A LOGÍSTICA se tornou um dos grandes diferenciais por mercados globais.
Não é exagero afirmar que ela está mudando as regras na competição por mercados.
"Num mundo em que as fronteiras são cada vez menos importantes, a velocidade é fundamental e o comércio eletrônico explode, ter uma logística afinada é questão de sobrevivência” Exame 11/10/2006
LOGÍSTICA é o CENTRO NERVOSO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
É a atividade viabilizadora de negócios, não apenas por aproximar as partes – os vendedores e oscompradores-, mas, essencialmente, para reduzir drasticamente custos com materiais e sua movimentação;
A LOGÍSTICA se preocupa em encontrar o caminho mais ágil e econômico para juntar demanda e oferta, permitindo preços acessíveis, dentro dos prazos e dos padrões exigidos pelo cliente.
Segundo Coppead/UFRJ (2005) levantamentos efetuados nos Estados Unidos demonstram que os gastos com LOGÍSTICA equivalem a 8,5% do PIB americano, ou seja, cerca de US$ 700 bilhões.
No Brasil não existem ainda dados precisos, entretanto estima-se que os gastos com atividades LOGÍSTICAS no Brasil correspondem a 12,1% do PIB brasileiro.
PELO COUNCIL OF LOGISTICS MANAGEMENT
LOGÍSTICA é a parte do processo da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla, de forma eficiente e eficaz, a expedição, o fluxo reverso e a armazenagem de bens e serviços, assim como do fluxo de informações relacionadas, entre o ponto de origem e o ponto de consumo, com o propósito de atender às necessidades dos clientes ao custo correto.
O que é LOGÍSTICA ?
Ciência militar que trata do alojamento, equipamento e transporte de tropas, produção, distribuição, manutenção e transporte de material e de outras atividades não combatentes não relacionadas. Do grego logistiké ( relativo ao cálculo ).Denominação dada pelos gregos à parte da aritmética e da álgebra concernente às quatro operações.
LOGÍSTICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
LOGÍSTICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
ACERTO DE USO
- O fato de NOÉ ter tido que terminar de construir a ARCA antes do dilúvio começar e , ao mesmo tempo , conseguir reunir animais de diferentes lugares.
- CRISTÓVÃO COLOMBO e CABRAL precisaram dimensionar a quantidade exata de víveres e o tamanho das tripulações para viagens que durariam meses , sem possibilidade de reabastecimento , ao longo desse tempo.
GRAVE ERRO LOGÍSTICO
- A Campanha da Rússia (1812) revelou-se um verdadeiro desastre. Sua obstinação em punir aqueles que desobedecessem ao Bloqueio Continental o conduziu a um massacre, pois seu exército foi arrasado: levou 600 mil soldados e retornou com apenas 30 mil. NAPOLEÃO, ao contar com o reabastecimento das tropas pelo espólios conseguidos durante a invasão à RUSSIA, ele acabou vendo seus exércitos derrotados pela fome e pelo frio. As provisões foram queimadas pelos russos , que abandonavam os campos invadidos antes que os soldados invasores chegassem.
O que todos esses eventos tem em comum ???:
- A gestão de recursos finitos;
- Limites escassos de tempo;
- Estrutura complexas;
- Soluções simples.
Qual é o fator determinante ???
- É a impossibilidade de erro,
- A inexistência da hipótese de uma segunda tentativa.
Década de 50 nos EUA :
- Expansão empresarial com a explosão mercadológica ;
- Necessidade de novas técnicas de marketing e distribuição;
- Consolidação do varejo c/ muitas redes como SEARS sendo modelo p/outros países.
LOGÍSTICA NA DÉCADA DE 60
- Orientada para Distribuição de Mercadorias pelo Setor de Marketing ;
- Utilização de Transporte Rodoviário e Ferroviário.
LOGÍSTICA NA DÉCADA DE 70
Nos países mais desenvolvidos a superação do “SUPPLY CHAIN” sobre a LOGÍSTICA INTEGRADA.
É mais abrangente com ADMINISTRAÇÃO em três focos:
- Fenômenos mundiais que mudaram a direção desse sistema;
- Crise do petróleo com elevação dos custos de transportes;
- Início da era cibernética, com uso cada vez mais popular dos computadores
- Invasão comercial japonesa acompanhada de inovações técnicas (JUST-IN-TIME , QUALIDADE TOTAL )
- Explosão da micro – informática;
- O mundo começou suas grandes transformações do século;
- A partir daí a vida nunca mais seria como antes.
- Foi constituída pela grande batalha comercial denominada “MERCADO GLOBAL"ou “GLOBAL SOURCING”.
- TECNOLOGIA
- MARKETING
- LOGÍSTICA
Nos países mais desenvolvidos a superação do “SUPPLY CHAIN” sobre a LOGÍSTICA INTEGRADA.
É mais abrangente com ADMINISTRAÇÃO em três focos:
- ESTRATÉGIA
- PLANEJAMENTO
- OPERAÇÃO
excelente fonte sobre log.:www.marciliocunha.com.br
"A função da LOGÍSTICA é criar, ao menor custo, disponibilidade de bens exigindo o menor esforço possível do CLIENTE."
OBJETIVOS
- Entregar o produto certo / na hora certa / no local correto / quantidade correta / qualidade desejada e ao menor custo total.
- Garantir que o recebimento, armazenamento e manuseio dos Produtos Acabados e Insumos, sejam executados em conformidade com os requisitos especificados para aquisição e garantir também as condições de armazenamento adequadas a cada tipo de produto;
- Garantir a boa integridade do produto enquanto sua permanência em estoque e a chegado do mesmo no cliente;
- Garantir a expedição de produtos em conformidade com os pedidos e na data prevista;
O principal objetivo da Logística é vencer tempo e distância na movimentação de bens ou na entrega de serviços de forma eficaz e eficiente.
Entregar o produto certo, na quantidade certa, no local certo, no momento desejado a um custo adequado poder ser a principal razão de escolha de um cliente na hora de efetuar a compra.
CONCEITOS
- A LOGÍSTICA é considerada hoje um dos elementos-chave na estratégia competitiva das empresas.
Segundo Peter Druker: “LOGÍSTICA é a última fronteira”
DESAFIOS
- Maximizar as lucratividades;
- Reduzir “lead time”;
- Reduzir Custos;
- Reduzir volume de estoque de M.P e Insumos, sem prejuízo para a produção;
- Aumentar a capacidade de armazenagemde P.A;
PORQUE AS EMPRESAS NECESSITAM da LOGÍSTICA ?
- Devido a maior competitividade global.
- Escassez da matéria-prima.
- Falta de mão de obra qualificada.
- Ineficiência na distribuição de produtos.
- Necessidade de uma maior ocupação no mercado.
- A logística visa diminuir as dificuldades existentes entre a produção de bens e serviços e a necessidade de consumo, uma vez que os recursos necessários para produção e os consumidores podem estar geograficamente distantes. Em uma cadeia de suprimentos, as informações seguem caminhos paralelos ao trabalho real executado na distribuição física e no apoio à produção.
fala campeão!! firmeza? o blog está excelente principalmente para aqueles que se estão começando na logistica que podem tirar informaçoes e conhecimentos novos e importantes.. ta de parabens um forte abraço.. Gustavo Taiada...
ResponderExcluirMuito bom o Blog Marcim...Informações e dicas importantes não só para os q estão na logística...
ResponderExcluirParabéns