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"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Da Caridade Ameaçada

– Paulo Coelho

Há algum tempo, minha mulher ajudou um turista suiço em Ipanema, que se dizia vítima de pivetes. Num sotaque carregado, falando péssimo português, afirmou estar sem passaporte, dinheiro, lugar para dormir.
Minha mulher pagou-lhe um almoço, deu-lhe a quantia necessária para que pudesse passar uma noite no hotel enquanto contactava sua embaixada, e foi embora. Dias depois, um jornal carioca noticiava que o tal “turista suiço” era na verdade mais um criativo malendro, fingindo um sotaque inexistente, abusando da boa-fé de pessoas que amam o Rio, e desejam desfazer a imagem negativa – justa ou injusta – que tornou-se o nosso cartão-postal.
Ao ler a notícia, minha mulher fez apenas um comentário:
 “não é isso que irá me impedir de ajudar ninguém.”
Seu comentário me fez lembrar a história do sábio que, certa tarde, chegou à cidade de Akbar. As pessoas não deram muita importância à sua presença, e seus ensinamentos não conseguiram interessar à população. Depois de algum tempo, ele tornou-se motivo de riso e ironia dos habitantes da cidade.
Um dia, enquanto passeava pela rua principal de Akbar, um grupo de homens e mulheres começou a insultá-lo. Ao invés de fingir que ignorava o que acontecia, o sábio foi até eles, e abençoou-os.
Um dos homens comentou:
 -Será que além de tudo, estamos diante de um homem surdo? Gritamos coisas horríveis, e o senhor nos responde com belas palavras!  

A Cada um de nós só pode oferecer o que tem... 

Foi a resposta do sábio
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No final 
Então no final, o amor que você leva é igual ao amor que você faz.

– Paul McCartney.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mensagem Experiência


Já fiz cosquinha na minha irmã só pra ela parar de chorar.
Já me queimei brincando com vela.
Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto.
Já conversei com o espelho, e até já brinquei de ser bruxo.
Já quis ser astronauta, violonista, mágico, caçador e trapezista.
Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra fora.
Já passei trote por telefone.
Já tomei banho de chuva e acabei me viciando.
Já roubei beijo.
Já confundi sentimentos.
Peguei atalho errado e continuo andando pelo desconhecido.
Já raspei o fundo da panela de arroz carreteiro.
Já me cortei fazendo a barba apressado.
Já chorei ouvindo música no ônibus.
Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as mais difíceis de se esquecer.
Já subi escondido no telhado pra tentar pegar estrelas.
Já subi em árvore pra roubar fruta.
Já caí da escada.
Já fiz juras eternas.
Já escrevi no muro da escola.
Já chorei sentado no chão do banheiro.
Já fugi de casa pra sempre, e voltei no outro instante.
Já corri pra não deixar alguém chorando.
Já fiquei sozinho no meio de mil pessoas sentindo falta de uma só.
Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado.
Já me joguei na piscina sem vontade de voltar.
Já bebi uísque até sentir dormentes os meus lábios.
Já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar.
Já senti medo do escuro.
Já tremi de nervoso.
Já quase morri de amor, mas renasci novamente pra ver o sorriso de alguém especial.
Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar.
Já apostei em correr descalço na rua.
Já gritei de felicidade.
Já roubei rosas num enorme jardim.
Já me apaixonei e achei que era para sempre, mas sempre era um "para
sempre" pela metade.
Já deitei na grama de madrugada e vi a Lua virar Sol.
Já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam novos, e a vida é mesmo um ir e vir sem razão.

Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção, guardados num baú, chamado coração.

E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita: "- Qual sua experiência?".

Essa pergunta ecoa no meu cérebro: "experiência...experiência..."
Será que ser "plantador de sorrisos" é uma boa experiência?
Não!!! Talvez eles não saibam ainda colher sonhos!"

Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta pergunta:

Experiência? Quem a tem, se a todo momento tudo se renova?

domingo, 26 de junho de 2011

ATITUDE

É errando que se aprende


Errar é saudável, desde que você assuma que errou, repare o dano que causou e aprenda com ele
por Eugênio Mussak | fotos André Spinola e Castro | produção Samir Zavitosk

O físico e escritor australiano Paul Davies, autor, entre outros, do livro O Quinto Milagre, em que lança novas luzes sobre a origem (e o sentido) da vida, revela que, mesmo antes de a ciência surgir, o homem já dominava algumas tecnologias e cita como exemplos a bússola, que teria sido inventada na China, e o bumerangue, criado pelos aborígenes australianos. Diz: "O bumerangue não foi inventado partindo da compreensão dos princípios da aerodinâmica.
A bússola não envolveu a formulação dos princípios do magnetismo. Esses e outros mecanismos foram alcançados por tentativa e erro. A ciência veio depois".
De fato, a ciência surgiu na Europa no século 18, após as teorias de Pascal e de Descartes e dos experimentos de Newton. Até então, a humanidade evoluía a partir das tentativas, errando muito e acertando às vezes (tanto é que dizemos "tentativa e erro" e não "tentativa e acerto"). Mas foi graças a isso que nos organizamos para diminuir o número de erros em nossas tentativas. A ciência derivou da observação e da catalogação dos erros, que, dessa forma, passaram a não ser repetidos. Em outras palavras, começamos a fazer ciência quando aprendemos a aprender com os erros passados.
Errar é humano. Aprender também. Infelizmente algumas pessoas não estabelecem conexão entre essas duas qualidades. Esse sim é um grande erro. Na verdade, o erro só é erro quando não é percebido. Quando é, torna-se aprendizado. Sem essa percepção, correm-se dois riscos: o de repetir erros sem aproveitá-los para evoluir e o de parar de tentar por medo de errar.
Vivendo e aprendendo
Jean Piaget, psicólogo e filósofo suíço falecido em 1980, postulava que a aprendizagem é induzida pela experiência e que, ao longo do processo de desenvolvimento, cada ser humano constrói seu conhecimento. Nessa prática, o erro é um componente importante. A própria ação do indivíduo e o modo como ele organiza as novas experiências são os componentes que formam o conhecimento de cada um. E, para realçar que o homem é construtor de seu conhecimento, o estudioso denominou sua postura teórica de construtivismo.
Piaget também disse que as crianças estão constantemente testando suas teorias próprias sobre o mundo. Por isso, as respostas que o mundo dá às suas ações são muito importantes. Ao fazer alguma coisa errada, a criança precisa saber que errou e entender por que aquilo é considerado erro. Assim, dotadas de sentido, as informações serão internalizadas e os erros não voltarão a se repetir. Houve aprendizado.
A criança tem suas teorias particulares sobre o mundo, e se ao testar alguma for simplesmente recriminada, sem receber explicação para a censura, não compreenderá por que sua teoria é falsa e por que sua forma de agir é considerada errada. Quando isso acontece, ela pode passar a ter medo de testar novas experiências, por medo de errar. O número de erros certamente diminui, mas também o de acertos. Se ela internalizar esse sentimento, terá perdido uma boa parte de sua capacidade de aprender. Sem isso, será difícil construir sua autoconfiança.
O erro bom
O erro bom é aquele que abre alternativas. Consta que o inventor da lâmpada, o americano Thomas Edison, ao ser intimado por seu patrocinador a interromper suas experiências, disse: "Por que desistir agora, que já sabemos muitos modos de como não fazer uma lâmpada? Estamos hoje mais próximos de saber como fazer uma lâmpada que antes". Ou seja, para Edison, errar aumenta a chance de acertar na próxima tentativa. A julgar por sua capacidade de aprendizado e o legado que deixou, sua opinião merece atenção.
O matemático austríaco Piet Hein também era inventor. Foi ele que criou o cubo mágico, aquele brinquedo diabólico em que é preciso deixar cada face do cubo de uma única cor. Talvez você não saiba, mas há mais de 240 caminhos para resolver o cubo. Para chegar a um deles, no entanto, é preciso errar bastante. Isso significa que o jogador terá que tentar muitas rotações até conseguir organizar os quadradinhos corretamente. E precisa memorizar as rotações erradas para não cometê-las novamente. Se não aprender com o erro, vai insistir nele e continuar insistindo até o limite de seu controle emocional.
Quem já tentou sabe que dá vontade de desmontar o cubo e remontá-lo certo. Essa fraude, embora seja possível no jogo (vai dizer que você nunca fez isso), não o é na vida. Não há como desmontar o mundo e montá-lo como nos pareça certo. A única alternativa é aprender a viver, o que pressupõe tentar, errar e tentar novamente.
Quer um atalho? Ele existe: aprenda com o erro dos outros. De preferência daqueles que acabaram acertando no final. Esse atalho pode ser encontrado no estudo, na leitura e na interação com outras pessoas, especialmente os mais velhos. Hein, o do cubo, escreveu um curioso poema a respeito de sua invenção e da filosofia do erro:
O caminho para a sabedoria
Bem, é direto e simples de expressar:
errar,
errar
e errar novamente...
Mas menos,
menos
e menos...
O erro oculto
Entretanto, há erros inconscientes, dos quais às vezes não temos como nos livrar. O pai da psicanálise, o médico austríaco Sigmund Freud, os denominou fenômenos lacunares. São lacunas que ocorrem na consciência, abrindo caminhos para o inconsciente. Entre esses fenômenos estão os lapsos e os atos falhos. Trocar o nome de um conhecido é um erro que, quando acontece, nos deixa com uma estranha sensação de vazio. Você já experimentou essa bizarra saia-justa? Pois você sofreu um fenômeno lacunar. Freud explica.
A psicologia, a filosofia e até as legislações ao redor do mundo aceitam que errar faz parte da condição humana. Mas todas são unânimes em dizer: "Não faz mal que você erre, desde que esteja aprendendo com seus erros". Na antiga Roma, o respeitado político e orador Marco Túlio Cícero dizia que "errar é próprio do homem, mas perseverar no erro é coisa dos tolos". Séculos depois, o filósofo alemão Emmanuel Kant disse que "o contrário da verdade é a falsidade. Mas, quando a falsidade é tida como verdade, passa a se chamar erro". Muitos pensadores da humanidade disseram alguma coisa a respeito do erro e, creia, todos eles erraram muito, só que entraram para a história por seus acertos, é claro.
O erro previsto
Outra característica do erro é ser involuntário. Até porque, se for proposital, deixa de ser erro e passa a ser crime. Até o Código Penal Brasileiro prevê tal diferença, cuidando também dos erros, não apenas dos crimes. Por exemplo, se alguém pega sem querer um objeto de outra pessoa, pensando ser seu, praticou uma ação ilícita sem saber. A lei chama isso de "erro de tipo". Essa pessoa não será condenada, mas pode ter que ressarcir os danos causados por sua desatenção.
Há também o "erro de proibição", em que a pessoa errou por não saber que o que fez era proibido pela lei. Um caboclo que sempre caçou animais nativos não sabe que sua atitude é considerada crime contra a fauna. Nesse caso, o Estado assume sua parte de culpa, pois devia dar a essas pessoas a noção do erro, através da educação.
A virtude do erro
O erro não nos afasta da virtude.
A maneira como lidamos com ele sim. Duas qualidades devem acompanhar o erro: a responsabilidade e o aprendizado. Ser responsável significa responder por seus erros, o que é próprio dos adultos. Aprender significa incorporar as noções do que é certo e o que é errado, o que é próprio dos atentos. Ser adulto e estar atento são qualidades dos que acertam mais, mesmo que tenham errado muito.
Resumindo: errou? Não faz mal, desde que você seja lúcido para admitir que errou, seja humilde para assumir a responsabilidade, seja esperto para consertar o resultado, seja sábio para incorporar o aprendizado.
Isso vale para pessoas, para organizações e para a própria sociedade. Em uma empresa de Joinville, vi logo na entrada uma placa que dizia: "Aqui é permitido errar". Trata-se de uma empresa adulta e atenta e, claro, competitiva e rica. A moderna administração reconhece a importância do erro. Se bem que a sabedoria popular já fazia isso antes. Nosso Paulo Vanzolini, cientista e poeta, é autor da célebre música "Volta por Cima", em que ele dá conselhos àquele que, como ele e como todos, errou, mas por ser um "homem de moral, não fica no chão". O que faz, então? Ora: 

"Reconhece a queda e não desanima.
Levanta, sacode a poeira,
e dá a volta por cima".
Eugênio Mussak é educador e escritor. Seus acertos podem ser vistos em seu site: www.eugeniomussak.com.br



Eu odeio errar

“Eu odeio errar”


Apesar dessa declarada aversão, Alexandre Costa, fundador da Cacau Show, conta que seu negócio começou com um grande erro, que se transformou no seu maior acerto

Por Silvia Balieiro

Com 17 anos, ao começar o próprio negócio,Alexandre Costa, hoje com 41, visitou todas as clientes de sua mãe, que trabalhava com vendas porta a porta, para oferecer ovos de Páscoa por meio de um catálogo. Conseguiu a encomenda de 2 mil unidades de 50 gramas. Por azar (ou sorte), o catálogo era antigo e o produto havia saído de linha. Para consertar seu erro, Costa passou dois dias e duas noites produzindo as encomendas numa cozinha “emprestada”. Assim teve início a Cacau Show, maior rede de lojas de chocolate do Brasil, com faturamento de R$ 1 bilhão
>>> Eu odeio errar. Acho que ninguém gosta. Não fico bem quando eu erro ou quando a equipe erra. Mas é importante ter humildade e reconhecer o erro rapidamente, para que a solução também seja rápida.
>>> A equação final de eu ter começado aos 17 anos foi positiva. Do lado bom, a energia para trabalhar é incomum, mas, por outro lado, falta experiência.
>>> Nunca pensei em ser rico. Sempre quis ser independente e mostrar para os meus pais que o garotinho mais novo, o caçula da casa, podia ser bem-sucedido.
>>> Não sou deslumbrado. Comprei meu primeiro carro novo há dois anos e meio, quando a empresa já era muito estruturada, com mais de 20 anos de existência.
>>> Acompanhar a minha mãe nas suas vendas porta a porta me ajudou muito. Durante a venda, ela era praticamente uma psicóloga, e as clientes compravam os produtos como se fosse um pagamento pela terapia.
>>> Se eu tivesse de optar entre ser administrador ou chocolateiro, certamente eu ficaria com o lado chocolateiro. Mas a empresa não teria crescido 50% ao ano nos últimos sete anos se eu não fosse um trator, não fosse focado e não cobrasse resultados.
>>> Como muito chocolate. Como uns 100 gramas por dia [mordendo um chocolate]. São de sete a oito bombons por dia. Depois do almoço, tem a hora da larica e tenho de comer chocolate. Sou praticamente um adicto.
>>> Não ter concluído o estudo formal é algo de que me arrependo. Mas o tempo é o bem mais democrático que existe e tive de fazer escolhas. Deixei a faculdade no terceiro ano para fazer ovo de Páscoa à noite.
>>> Uma coisa que não vivi foi ficar no barzinho tomando cerveja e jogando conversa fora. E não sei o que eu perdi por não fazer isso.
>>> Tenho costume de trabalhar aos sábados. Fazendo as contas, se você pegar quatro horas por sábado e quatro sábados por mês, são 200 horas por ano, e em 23 anos de carreira, somam 5,6 mil horas. Se dividir por oito horas por dia, são 2,5 anos de trabalho. Isso faz diferença. Se formos um pouquinho melhor que nosso concorrente e trabalhar um pouquinho a mais do que ele, isso vai dar um impacto.
>>> Dormir é perder tempo. Eu queria dormir três horas por dia e ficar satisfeito com isso. Mas infelizmente eu preciso dormir oito horas para ficar bem. Meu sonho era ter uma pílula saudável que eu pudesse tomar para substituir o sono.
>>> O mais importante na hora de contratar alguém é o brilho nos olhos. Mas também é difícil saber o quão verdadeiro é isso. Mas acho que sou um bom contratador.
>>> Para ser bem-sucedido, você tem de fazer aquilo de que não gosta. Todo trabalho tem uma parte chata. Eu não gosto de ficar validando números, embora eu tenha muita facilidade. Eu olho para uma tela e parece que o erro me chama.



terça-feira, 5 de abril de 2011

LIVROS E TEXTOS DE ADMINISTRAÇÃO GRÁTIS

Site Oferece Mais de 400 livros e textos de Administração para Download GRÁTIS:

Coleção do Domínio Público abrange títulos de diversas áreas da Administração que podem ser bem úteis para estudantes e profissionais:

Administração é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.

O termo “administração” significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.

É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.





quinta-feira, 15 de julho de 2010

Carrefour adota comando de voz em CD no Rio de Janeiro

Fonte: Portal Fator

A tecnologia do voice picking (separação de pedidos por comando de voz), que foi implantada com pioneirismo na América Latina pela ID Logistics no Centro de Distribuição do Carrefour em Osasco (SP), em 2005, também chegou agora às operações da rede de hipermercados no Rio de Janeiro.
 
O sistema de voice picking é um hardware orientado por um WMS (gerenciamento de estoques) que transmite os pedidos por comandos de voz para cada funcionário que trabalha na separação de pedidos no Centro de Distribuição.
 
Com um receptor de rádio acoplado à cintura (talkman) e ligado a um headset (fone de ouvido e microfone), o colaborador recebe os comandos por voz, no qual primeiramente e indicado o endereço de picking para depois o separador coletar as respectivas quantidades, isso ocorre para cada endereço de picking até completar o pedido. No fim do processo de separação é direcionada para doca de expedição para posteriormente ser enviada a loja que solicitou o pedido. Isso permite aos operadores trabalharem sem fazer anotações ou controles em papel, ficando com as mãos livres para atender aos pedidos mais rapidamente e com precisão.
 
“A eliminação dos papéis na operação, além de gerar redução de custo no uso e consumo de papeis e impressoras, também torna as tarefas mais simples e com menor risco de erros e avarias durante as movimentações dos produtos. Em qual operação logística de grande porte que não se busca a todos os momentos ganhos de qualidade, organização e produtividade”, , afirma Davi Venancio de Oliveira, gerente de logística do Carrefour do Rio de Janeiro.
 
A tecnologia voice picking é recomendada para centros de distribuição com grande volume e variedade de itens em expedição, como os do Carrefour. Em Osasco, onde a empresa mantém seu maior CD na América Latina, atuam cerca de 650 funcionários da ID Logistics, encarregados de movimentar uma média de 4 milhões de caixas por mês, estocadas em um armazém de 92 mil metros quadrados. O retorno sobre o investimento no sistema se deu em apenas 11 meses.
 
No Rio de Janeiro, o Centro de Distribuição do Carrefour tem 9 mil metros quadrados e movimenta uma média de 750 mil caixas por mês. “Estamos fortalecendo nossa parceria com este cliente, com uma solução tecnológica inovadora, que aumenta os níveis de confiabilidade e produtividade nos processos de separação de pedidos, antes manuais e com papel”, diz Nicolas Derouin, diretor geral da ID Logistics.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Carrefour adota comando de voz em CD no Rio

A tecnologia do voice picking (separação de pedidos por comando de voz), que foi implantada com pioneirismo na América Latina pela ID Logistics no Centro de Distribuição do Carrefour em Osasco (SP), em 2005, também chegou agora às operações da rede de hipermercados no Rio de Janeiro.

No fim do processo de separação é direcionada para doca de expedição para posteriormente ser enviada a loja que solicitou o pedido. Isso permite aos operadores trabalharem sem fazer anotações ou controles em papel, ficando com as mãos livres para atender aos pedidos mais rapidamente e com precisão.


“A eliminação dos papéis na operação, além de gerar redução de custo no uso e consumo de papeis e impressoras, também torna as tarefas mais simples e com menor risco de erros e avarias durante as movimentações dos produtos. Em qual operação logística de grande porte que não se busca a todos os momentos ganhos de qualidade, organização e produtividade”, afirma o gerente de logística do Carrefour do Rio de Janeiro, Davi Venancio de Oliveira.

A tecnologia voice picking é recomendada para centros de distribuição com grande volume e variedade de itens em expedição, como os do Carrefour. Em Osasco, onde a empresa mantém seu maior CD na América Latina, atuam cerca de 650 funcionários da ID Logistics, encarregados de movimentar uma média de 4 milhões de caixas por mês, estocadas em um armazém de 92 mil metros quadrados. O retorno sobre o investimento no sistema se deu em apenas 11 meses.

No Rio de Janeiro, o CD do Carrefour tem 9 mil metros quadrados e movimenta uma média de 750 mil caixas por mês. “Estamos fortalecendo nossa parceria com este cliente, com uma solução tecnológica inovadora, que aumenta os níveis de confiabilidade e produtividade nos processos de separação de pedidos, antes manuais e com papel”, diz o diretor geral da ID Logistics, Nicolas Derouin.


A empresa criada há apenas nove anos na França, a ID Logistics vem crescendo de forma acelerada no Brasil, em operações nos setores de varejo, alimentos, bebidas, automotivo, materiais de construção e decoração. Deve faturar R$ 110 milhões no País em 2010. 

Global Online
Fonte:

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Neste vídeo pode-se observar como é fácil para os operadores realizar as tarefas de separação (picking) de produtos em um centro de distribuição empregando a tecnologia VOICE PICKING, também conhecida como PICKING BY VOICE. O sistema é interativo e pode ser aplicado a diferentes operações com características distintas e controles igualmente distintos. O sistema esta totalmente adaptado ao idioma português e trabalha sem nenhuma restrição de pronuncia e ou sotaque.

Video - Carrefour adota comando de voz em CD no Rio de Janeiro


VOICE PICKING - SPENCER - Case ID LOGISTICS / 


CARREFOUR - BRASIL


Vídeo relativo a operação da ID-LOGISTICS na operação do Centro de Distribuição do CARREFOUR em São Paulo (o maior do mundo), demonstrando os ganhos qualitativos e quantitativos de uma operação de picking empregando a tecnologia VOICE PIKING, também conhecida como PICKING BY VOICE



segunda-feira, 24 de agosto de 2009

L O G Í S T I C A

A LOGÍSTICA se tornou um dos grandes diferenciais por mercados globais.
Não é exagero afirmar que ela está mudando as regras na competição por mercados.



"Num mundo em que as fronteiras são cada vez menos importantes, a velocidade é fundamental e o comércio eletrônico explode, ter uma logística afinada é questão de sobrevivência”    Exame 11/10/2006

LOGÍSTICA é o CENTRO NERVOSO DE UMA ORGANIZAÇÃO.

É a atividade viabilizadora de negócios, não apenas por aproximar as partes – os vendedores e oscompradores-, mas, essencialmente, para reduzir drasticamente custos com materiais e sua movimentação;

A LOGÍSTICA se preocupa em encontrar o caminho mais ágil e econômico para juntar demanda e oferta, permitindo preços acessíveis, dentro dos prazos e dos padrões exigidos pelo cliente.

Segundo Coppead/UFRJ (2005) levantamentos efetuados nos Estados Unidos demonstram que os gastos com LOGÍSTICA equivalem a 8,5% do PIB americano, ou seja, cerca de US$ 700 bilhões.

No Brasil não existem ainda dados precisos, entretanto estima-se que os gastos com atividades LOGÍSTICAS no Brasil correspondem a 12,1% do PIB brasileiro.
PELO COUNCIL OF LOGISTICS MANAGEMENT
LOGÍSTICA é a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla, de forma eficiente e eficaz, a expedição, o fluxo reverso e a armazenagem de bens e serviços, assim como do fluxo de informações relacionadas, entre o ponto de origem e o ponto de consumo, com o propósito de atender às necessidades dos clientes ao custo correto.
O que é LOGÍSTICA ?
Ciência militar que trata do alojamento, equipamento e transporte de tropas, produção, distribuição, manutenção e transporte de material e de outras atividades não combatentes não relacionadas. Do grego logistiké ( relativo ao cálculo ).Denominação dada pelos gregos à parte da aritmética e da álgebra concernente às quatro operações.
LOGÍSTICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
ACERTO DE USO
  •  O fato de NOÉ ter tido que terminar de construir a ARCA antes do dilúvio começar e , ao mesmo tempo , conseguir reunir animais de diferentes lugares.
    • CRISTÓVÃO COLOMBO e CABRAL precisaram dimensionar a quantidade exata de víveres e o tamanho das tripulações para viagens que durariam meses , sem possibilidade de reabastecimento , ao longo desse tempo.
    GRAVE ERRO LOGÍSTICO
    •  A Campanha da Rússia (1812) revelou-se um verdadeiro desastre. Sua obstinação em punir aqueles que desobedecessem ao Bloqueio Continental o conduziu a um massacre, pois seu exército foi arrasado: levou 600 mil soldados e retornou com apenas 30 mil. NAPOLEÃO, ao contar com o reabastecimento das tropas pelo espólios conseguidos durante a invasão à RUSSIA, ele acabou vendo seus exércitos derrotados pela fome e pelo frio. As provisões foram queimadas pelos russos , que abandonavam os campos invadidos antes que os soldados invasores chegassem.               

    O que todos esses eventos tem em comum ???:

    • A gestão de recursos finitos;
    • Limites escassos de tempo;
    • Estrutura complexas;
    • Soluções simples.

    Qual é o fator determinante ???
    •  É a impossibilidade de erro,
    • A inexistência da hipótese de uma segunda tentativa.
    LOGÍSTICA  ao  FINAL DA GUERRA
    Década de   50   nos EUA :

    •  Expansão empresarial com a explosão mercadológica ;
    • Necessidade de novas técnicas de marketing e distribuição; 
    • Consolidação do varejo c/ muitas redes como SEARS sendo modelo p/outros países.
    LOGÍSTICA NA DÉCADA DE 60 
    •  Orientada para Distribuição de Mercadorias pelo Setor de Marketing ;
    • Utilização de Transporte Rodoviário e Ferroviário.
    LOGÍSTICA NA DÉCADA DE 70
    • Fenômenos mundiais que mudaram a direção desse sistema;
    • Crise do petróleo com elevação dos custos de transportes;
    • Início da era cibernética, com uso cada vez mais popular dos computadores
    • Invasão comercial japonesa acompanhada de inovações técnicas (JUST-IN-TIME , QUALIDADE TOTAL )
    LOGÍSTICA NA DECADA DE 80
    • Explosão da micro – informática;
    • O mundo começou suas grandes transformações do século;
    • A partir daí a vida nunca mais seria como antes.
    LOGíSTICA NA DECADA DE 90
    • Foi constituída pela grande batalha comercial denominada “MERCADO GLOBAL"ou “GLOBAL SOURCING”.
    Constitui-se a palavra “COMPETITIVIDADE” As grandes armas:
    • TECNOLOGIA
    • MARKETING
    • LOGÍSTICA
    LOGÍSTICA NO SÉCULO XXI
    Nos países mais desenvolvidos a superação do “SUPPLY CHAIN” sobre a LOGÍSTICA INTEGRADA.

    É mais abrangente com ADMINISTRAÇÃO em três focos:
    • ESTRATÉGIA
    • PLANEJAMENTO
    • OPERAÇÃO
    excelente fonte sobre log.:www.marciliocunha.com.br

        "A função da LOGÍSTICA é criar, ao menor custo, disponibilidade de bens exigindo o menor esforço possível do CLIENTE."
       
      OBJETIVOS
      •  Entregar o produto certo / na hora certa / no local correto / quantidade correta / qualidade desejada e ao menor custo total.
      • Garantir que o recebimento, armazenamento e manuseio dos Produtos Acabados e Insumos, sejam executados em conformidade com os requisitos especificados para aquisição e garantir também as condições de armazenamento adequadas a cada tipo de produto;
      • Garantir a boa integridade do produto enquanto sua permanência em estoque e a chegado do mesmo no cliente;
      • Garantir a expedição de produtos em conformidade com os pedidos e na data prevista;     
      Sendo assim: 
      O principal objetivo da Logística é vencer tempo e distância na movimentação de bens ou na entrega de serviços de forma eficaz e eficiente.

      Entregar o produto certo, na quantidade certa, no local certo, no momento desejado a um custo adequado poder ser a principal razão de escolha de um cliente na hora de efetuar a compra.

        CONCEITOS

        • A LOGÍSTICA é considerada hoje um dos elementos-chave na estratégia competitiva das empresas.  
        Segundo Peter Druker: “LOGÍSTICA é a última fronteira”
          DESAFIOS
          • Maximizar as lucratividades;
          • Reduzir “lead time”;
          • Reduzir Custos;
          • Reduzir volume de estoque de M.P e Insumos, sem prejuízo para a produção;
          • Aumentar a capacidade de armazenagemde P.A;
          PORQUE AS EMPRESAS NECESSITAM da LOGÍSTICA ?
          • Devido a maior competitividade global.
          • Escassez da matéria-prima.
          • Falta de mão de obra qualificada.
          • Ineficiência na distribuição de produtos.
          • Necessidade de uma maior ocupação no mercado.
            A logística visa diminuir as dificuldades existentes entre a produção de bens e serviços e a necessidade de consumo, uma vez que os recursos necessários para produção e os consumidores podem estar geograficamente distantes. Em uma cadeia de suprimentos, as informações seguem caminhos paralelos ao trabalho real executado na distribuição física e no apoio à produção.

          RFID – Radio Frequency Identification

          Identififcação via Radio Freqüência é, relativamente, uma das mais novas tecnologias de coleta automática de dados. Inicialmente surgiu como solução para sistemas de rastreamento e controle de acesso na década de 80. Uma das maiores vantagens dos sistemas baseados em RFID é o fato de permitir a codificação em ambientes não favoráveis e em produtos onde o uso de código de barras, por exemplo, não é eficiente.


          Este sistema funciona com uma antena, um transmissor e um decodificador. Esses componentes interagem através de ondas eletromagnéticas transformando-as em informações capazes de ser processadas por um computador.

          A principal vantagem do uso de sistemas RFID é realizar a leitura sem o contato como no código de barras. Você poderia, por exemplo, colocar o transmissor dentro de um produto e realizar a leitura sem ter que desempacota-lo, ou por exemplo aplica-lo em uma superfície que será posteriormente coberta de tinta ou graxa.

          Esse sistema pode ser usado para controle de acesso, controle de tráfego de veículos, controle de bagagens em aeroportos, controle de containers e ainda em identificação de pallets.  O tempo de resposta é baixíssimo, tornando-se uma boa solução para processo produtivos onde se deseja capturar as informações com o transmissor em movimento.

          domingo, 23 de agosto de 2009

          A TRADIÇÃO ATACADISTA de UBERLÂNDIA (Video)

          Video sobre a Logistica de Distribuição de Uberlândia


          Distribuicao


          A expansão das grandes redes de supermercados e lojas é um dos maiores temores de empresas atacadistas distribuidores. No cenário internacional, os grandes distribuidores de mercadorias já começaram a perder terreno porque os fabricantes estão dispensando os canais intermediários, entregando eles próprios aquilo que produzem.                 [Faz parte de um esforço para diminuir os preços dos produtos".]
          No Brasil, estima-se que a área de alimentos industrializados, produtos de higiene, limpeza e perfumaria tenha vendas de 100 bilhões de reais por ano. Desse total, 56% já são vendidos diretamente das fábricas para as grandes redes de supermercado e lojas. Cerca de 16% ficam com empresas do estilo do Makro, que vendem para comerciantes.A pressão vem tanto de fora quanto de dentro do setor atacadista. O que uma companhia inova num dia é copiado no seguinte pelos competidores. Curiosamente, as três maiores firmas de atacadistas do Brasil têm sede em Uberlândia.
          A pressão vem tanto de fora quanto de dentro do setor atacadista. O que uma companhia inova num dia é copiado no seguinte pelos competidores. Curiosamente, as três maiores firmas de atacadistas do Brasil têm sede em Uberlândia.

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          Sem dúvida a representatividade agregada do transporte é elevada. A distribuição final de pequenos lotes de transporte com distâncias curtas e para transportar produtos acabados ou semi-acabados é a vocação fundamental do transporte rodoviário.
          Segundo Lima (2006), no Brasil a relação tendo o custo do
          modal rodoviário como referência é da seguinte ordem:


          •  6,1 vezes maior do que o ferroviário;
          •  8,2 vezes menor do que o aéreo.
          •  3,0 vezes maior do que o aquaviário;


          Considerando que a participação do modal aéreo no total de carga transportada é muito pequena, o transporte rodoviário é o de maior custo absoluto (LIMA, 2006).

          sábado, 22 de agosto de 2009

          A TRADIÇÃO ATACADISTA de UBERLÂNDIA (2)

          Uberlândia é o centro brasileiro do setor atacadista. De acordo com o ranking da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), a cidade é a sede das três primeiras colocadas (Martins, Arcom e Peixoto) e também da sexta (União).

          A tradição atacadista começou com a construção de uma ferrovia ligando São Paulo a Uberlândia no início do século XX. Dali, os produtos tinham de ser transportados em estradas de terra ao Centro-Oeste. 


          A Casa Caparelli, a maior empresa de Uberlândia das décadas de 30 e 40, foi responsável pela introdução, em larga escala, do macarrão na região. 


          Com a construção de Brasília, a cidade ficou num ponto estratégico entre o Sudeste e a região central em expansão. 


          Mais recentemente, os atacadistas souberam aproveitar as vantagens fiscais previstas na lei. "Eles montaram centrais de distribuição levando em conta o ICMS cobrado em cada Estado", diz o economista Eduardo Guimarães, professor da Universidade Federal de Uberlândia.
          Os efeitos das gigantes do atacado na cidade são evidentes. A Arcom investiu mais de 50 milhões de reais para erguer um luxuoso complexo comercial, com shopping center, hotel quatro-estrelas e centro de convenções.
          A Martins tem revendedora de automóveis, madeireira e até fábrica de pregos. Nos últimos vinte anos, o setor de serviços aumentou em cerca de 20% a participação no PIB de Uberlândia, chegando a 47% do total. São centenas de negócios que surgiram para prestar algum tipo de serviço ao mercado que se desenvolveu em torno das empresas atacadistas. Toda essa atividade teve reflexo direto na renda. 


          Em Uberlândia, o número de autônomos com renda acima de cinco salários mínimos é relativamente alto em comparação com cidades do mesmo porte.
          fonte: http://veja.abril.com.br/181202/p_122.html
          Por: Denise Ramiro e José Edward



          Ranking
          Área construída
          Shopping
          Cidade / Estado
          1
          365.000 m²
          2
          298.000 m²
          3
          246.000 m²
          4
          245.028 m²
          5
          231.000 m²
          6
          205.952 m²
          7
          200.000 m²
          8
          199.322 m²
          9
          188.800 m²
          10
          185.000 m²