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"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Zona Franca de Manaus ganha entreposto no triângulo Mineiro

O que é?


Entreposto é um armazém que será utilizado para recebimento e estocagem de produtos industrializados na Zona Franca de Manaus para posterior distribuição e comercialização a partir de Uberlândia.
Seria o segundo existente no país. O primeiro foi instalado em Resende/RJ, em 2001.

Entenda o caso



  • 30/5/207 – Os governadores de Minas Gerais, Aécio Neves, e de Amazonas, Eduardo Braga, acertam a instalação de um entreposto em Uberlândia. Protocolo de intenções seria assinado em 19 de junho, na abertura da Feniub 2007


  • 12/6/2007 – Detalhes técnicos ainda não foram definidos


  • 19/6/2007 – Assinatura do protocolo de intenções foi adiado para data não confirmada. No entanto, o secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Márcio Lacerda, reafirmou que o entreposto será em Uberlândia


  • 8/8/2007 – Decisão se instalação seria em Uberlândia (MG), Anápolis (GO) ou Petrolina (PE) será definido no decorrer da semana.


  • 4/3/2008 – Durante o Fórum de Excelência Brasil Central, realizado em Uberlândia, o secretário-executivo da Fazenda do Amazonas, Afonso Lobo Moraes, garantiu que o entreposto seria na cidade e que últimos detalhes para a implantação seriam acertados entre os governadores de MG e AM naquele mês


  • 30/7/2008 – Evento de assinatura do protocolo será no auditório da Prefeitura e contará com a presença dos governadores de Minas Gerais, Aécio Neves, e do Amazonas, Eduardo Braga


  • 31/7/2008 – Convênio entre MG e AM foi assinado na tarde de ontem, no saguão da Prefeitura de Uberlândia


  • 3/9/2008 – Especulação sobre a criação do Aeroporto de Cargas, que seria positivo para a instalação do entreposto


  • 4/9/2008 – Possível instalação de entreposto aquece setor imobiliário no Distrito Industrial


  • 1º/10/2008 – Protocolo de intenções é publicado no Diário Oficial do Amazonas


  • 7/1/2009 – Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Dilson Dalpiaz, diz que crise não afetará instalação do entreposto


  • 10/7/2009 – Prefeito Odelmo Leão informa que o edital de licitação será publicado até o fim de julho


  • 10/10/2009 – Vice-governador mineiro Antonio Anastasia diz que crise atrasou a implantação do entreposto em Uberlândia


  • 15/10/2009 – Anastasia confirma que o acordo com o governo de Amazonas está concluído e confirma a instalação do entreposto no município


  • 17/10/2009 – Definida a criação de novo Distrito Industrial, que terá como fator de impulso a instalação do entreposto


  • 22/10/2009 – Edital de licitação é publicado no Diário Oficial do Amazonas


  • 7/11/2009 – Construção do aeroporto de cargas deve facilitar o entreposto


  • 11/11/2009 – Entreposto deve sair nos três primeiros meses de 2010


  • 8/12/2009 – Propostas da licitação serão abertas amanhã


  • 9/12/2009 – Licitação é suspensa

 
cluster logístico

  • O entreposto funcionará como um grande armazém para recebimento da produção das empresas instaladas na Zona Franca e distribuição aos varejistas de todo o país ou mesmo para exportação.
  • “A criação do entreposto significa que estaremos levando esses produtos não apenas para o resto do Estado, mas para o Centro-Oeste, São Paulo e outras regiões do Sul do país. Do ponto de vista de geração de empregos, há um extraordinário incremento de emprego em Uberlândia e no Triângulo Mineiro e, até mesmo do ponto de vista de receitas, através dos fretes que serão incorporados à receita do”.

     
  • Uberlândia foi escolhida como sede do entreposto em razão da sua localização estratégica. “Além das vantagens geográficas de Uberlândia, tem as questões de logísticas. Uberlândia é servida por uma bela malha rodoviária. Tem a proximidade da parte Sul do Estado de Minas e do Norte do Estado de São Paulo, a questão também dos próprios Sudeste e Nordeste que poderão ser assistidos a partir de Uberlândia, além da característica do pólo atacadista que está localizado aqui. Por todas essas sinergias, é importante para estarmos presentes aqui”.

     
  • Também pesou a favor de Uberlândia a presença do Porto Seco do Cerrado, no Distrito Industrial da cidade, com infra-estrutura para atender importadores e exportadores. O porto permite que o recolhimento dos custos fiscais de importação seja feito apenas no momento de sua efetiva retirada do local. Os exportadores contam com a vantagem de acompanhar o desembaraço das cargas nas proximidades de suas instalações, dispensando o uso de despachantes no porto.
Pólo de distribuição
  • Com o cluster logístico, Uberlândia passará a receber produtos industrializados na Zona Franca para depósito em armazém geral, destinados à comercialização em qualquer ponto do território nacional ou mesmo para exportação. Os produtos chegarão ao entreposto como uma simples remessa e, ao serem faturados em Uberlândia, a indústria não perderá o benefício fiscal que tem em Manaus.
  • Para as empresas instaladas na Zona Franca, a vantagem de fazer parte de um entreposto é o adiamento do pagamento de tributos. O recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao Governo do Amazonas só é feito quando os produtos chegam à base. O Estado que recebe o entreposto fica com o ICMS sobre o transporte da mercadoria, além, é claro, dos empregos gerados pela instalação de empresas de logística na região.
Fonte:http://www.noticiasdaamazonia.com.br/3947-zona-franca-de-manaus-ganha-entreposto-no-triangulo-mineiro/
Resumo: 
O município irá receber remessas de produtos industrializados da Zona Franca de Manaus para depósito em armazém geral, destinado a exportação e comercialização em qualquer localidade do território nacional.
Toda a logística contribuirá para a geração de empregos, renda e arrecadação de tributos, e fará da cidade um centro atrativo à instalação de complexos industriais.
A localização estratégica da cidade e a variedade de meios de transporte (malha viária, ferrovias e futuramente porto no Rio Paranaíba) ajudaram no investimento deste atrativo.
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Suframa lança edital para entreposto da ZFM de Uberlândia (22/10/09)

MANAUS- A Comissão Geral de Licitação colocou à disposição das empresas interessadas o edital para o credenciamento do operador responsável pela logística do novo entreposto da Zona Franca de Manaus que irá funcionar em Uberlândia (MG). O edital foi publicado ontem (21) no Diário Oficial do Estado (DOE).
O edital publicado tem o custo de R$ 300,00 e detalha as exigências para as pessoas jurídicas concorrerem à operacionalização do armazém que tem a finalidade de receber mercadorias oriundas das empresas instaladas no Pólo Industrial de Manaus, armazená-las e distribuí-las após comercialização.
O segundo entreposto do Amazonas deve ter uma demanda bastante elevada em virtude da sua localização estratégica para distribuição de produtos. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) alegou que o entreposto conseguirá reduzir os custos operacionais dos produtos industrializados fabricados no estado, tornando-os ainda mais competitivos nas outras regiões do país.
O vencedor da licitação terá a responsabilidade de construir ou adequar uma estrutura física nos moldes exigidos pela Sefaz Amazonas além de administrar o cluster logístico com o suporte de servidores da secretaria.
A modalidade de concorrência pública prevê a capacidade de atendimento às exigências como o menor preço tanto para a instalação do armazém quanto para a cobrança de armazenagem.
Data: 22/10/2009 - Fonte: Portal Amazônia

 http://www.licitacao.net/noticias_mostra.asp?p_cd_notc=8547
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Notícias da AMAZÔNIA:


http://www.noticiasdaamazonia.com.br/3947-zona-franca-de-manaus-ganha-entreposto-no-triangulo-mineiro/










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