.
Elas são funcionais e quase irresistíveis, mas as famosas gambiarras, que surgem com o intuito de serem provisórias, tornam a solução do problema por tempo indeterminado.
Esse “jeitinho brasileiro”, além de não resolver o problema de fato, se mal realizadas, podem causar graves acidentes.

Confira alguns casos com os quais os improvisos podem resultar em problemas, mas lembrem-se: Não convém correr riscos. Enquanto isso vamos nos divertir com algumas imagens:

















quarta-feira, 12 de março de 2014

Mundial SA - Breve Histórico

                                      É inegável o prestígio das marcas Mundial; Eberle; Hercules e Impala  em mercados tão específicos e marcados por avanços constantes de desempenho e tecnologia
Abaixo um breve resumo da MUNDIAL SA  PRODUTOS DE CONSUMO; Empresa 100% BRASILEIRA que surgiu da unificação de dois grandes grupos - a Eberle, fundada em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, em 1896, e a Zivi-Hercules que iniciou suas atividades em Porto Alegre, em 1931. Desde o final de 2003, a denominação do grupo passou a ser Mundial SA Produtos – Produtos de Consumo
                               

Tudo começa em abril de 1896, com a fundação da Eberle S/A por Abramo Eberle, filho de imigrantes italianos radicados na Serra Gaúcha.  

Abramo Eberle. Foto: Studio Geremia, divulgação
Neste período, começa a fabricação de lamparinas.  Após 22 anos, em 1918 a Abramo Eberle & amp; Cia iniciou a fabricação de talhares, objetos de cutelaria e pertences para a mesa. Entre 1923 e 1925, a empresa começou a fabricação de peças forjadas, lâminas para facas, espadas e espadins para as Forças Armadas. Neste mesmo período, também foi inaugurada a fábrica de botões de pressão e rebites ocos, além da fabricação de artigos sacros.  

Na foto abaixo, aparecem funcionários e diretores da Metalúrgica Abramo Eberle, hasteando a bandeira nacional, nas comemorações cívicas da Semana da Pátria de 1943. Ao fundo, está o prédio da Fábrica 1 em construção, e à sua esquerda, a residência da família Eberle.

Abaixo, a seção de tornos e máquinas automáticas da Metalúrgica Abramo Eberle em 1945. Em destaque, o torno de revólver, à direita na foto.

Foto: Studio Geremia, divulgação

Em 1930, Paulo Zivi, descendente de imigrantes alemães, começa a produzir artigos de cutelaria em Porto Alegre. Este importante fato, que ocorre paralelo à história da Eberle, mais tarde influenciaria no rumo dos negócios. A Zivi, em 1936, cria a Hercules, uma das primeiras fabricantes de talhares finos em aço inoxidável da América Latina. Em 1951, foi desenvolvido o primeiro alicate de cutícula, hoje o produto líder de venda da Mundial S/A. Enquanto isso, a Eberle seguiu sua trajetória: em 1966, transformou-se em empresa de capital aberto e, em 1974, começou a produzir botões, ilhoses, rebites e fivelas visando o mercado têxtil.

Em 1985, a Zivi-Hercules adquiriu a Eberle, nascendo o grupo Zivi-Hercules-Eberle. Em 2003, com a unificação operacional de Zivi e Eberle, a empresa passa a se chamar Mundial S/A Produtos de Consumo, atualmente com cinco divisões: Eberle Fashion, Personal Care (Mundial e Impala), Gourmet, Hidrolazer e Mundial Creative.



Resumo
1896
- Fundação da empresa por Abramo Eberle em 02/04/1896. chamava-se: Abramo Eberle & Cia (pequena funilaria) e mais tarde: metalúrgica Abramo Eberle Ltda.
1907
- Início da fabricação de artigos para montaria.
1918
- Início da fabricação de talheres, cutelaria e pertences para mesa e cozinha.
1920
- Começa a fabricação de artigos sacros com grande sucesso por longos anos.
1928
- Início da produção de botões de pressão e rebites destinados à indústria de
vestuário e do calçado.
1940
- A empresa começa a fabricar motores elétricos para seu uso e para terceiro.
1947
- Início da fundição de ferro e da produção de tesouras, facas, espadas,
máquinas de uso domésticas e estampados convencionais.
1966
- A Eberle transformou-se em empresa de capital aberto e inicia a construção do
parque industrial de São Ciro, em Caxias do Sul, num terreno com área de 427 mil m2.
1968
- Inauguração da fábrica destinada exclusivamente à produção de motores
elétricos com área
construída de 30.000 m2.
1974
- Inauguração da fábrica destinada exclusivamente à produção componentes
metálicos ( botões, ilhoses, rebites, fivelas, argolas e outros) com área de 25.000 m2.
1982
- Implantada a mecânica de estamparia de precisão para a indústria eletroeletrônica de comunicação, automobilística e informática, neste mesmo a razão social foi alterada pra Eberle S.A.
1985
- Em 14/07/85 a Companhia Zivi-Hercules com sede em Porto Alegre assume o
controle acionário da Eberle S.A..
1988
- Construção da fábrica de fios de cobre esmaltados para a produção de motores
elétricos.
1989
- Construída mais uma unidade industrial para a produção de motores elétricos
fracionários com área de 6.000 m2.
1991
- A Eberle S.A. desativa todas as linhas de produção de consumo (tesouras,
talheres, máquinas de uso doméstico, artigos sacros, artigos para montaria, pertences
para mesa, etc...) assumidas parcialmente pela controladora Zivi - Hercules.
2003
– Concluiu-se mais uma etapa importante do processo de reestruturação da
Eberle S.A. a companhia realizou a reavaliação de seus ativos, passou pelo processo
de capitalização e finalizou alterando sua estrutura societária, incorporando a Zivi S.A.
– Cutelaria, alterando sua razão social para Mundial S.A. – Produtos de Consumo a
partir de 2004.
Com o surgimento da Mundial S.A. pode-se concluir o processo de redefinição dos
negócios da empresa, para tanto era necessário ter-se uma marca corporativa que
respaldasse cada unidade de negócio sem perder a visão de grupo portanto cada
negócio passou a ter sua marca e respectivos objetivos estratégicos e operacionais
2004
- O fato marcante e que merece destaque na condução dos negócios da Mundial
S.A, foi a venda da unidade de motores elétricos para a Metalcorte Inox Ltda. com isto
a Mundial S.A consolida a fase de desmobilização de negócios que não estavam
vinculados as estratégias de longo prazo, focada em negócios ligados a produtos de
consumo.
2005
Em de dezembro de 2005 a Companhia alienou sua participação na
distribuidora norte-americana Mundial Inc .
2006
- Em setembro de 2006 a Companhia início à operação Asiática da Mundial S/A,
através de uma “joint-venture” Mundial Co Ltd, da qual a Mundial S/A detém
indiretamente 70%. Esta operação tem como missão precípua a identificação e
gerenciamento de parceiros fornecedores bem como a distribuição de produtos com as nossas marcas tanto no mercado asiático quanto nos demais mercados em que
atuamos.
2008
– Em 28 de março de 2008, a Mundial S.A. assinou contrato de aquisição da
marca de esmaltes Impala, do Laboratório Avamiller de Cosméticos. O negócio incluiu
alem de esmaltes, batons e produtos para cabelo e corpo. 
2009
– A companhia adquiriu a participação integral em 2009, no Laboratório Avamiller
Ltda. (Avamiller), com sede em Guarulhos – SP, atua no segmento de esmaltes e
outros itens de beleza pessoal, e também a participação integral na Mundial Inc., com
sede em Walpole, Massachusetts – EUA, que atua na comercialização e distribuição
dos produtos de consumo e fashion.

2010
– A Companhia iniciou operações de varejo no mercado norte-americano,
estabelecendo, inicialmente, no sul da Florida, uma rede de 5 quiosques para venda
dos produtos da divisão de Personal Care, instalados nos principais shopping centers
de Miami e Fort Lauderdale.
Iniciou no final de dezembro, operações pela Mundial Distribuidora de Produtos e
Consumo, com sede no Rio de Janeiro, que atua na comercialização e distribuição dos
produtos de consumo e fashion, motores e demais itens de beleza pessoal.

Estratégia

A Mundial S.A. redirecionou seus negócios nos últimos 5 anos

·         Foram desenvolvidos conceitos em torno dos produtos chave da companhia;
·         O foco foi transposto das fábricas para as marcas gerando um portfólio de marcas por segmento;
·         A Mundial SA acentuou seu foco em Produtos de Consumo; 
·         Atuação em nichos de mercado de alta diferenciação; 
·         A inovação é importante como propulsora do crescimento;
·         Os negócios pouco atrativos foram desinvestidos;
·         A Mundial concentra-se na produção das linhas nas quais é globalmente competitiva;
·         Implantação do Sistema Oracle (R$ 15 milhões);
·         Mudança do modelo de Gestão Funcional para Gestão Divisional.

Plantas:










As inovações em produtos, processos e gestão de pessoas têm sido os principais alicerces na busca da liderança nos segmentos em que atua a Mundial. A perseverança associada ao conjunto de princípios e valores da empresa tem servido como uma fonte de inspiração e criatividade na busca de soluções inovadoras.
Razão social
MUNDIAL S.A - PRODUTOS DE CONSUMO
Atividade Principal
Têxtil e Vestuário
Site
Fundação
02/abr/1896

Fontes:
http://mundial-sa.com.br/
http://pt.slideshare.net/SouzaBarros/apresentao-mundial-analistas-2011
http://www.valor.com.br/sites/default/files/upload_element/10-04_mundial_bal_todos.pdf
http://www.econoinfo.com.br/comunicados/MUNDIAL/Breve-Historico-da-Empresa/1316831425453?p=3
http://wp.clicrbs.com.br/almanaquegaucho/2012/06/02/historia-mundial/?topo=13,1,1,,,13