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"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

domingo, 7 de agosto de 2011

Operários-padrão

Bactérias são seres normalmente injustiçados. Quando falamos delas, em geral é por causa de situações desagradáveis – como a agressiva variante da E.coli que infectou milhares de pessoas na Alemanha e provocou 40 mortes até o fim de junho. Mas, sem elas, não haveria vida na Terra. Mais de 10% da massa seca do seu corpo é composta por bactérias, e sem elas você não sobreviveria.
 Em cada centímetro quadrado de nossa pele, há cerca de 100 mil delas.




Colaborador: IDÉIAS – Quando sua empresa aplica as suas?


A empresa que você trabalha sempre precisa de novas ideias para se adequar aos novos conceitos que o mercado cria e você por sua vez sempre está cheio de vontade de ajudar a organização lhe passando uma montanha de ideias, mas nem sempre elas são aplicadas, não é?


E os motivos desse desinteresse por suas ideias, você sabe o que está acontecendo? É bem simples:

A ideia precisa de um projeto: Todo novo conceito criado ou inventado depende de um projeto previamente montado para que a empresa analise sua ideia e veja se lhe trará lucros, ou seja, se é viável a aplicação, portanto não fique triste se sua ideia não foi escolhida se você não montou um projeto explicando os motivos que ela deve ser aplicada. 

A ideia precisa ser estudada: Muitas vezes, por mais que você faça o melhor dos projetos para demonstrar sua ideia à empresa, ela demora algum tempo para ser aplicada, pois depende de um grande estudo para demonstrar os impactos na empresa e principalmente no comportamento de seus colaboradores.

A ideia se encaixa em um futuro esperado pela empresa: 
Muitas vezes a empresa gosta da ideia e tem resultados positivos quanto a sua aplicação na organização em geral, mas acaba por deixar a ativação para um futuro nem tão próximo, pois o novo pensamento se encaixa somente quando a empresa alcançar alguma meta ou patamar.

A ideia tem custos: Pode ser que a empresa gaste alguns Reais ou milhões deles para que a ideia seja aplicada de fato, portanto é necessário paciência para esperar pelo resultado da sua.

Portanto, a regra básica como em todas as outras atividades que você faz em uma organização é mostrar para a organização que sua ideia vai ajudar e ter paciência para esperar tudo acontecer e por muitas vezes bem devagar.

Para complementar este excelente texto de Paulinho Crivelli de “ O Colaborador

Recomendo este Fantástico vídeo sobre a origem das boas idéias e da inovação. De forma prática e ricamente ilustrada, este vídeo demonstra como uma pequena centelha criativa pode dar à luz uma fantástica inovação.
Simplesmente fascinante!


Inovação?O método é mais importante que o resultado






Quer fazer uma bicicleta perfeita? Comece (e comece logo) com uma imperfeita.



Conhecimento teórico ajuda, mas não é essencial para inovar. Experimentação prática é que é. 



Ninguém imaginava uma bicicleta assim:
Houve muita tentativa e erro até chegar lá….
Atitude experimental é o que conta.Faça rápido,erre rápido e recomece. É preciso fazer errado para fazer certo. A atitude dominante deve ser FAZER, não ficar buscando  inspiração em  princípios fundamentais antes de agir.

O livro (já clássico) que trata disso é “Serious Play” de Michael Schrage. Um livro não sobre gênios inovadores, mas sobre a mentalidade e as atitudes que levam à inovação (“Jogando pra valer” em  Português,Campus,2001).
Experimete. Prototipe. Rearranje!Tinker!
Aliás,  tecnologia e design seguem a evolução científica nisso:o método de fazer (ciência /inovação) é mais importante do que o resultado porque pode ser usado por qualquer um.
fonte:

sábado, 6 de agosto de 2011

Profissão e carreira em logística: o que faz o profissional de logística?


Um profissional flexível, disposto a trabalhar em horários alternativos e interessado no funcionamento de outras áreas da empresa é a pessoa ideal para atuar no setor de logística de fábricas, distribuidoras, atacadistas e varejistas do país.
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É o responsável pela administração de materiais e recursos numa empresa, para otimizar o uso dos espaços e reduzir o tempo e o custo de cada processo. Controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Comunica-se com fornecedores e clientes e opera sistemas eletrônicos.

Ser flexível, ter disponibilidade de horários e para viajar, gostar de trabalhar em equipes, saber outras línguas e ter conhecimentos de informática.

Atua em fábricas, canais de distribuição, como portos, aeroportos, empresas de transporte, atacadistas e varejistas.

Hoje existem cursos técnicos em logísticas, tecnólogos (graduação tecnológica) ou mesmo bacharelados na área. Ainda é possível estudar Engenharias, Administração ou Economia.


leias restante do artigo...

Mundo Das Marcas: SKF

Um rolamento é um dispositivo que permite o movimento relativo controlado entre duas ou mais partes. Serve para substituir a fricção de deslizamento entre as superfícies do eixo e da chumaceira por uma fricção de roladura. Compreende os chamados corpos rolantes, como bolas, rodízios, etc., os anéis que constituem os trilhos de roladura e a caixa interposta entre os anéis. Todos estes elementos são de aço combinado com crómio e as suas dimensões estão submetidas a um sistema de normalização.



"Você já parou para pensar na importância dos rolamentos para o mundo e seu desenvolvimento? Não. Mas a sueca SKF só pensa nisso há mais de Mas a sueca SKF só pensa nisso há mais de um século, fazendo com que máquinas, sistemas, ferrovias, caminhões e automóveis funcionem com precisão e total eficiência."


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

VOCE S/A - O Seu portal de gestao de carreira

VOCE S/A - O Seu portal de gestao de carreira


Feio é fazer bico



Você já recebeu uma crítica em público? Já esteve diante de situações de pressão no trabalho em que achou que fosse ter uma crise de nervos? Já se sentiu injustiçado diante de um pedido negado, uma negociação de aumento, por exemplo? Pare e relembre como você reagiu diante de casos assim. Nesses momentos, sua resiliência estava sendo testada.

No ambiente de trabalho, resiliência é a capacidade de resistir às pressões e às frustrações sem perder energia, sem se deformar psicologicamente. Ela é resultado da educação e da formação que recebeu ao longo da vida, desde a educação infantil às experiências acumuladas com o passar dos anos.

Diante das situações de pressão que viveu, você aprendeu a reagir, assimilar e resistir. No mercado atual, há uma escassez de jovens profissionais resilientes. Na sociedade moderna, os pais, por excesso de zelo e tempo restrito de convivência, cercaram a educação dos filhos de tanta proteção que eles não desenvolveram resiliência suficiente para enfrentar os atropelos da vida adulta.

No mercado atual, há uma escassez de jovens profissionais resilientes

É crescente entre as grandes empresas a observação da pouca resistência dos jovens às frustrações e à pressão. Como um profissional resolve a questão? Aprimorando o autoconhecimento, dedicando-se a atividades como esportes coletivos e aprendizado de trabalhos manuais ou de instrumentos musicais. Situações desse tipo contêm desafios que podem ser gradualmente superados.

Segundo a definição do dicionário Aurélio, resiliência é a "propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora da deformação. É preciso investir no armazenamento de sua energia permanente, para que você volte ao normal quando cessar a pressão".

A consciência de que sua resiliência precisa aumentar já é o primeiro passo de um caminho para ajustar seu comportamento e suas reações diante de situações duras. O que não pode mesmo, no mundo corporativo, é reagir mal e fazer bico quando for contrariado.



quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Seu pensamento é construtivo ou você é engolido por ele?

Seu pensamento é construtivo ou você é engolido por ele?


Muitas vezes nos sentimos insatisfeitos com nossas vidas, entretanto evidenciamos mais facilmente essa insatisfação quando estamos trabalhando e o pior é que não conseguimos explicar o porquê isso acontece. Então começamos a agir de uma maneira diferente, que acaba desagradando aos colegas, ao chefe, aos subordinados e a nós mesmos, mas nem sempre paramos pra pensar o quanto os nossos movimentos podem definir o nosso próprio destino dentro da empresa ou em nossa vida pessoal.
Cada ato, cada ação tem um peso representativo na configuração de futuro que pretendemos viver. Mas antes disso devemos saber de onde vêm os impulsos que nos levam à agir dessa “maneira diferente”, aqui vai um pequeno texto para reflexão:
“Vigie seus pensamentos, porque eles se tornarão suas palavras,
Vigie suas palavras, porque elas se tornarão seus atos.
Vigie seus atos, porque eles se tornarão seus hábitos.
Vigie seus hábitos, porque eles se tornarão seu caráter.
Vigie seu caráter, porque ele se tornará seu destino.”
Onde andam nossos pensamentos? É a partir deles que tudo começa, a reação em cadeia se inicia com o que temos em mente e por incrível que pareça essa força se transmuta de várias formas chegando rapidamente a definir nosso próprio destino.
Não tenho a mínima pretenção de induzir algum leitor a uma maneira determinada de pensar, mas proponho uma revisão de conceitos que só intuem mais positividade e foco em nossas vidas.
Há diversas formas de trazer a positividade pra dentro de nós, uma delas é trazermos os nossos objetivos pra mais perto de nós, mantê-los vivos na mente e no coração, não importa que recursos usemos para isso, podem ser simples anotações, projetos, escrever nossos sonhos e principalmente buscar informações, além contactar pessoas que tem alguma relação ou expertise no assunto.
Nossas vidas precisam não só de motivação, precisam de ação e ambas partem dos nossos pensamentos.
E você, já percebeu onde andam seus pensamentos?

Quem manda aqui sou eu!

Quem manda aqui sou eu!
No parque do Beto Carrero World, observo atentamente, dois jovens a minha frente, na fila da montanha russa. Empolgado, um deles tenta convencer o colega temeroso a passear no brinquedo radical. Desperta minha atenção, a maneira como os pensamentos negativos ocultam a oportunidade de sentir algo novo. O colega empolgado enaltece sua alegria, enquanto o temoroso insiste em falar que faltará energia elétrica, que ele vai sofrer um desmaio ou irá chover no momento que o brinquedo realizar um dos cinco loopings. Diante dos estudos que realizo sobre o comportamento humano, constato que normalmente, algumas pessoas projetam desastres iminentes que jamais acontecerão. Pensam de maneira negativa antes de realizar qualquer atividade. Mas, quem manda na sua vida? O medo é maior do que sua capacidade de descobrir novas oportunidades na vida? Confira quatro razões para acreditar que: quem manda na sua vida é você!

Sorrir faz bem a saúde –
Um sorriso é um convite de aproximação. Uma pessoa com excelente astral apresenta menos problemas emocionais. Quando você sorri, faz entrar e sair mais ar dos pulmões, do que durante a respiração regular, estimulando a circulação sanguínea. As bochechas se contraem e o sangue que corre pelo cérebro se esfria. Essa corrente sanguínea passando pela cabeça é um dos responsáveis pela sensação de bem-estar. Que tal um sorriso agora?

Confie mais no seu potencial 
- Quando você era criança, para aprender a andar de bicicleta, foi preciso demonstrar confiança em si e como resultado, sentir a sensação de pedalar descobrindo novas emoções. O que impede de encontrar dentro de você, a força impulsionadora para uma maior confiança?

Deixe o medo para os fracos 
- O poder destrutivo do medo ocupa na mente do ser humano, um significativo espaço que poderia ser ocupado com alegria, esperança e capacidade de transformação. Fortaleça diariamente sua autoestima, acredite nas suas competências e tenha como hábito escolher pensamentos produtivos e otimistas.

Pare com as desculpas
 - A cada novo amanhecer, procure lembrar que desculpas não tornam você uma pessoa vitoriosa. A ausência de uma atividade física não pode mais ser justificada com desculpas. Sentimentos como bom humor, coragem, energia positiva, felicidade e otimismo são essenciais para quem deseja substituir desculpas por resultados.

Comentei no início do texto sobre os dois jovens, que estavam a minha frente na montanha russa. Ao contrário de curtir o momento e aproveitar a sensação indescritível do sobrevoo que o brinquedo proporciona, o jovem demonstrou nítida falta de confiança. Agora responda: Qual dos dois jovens seria você? Lembre sempre de um provérbio alemão que diz: "O medo e uma desculpa fazem o lobo ser maior do que realmente é na realidade". Quando as desculpas, o medo e a falta de confiança pensarem em dominar você, com convicção, mostre quem é que manda na sua vida, combinado?

Fonte:
http://www.dalmir.com.br/artigos.php?num_id=52


Palestrante Dalmir Sant'Anna

Vencer ou perder: o desafio de valorizar o trabalho em equipe

Vencer ou perder: o desafio de valorizar o trabalho em equipe
Já fazia algum tempo, que eu não assistia a um jogo de futebol ao vivo. Chegando ao estádio, a agitação da torcida, os gritos e aplausos transmitiam intensas emoções. Sentado na arquibancada, antes de iniciar o jogo, por alguns momentos imaginei a relação existente entre um time de futebol e o ambiente corporativo. Perceba nos itens abaixo, algumas considerações para contribuir com o clima organizacional e valorizar o trabalho em equipe.

A entrada dos atletas no campo - Muita comemoração na entrada dos jogadores ao campo, com faixas, papel picado, aplausos, buzina e festa. Pare durante alguns segundos para refletir, como seus funcionários são recebidos na segunda-feira. O que você está fazendo para inspirar e motivar um novo integrante da equipe? O que você faz para comemorar o aniversário de um funcionário? Com base na minha experiência na área comportamental, convido você a fazer um teste que consiste em preparar uma recepção para quem está voltando de férias. Transforme o retorno ao trabalho em algo gratificante e estimulante. Vamos tentar?

O momento do gol - Realmente é algo indescritível sentir a torcida no estádio levantar eufórica ao comemorar um gol. O atleta pula e grita com a torcida, celebrando sua competência. Um sinal de vitória que na vivência operacional, muitas vezes é esquecida. Um vendedor conquista uma meta e o gerente diz: "Não fez mais que a obrigação". Mas qual era a obrigação da gerência? Quantas vezes você reuniu a equipe para comemorar uma vitória? Lembre que a ausência de reconhecimento pode ser capaz de gerar desmotivação e a falta de comprometimento.

Ataque e defesa permanente - Quando sua equipe conquista um triunfo, você também é uma pessoa vitoriosa. O individualismo cede espaço ao trabalho coletivo. De que adianta contar com uma equipe de vendas excelentes, se o setor de logística apresenta resultados insatisfatórios? Em uma escola não adianta dispor de excelentes professores, se na secretaria o aluno recebe um péssimo atendimento. O ataque é importante para marcar gol, mas deve existir uma defesa permanente para coibir a derrota.

Nenhuma torcida vai ao estádio para assistir o time perder. Próximo ou distante, há alguém torcendo para você conquistar o melhor posicionamento, receber o passe, dominar a bola e marcar o gol da vitória. Transformar o suor em troféu não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas pensam que é somente jogar e, esquecem a relevância do treinamento. Ao término do jogo, os atletas precisam rever seus pontos negativos e aprimorar os pontos positivos. Isso somente é possível com treinamento, diálogo e troca de experiências. Quando apresento palestra para empresários, gosto de enfatizar que "vencer não é sorte. Vencer é se comprometer com o sucesso que você quer alcançar". Qual é o resultado que você deseja para você e sua equipe?

Fonte:
Palestrante  Dalmir Sant'Anna
O DESAFIO DE ACABAR COM A INEFICIÊNCIA
Peso dos custos em relação à receita eleva os cuidados em 
cada etapa do processo de movimentação de mercadorias

POR JUAN GARRIDO

Os últimos anos têm sido de expansão acelerada dos negócios no mercado brasileiro de serviços logísticos. O início da escalada coincidiu com o fim da inflação alta no país - ocorrido há pouco mais de 15 anos -, quando só então as empresas em geral passaram a dar a devida importância à logística. Os dados do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos) indicam que as empresas brasileiras gastaram R$ 334 bilhões com logística - ou 11,6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro -, frente a US$ 1,3 trilhão dos Estados Unidos (8,7% do PIB americano). "Em termos de receita, as 165 operadoras logísticas em atuação no país obtiveram R$ 39 bilhões em 2008", relata o professor Paulo Fleury, presidente do Ilos. Para ilustrar a robustez dessa ascensão basta citar que em 1997 a receita não passava de R$ 1 bilhão e as operadoras eram apenas 35.

Pelos números de outra pesquisa, desta vez com 120 operadoras, divulgada no portal Tecnologística em março, a soma das receitas brutas anuais desse universo foi de R$ 30,67 bilhões. Mas, na visão de Altamiro Borges, vice-presidente da Associação Brasileira de Logística (Aslog), pode-se considerar que esse número representa apenas urna terça parte da realidade logística brasileira, levando-se em conta os segmentos que não responderam ao levantamento, entre eles os transportadores, que são também operadores logísticos em sua essência. "Teríamos assim urna receita bruta anual estimada em R$ 100 bilhões", afirma.

E a perspectiva de crescimento é ainda maior daqui para frente. "Nos próximos cinco anos, o mercado para as operadoras logísticas irá se expandir a taxas superiores a 10% ao ano, ou seja, acima do crescimento do país", diz Borges. No âmbito das empresas que utilizam os serviços, os gastos com logística representam 8,3% da receita líquida. "Entretanto, as despesas têm crescido com a inflação, uma vez que a atividade é uma das primeiras a sentir os reflexos do aumento dos combustíveis e da mão de obra especializada", ressalva. "O nosso receio é que nos próximos cinco anos esse boom leve à falta de caminhões, motoristas e centros de distribuição", avalia.

Pelos dados da Aslog, o percentual dos custos logísticos em relação à receita, por setor empresarial, é o seguinte: agronegócio, 13%; bebidas, 13%; automotores, 12%; mineração, 10%; alimentos, 9%; tecnologia, 8%; químico e petroquímico, 7%; farmacêutico, higiene e cosméticos, 5%; varejo e atacado, 3%.

Segundo Reinaldo Moura, fundador e diretor da Imam Consultoria, a ebulição do mercado está levando a uma série de fusões entre operadoras. Para ele, o setor vai continuar nesse processo de consolidação e a propensão é que as empresas se tornem cada vez maiores. "A concorrência é muito grande e, em termos de logística, a empresa tem que ganhar escala para realizar melhores negócios", constata.

A trajetória da Vale, que tenderá a ser cada vez mais reconhecida como uma empresa de logística do que simplesmente uma companhia de minérios, serve para ilustrar essa tendência de consolidação. A expectativa é que a percentagem da receita proveniente de serviços de logística continue crescendo e que novas empresas do setor logístico venham a ser incorporadas ao grupo, através de fusões ou aquisições, principalmente no modal rodoviário. A empresa também poderá formar alianças operacionais estratégicas com os grandes players do mercado mundial de logística, visando criar uma rede de alcance global, permitindo a expansão da empresa para os mercados externos.

Igualmente sintonizada com as novas tendências, a Empresa de Correios e Telégrafos - ou simplesmente Correios -, que tem o monopólio dos serviços postais no país, está passando por um processo de revisão dos estatutos visando internacionalizar-se e ampliar suas funções no campo da logística, explorando serviços de logística integrada e serviços postais eletrônicos. Segundo seu novo presidente, Wagner Pinheiro, com essa modernização a companhia planeja abrir mais agências no exterior - não só nos países do Mercosul, mas também nos Estados Unidos e Japão - e participar de empresas de transporte aéreo, rodoviário e até ferroviário de cargas.

"Queremos fortalecer os Correios como empresa pública e cumprir nosso papel logístico de uma maneira muito mais abrangente", afirma, descartando qualquer possibilidade de privatização da companhia.



Veja matéria completa no site abaixo:


Fonte:
http://www.valec.gov.br/clipping/20110520-1.htm
POR JUAN GARRIDO

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Comércio Atacadista Distribuidor
No princípio do desenvolvimento econômico mundial surgiu, nas grandes metrópoles, um agente econômico que serviu de intermediário entre os produtores e os consumidores – o posto de troca.
E após a centralização das trocas surgiu também um novo agente, o qual melhorou consideravelmente a eficiência do processo de comercialização de mercadorias entre produtores e varejo – o comércio atacadista.
Esse agente econômico passou a cumprir uma importante tarefa: reduzir a discrepância entre a quantidade e a variedade de mercadorias compradas e vendidas pelo varejo.
Os atacadistas passaram então a visitar milhares de pequenos pontos de venda e, certamente, isso possibilitou aos fabricantes atingirem uma distribuição nacional para seus produtos, sem a necessidade de mobilizar imensas estruturas logísticas.
As pequenas indústrias foram particularmente as que mais se beneficiaram, pois dificilmente elas conseguiriam colocar seus produtos em nível nacional através de seus representantes comerciais. Os atacadistas possuem estoques e frota própria, o que possibilitou atender rapidamente o varejo com pequenas quantidades e grande variedade de produtos.
Principais Funções Mercadológicas 

Desempenhadas em Benefício dos Varejistas:

o    Assegurar disponibilidade do produto – a função mercadológica básica que os atacadistas oferecem a seus clientes é prover produtos de pronta entrega.

o    Serviços ao cliente – clientes requerem serviços como entrega rápida, reparos, garantia de funcionamento, etc..  Ao colocar estes serviços à disposição dos clientes, os atacadistas poupam seus fornecedores desse esforço e custo.


o    Assistência creditícia e financeira – a primeira assistência é a oferta de crédito, permitindo que os varejistas comprem, sem a necessidade de um recurso imediato.  A outra é o fato de os atacadistas estocarem e oferecem pronta-entrega, reduzindo as necessidades financeiras que seus clientes incorrem para manter estoque.

o    Sortimento de produto – refere-se à habilidade do atacadista em juntar vários fabricantes com um sortimento de produtos que facilitem o cliente na atividade de compras. Dessa forma, compradores evitam contatar inúmeros fabricantes para compor o mesmo pedido.

o    Venda em pequenas quantidades – muitos fabricantes acreditam ser antieconômico atender a pequenos pedidos e, por isso mesmo, os atacadistas fornecem um serviço a seus fornecedores vendendo de acordo com as necessidades de seus clientes.

o    Assessoria e suporte técnico – mesmo alguns produtos não considerados técnicos requerem alguns conselhos, tanto para uso apropriado quanto forma de venda. Atacadistas oferecem serviço de assessoria mercadológica e técnica através de vendedores bem treinados.


No final dos anos 80 a empresa americana Loctite (cola Super Bonder) entregou a distribuição exclusiva do seu produto à Distribuidora Martins (Uberlândia – MG) e, de 1990 a 1991, as vendas desse produto cresceram 252% e vendeu quase sete milhões de unidades.
Naquele ano, pela primeira vez na história da Loctite o prêmio de maior vendedor mundial de Super Bonder deixou de ser entregue a uma distribuidora dos EUA, pois a Distribuidora Martins abocanhou esse cobiçado prêmio (Gazeta Mercantil 09/93).
Ao agregar diversos serviços à atividade de distribuição a Martins acabou se tornando a maior empresa desse setor no país, alcançando todos os municípios brasileiros e atendendo cerca de 250 mil pontos de vendas.
Atualmente, o canal atacadista distribuidor brasileiro desempenha um importante papel na venda de mercadorias ao varejo através de várias atividades que estimulam a demanda como – por exemplo – influenciar a oferta ao sugerir novos produtos aos varejistas ou até mesmo auxiliando-os em ações promocionais.
Fonte:

Professor, Consultor, Palestrante e Co-Autor do Livro: "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados". Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra Palestras e Treinamentos Sobre Marketing, Administração, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos. Contatos: jcss_sc@click21.com.br (21) 2233-1762 / (21) 9348-4170 / www.profigestao.blogspot.com 

Fonte: