Páginas

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

sábado, 1 de agosto de 2009

UBERLÂNDIA

  • População: 608.369 habitantes
  • Homens: 298.213
  • Mulheres: 310.156
  • 16ª cidade em area urbana
  • 02º mercado consumidor de Minas Gerais;
  • 02ª em infra-estrutura para investimentos em Minas Gerais e a 25ª no Brasil;
  • 01ª posição na produção de suínos;
  • 10ª cidade do Brasil em número de eventos internacionais;
  • 03ª receita em ICMS de Minas Gerais;
  • 02ª rede hoteleira de Minas Gerais;
  • 02ª maior frota de veículos de Minas Gerais;
  • 20ª cidade do Brasil em geração de emprego e renda
  • PIB-9.190.673
  • Taxa de crescimento populacional de 3,39%
  • Centro de excelência em Biotecnologia
  • Polo de Agronegocio e contact center
  • Polo Educacional: mais de 37.000 universitários
  • Capital nacional do Atacado Distribuidor
  • 2ª maior cidade do Interior do Brasil e 1ª do interior de Minas
  • Área Total: 4.115,0 km²
  • Dens. Demográfica: 147,84 hab/km²
  • Altitude: 863 m
  • DDD: 34
  • CEP: 38400-000
A cidade de Uberlândia foi formada desde primórdios do século XIX a partir da ocupação de suas terras por produtores pecuários oriundos das antigas áreas de exploração mineral de Minas Gerais. 


Na sua ocupação original cumpria a função econômica de produção de alimentos e viveres para o abastecimento do fluxo entre o sudeste e o Centro-Oeste. Mas a partir da última década do século XIX o município de Uberlândia foi integrado na malha ferroviária de São Paulo e, desde então, passou a desempenhar uma importante função econômica de integração comercial e produtiva entre a pujante economia cafeeira paulista e o interior brasileiro. 

Esta integração econômica com São Paulo foi responsável não só pelo dinamismo econômico e demográfico experimentado pelo município, que passou a cumprir uma função de cidade pólo e principal núcleo da rede urbana regional, mas lhe imprimiu características sociais e econômicas que a diferenciam de outras regiões mineiras. 

Esta histórica integração com São Paulo foi, de forma decisiva, sacramentada com a decisão do Governo JK de localizar a capital federal no Centro-Oeste, posicionando o município de Uberlândia em posição estratégica do ponto de vista da articulação econômica da principal economia do país (São Paulo) com a extensa fronteira do Centro-Oeste e Norte do Brasil. Funções essas que se somaram com a modernização da agropecuária dos cerrados e proporcionaram ao município de Uberlândia um destacado dinamismo econômico e um ritmo acelerado de crescimento demográfico. 


Segundo dados do IBGE, para o ano de 2003 o PIB de Uberlândia representava 5,18% do PIB estadual e no período de 1991 a 2000 a população urbana do município cresceu a uma taxa geométrica anual de 3,52%, bem acima do ritmo mineiro de 2,46% e brasileiro de 1,60%.

Hoje, ocupando um seleto grupo de municípios com uma população urbana superior a 600.000 habitantes, Uberlândia é uma das cidades mais prósperas do interior brasileiro, apresentando uma estrutura produtiva diversificada, com destaque para a moderna agropecuária, o parque agroindustrial processador de grãos, carnes, couros e fumo e um setor comercial e de serviços dentre os mais avançados do país.


Decisivo para o desenvolvimento das atividades econômicas no município e formação de uma área de influência regional foram os pesados investimentos, realizados, basicamente, no período 1957-89, na construção e ampliação da infra-estrutura de geração de energia, telecomunicações e, particularmente, transportes. Estes últimos conformando um importante entroncamento aéreo-rodo-ferroviário, que estabelece fluxos no sentido Leste-Oeste e Norte-Sul, ligando a cidade aos principais centros brasileiros e posicionando Uberlândia como um dos mais importantes centros logísticos de integração nacional.

No plano educacional e da formação do mercado de trabalho a cidade de Uberlândia possui uma base de ensino sólida, visto que conta com mais de 228 estabelecimentos escolares de educação básica junto às redes municipal, estadual e federal; com escolas de ensinos técnico e profissionalizante; e com um número importante de estabelecimentos no ensino superior, ocupando a Universidade Federal de Uberlândia-UFU, o papel de destaque na oferta de ensino de qualidade e no desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão.

O município de Uberlândia está localizado em uma área estratégica de interligação do Sudeste com o Centro-Oeste (incluindo o Distrito Federal) e Norte do país, pertencente ao estado de Minas Gerais, especificamente na região denominada de Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. 

O município de Uberlândia ocupa a posição de 2º principal pólo econômico e demográfico do estado, superado apenas pela Região Metropolitana da capital mineira. Situado em áreas do cerrado mineiro, encontra-se interligado por rodovias, ferrovia e fluxo aéreo com importantes capitais, distando 550 km de Belo Horizonte/MG, 430 km de Brasília/DF, 360 km de Goiânia/GO e 590 km de São Paulo/SP.
As áreas do bioma cerrado brasileiro apresentam uma rica biodiversidade, visto que esse ecossistema é caracterizado por aspectos fisionômicos variados e por um clima marcado, em decorrência dos sistemas de circulação atmosférica, por estações úmidas e secas. Desse modo, o clima de Uberlândia é tropical, com verão úmido, caracterizado por chuvas abundantes no período de novembro a abril. O inverno é caracterizado por escassez de chuvas, no período de maio a outubro, e por um tempo estável, com céu limpo, aquecimento diurno e resfriamento noturno. 


Além dos aspectos naturais facilitadores de boas condições de vida o ano inteiro, a área dos cerrados apresentaram, desde meados da década de 1970, uma expressiva transformação nas suas bases produtivas, com destaque para a incorporação das modernas técnicas agropecuárias, que transformaram esta região numa referência nacional na produção de commodities de exportação e modernas plantas de produção agroindustrial.

Atualmente UBERLÂNDIA é a segunda maior cidade deste estado, com uma população superior a 600 mil habitantes. É também a terceira cidade mineira em arrecadação de ICMS (Imposto sobre
Circulação de Mercadorias) e a oitava do país na arrecadação de tributos federais.

Maior centro atacadista-distribuidor da América Latina, a cidade de Uberlândia possui o 30º maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, sendo destaque também no agronegócio, além de pólo regional em educação e saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário