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"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

domingo, 9 de agosto de 2009

ARTIGOS

Tempo não é dinheiro:
Contrariando a máxima do capitalismo, tempo não é dinheiro. Se assim fosse, a pessoa que tem muito tempo livre seria extremamente rica. Mas também dinheiro abundante não é sinônimo de riqueza. A utilidade tirada do tempo e do dinheiro é que determinam o quão rico você é, ou qual a verdadeira prosperidade que possui.
A sinergia entre tempo e dinheiro é tão grande que dificilmente alguém conseguirá ter um sem o outro de forma equilibrada. Ou seja, para aproveitar o seu dinheiro, você precisa de tempo; e para gozar as suas horas livres, você necessita de recursos financeiros. Isso não significa a conquista de um sonho utópico ou ganhar na loteria, mas aprender a usar esses dois pontos fundamentais de maneira que gerem prosperidade, independente da quantidade possuída de cada um deles atualmente.

E esse é o pressuposto que comprovo no livro Mais Tempo Mais Dinheiro, escrito em parceria com o Gustavo Cerbasi, autor de Casais Inteligentes Enriquecem Juntos. Defendemos o conceito de que a vida acontece basicamente em "ciclos pessoais", que são o modo como escolhemos e decidimos levar nossa rotina. Esses ciclos se equiparam à imagem de uma espiral, como um amortecedor de carro, a qual pode ser ascendente (prosperidade), descendente (frustração) ou contínua no mesmo ponto (sobrevivência).

O Ciclo da Prosperidade compreende as pessoas que dão resultados, que sabem usar bem seu tempo, conseguem fazer o dinheiro render e aumentar, usam técnicas de planejamento para tempo e finanças e vivem de forma sustentável em todos os seus papéis. O Ciclo da Sobrevivência é quando o círculo se estaciona em alguma posição da espiral da vida e a pessoa literalmente, "corre atrás do próprio rabo". Muitas vezes ela se conforma em apenas sobreviver, ter dinheiro suficiente para pagar suas contas e permanecer no mesmo ponto de sua carreira. O tempo, para elas, também é mal utilizado na maioria das vezes.

O Ciclo da Frustração tem sentido descendente e engloba as pessoas que não conseguem ter tempo para o que gostam, vivem cheias de problemas financeiros, pagam juros aos bancos, estão atrasadas em suas atividades e o estresse configura-se como parte integrante da vida.

O propósito de uma vida equilibrada e com resultados é entrar na espiral da prosperidade e nunca mais sair dela. E isso depende de alguns fatores, sendo o principal deles a auto-análise com o intuito de se descobrir, com sinceridade, em que ciclo a pessoa se encontra. A partir daí, a vontade de mudar passa a ser fundamental.
fonte: Christian Barbosa é especialista em administração de tempo e produtividade./ http:// www.cdludi.org.br/index.php?idSubSecao=49
Uma das mais duras lições para os gerentes aprenderem é que, às vezes, é melhor ficar em silêncio. Quando? Quando seus comentários diminuírem o comprometimento do funcionário com a execução. Espere um momento você provavelmente está pensando. Por que eu ia querer comprometer a execução?

Boa pergunta. E aqui está a resposta: seu ego. Isso faz com que você "agregue valor" à idéia de um funcionário sem se dar conta que você está tirando dele o compromisso em colocá-la em prática. Um dos comportamentos clássicos: pessoas brilhantes, tecnicamente talentosas, imobilizadas com esse desejo de agregar valor às idéias dos outros. Se você for honesto consigo mesmo, vai reconhecer que, quando faz isso, geralmente não está com o foco na qualidade da idéia. Você apenas está tentando provar ao mundo o quanto é esperto. É tão ruim isso? Sim, é.

Imagine que você é um funcionário novato e eu sou o gerente. Você vem a mim com uma idéia que acredita ser ótima. Você tem trabalhado nessa idéia por meses e está realmente entusiasmado com o que desenvolveu. Eu gosto da idéia, mas, em vez de apenas dizer "ótima idéia", eu digo "essa é uma ótima idéia, mas seria melhor ainda se você acrescentasse X, Y e Z a ela".

Dessa forma, a qualidade da idéia pode melhorar 5%, mas o comprometimento do empregado na execução do plano cai 50%. Na realidade, não é mais a idéia dele. Os comentários roubaram o projeto do colaborador, e o tornaram do chefe. Dave Ulrich, autor e professor na escola de administração da Universidade de Michigan, afirma que a implantação é resultado da qualidade da idéia multiplicada pelo comprometimento do executor para fazê-la funcionar. Gerentes espertos - especialmente engenheiros ou profissionais tecnicamente talentosos - às vezes ficam tão absortos tentando melhorar um pouco a qualidade que podem acabar prejudicando o comprometimento. Algumas sugestões para ajudar a evitar acrescentar "valor demais": antes de falar diretamente, olhe dentro dos olhos da outra pessoa. Pergunte-se "agregar o meu valor fará essa pessoa mais ou menos comprometida em realizar um ótimo trabalho?"

Se a resposta é "menos comprometida" então pergunte-se, "o valor acrescentado pela sua contribuição é maior do que a perda do comprometimento dessa pessoa?" Se a resposta for "não", então não comente. Antes de falar em reuniões de equipe, se pergunte "esse comentário vai fazer o time mais eficiente - ou só serve para provar que sou mais inteligente que minha equipe?" Se a resposta for que o principal motor do comentário é seu ego, então não o faça.
Autor: Marshall Goldsmith da Harvard Business Review

Pensou o subordinado: - Senhor, dê-me paciência para agüentar meu chefe, porque se me der força... eu bato nele! Pequena, mas verdadeira história, afinal atire a primeira pedra quem nunca teve esse pensamento. A verdade é que liderar não é tarefa fácil, mas primordial para quem quer ter sucesso na carreira. Na liderança há a mistura de arte e ciência, porém hoje a exigência por melhores resultados, inovar e crescer faz com que essa tarefa seja cada vez mais árdua.
O caos organizacional e a falta de tempo não servem como desculpas para a falta de planejamento, foco e trabalho em equipe. Ele já está instalado entre nós. Feliz daquele que compreende e administra o caos. Toda equipe, normalmente, é reflexo de sua liderança, assim como os filhos são reflexos de seus pais. Nesta difícil trajetória, é importante refletir sobre pontos importantes na relação lideranças X liderados como, por exemplo, definir missão e valores; visão sistêmica; integração na equipe; respeito à individualidade e entender o conceito de competência. Líder que é líder não tem medo de pedir ajuda, dizer "não sei" ou "não vai dar". Ser coerente na relação discurso X prática reflete profissionalismo. Tão importante quanto o destino final é a forma como é conduzida a jornada, vencendo obstáculos, celebrando conquistas, sempre com um rumo certo a seguir.




Você já percebeu que dependendo do nosso estado de espírito, uma mesma situação, paisagem ou caminho é visto de forma totalmente diferente? Algo bonito pode parecer feio, o interessante pode perder totalmente a graça.
Por isso não podemos nos deixar contagiar pelo negativismo que emana em diversos momentos do nosso cotidiano. Não existe nada que seja totalmente ruim ou totalmente bom. Basta olhar sob o ângulo certo. Quando uma situação foge do controle e caminha para algo péssimo é aí que devemos mudar o pensamento. Normalmente as coisas não saem como planejadas e devemos ter jogo de cintura para transformar o imprevisto em oportunidade.

No trabalho, vivemos muitas situações adversas, negócios que não se realizam quando já eram considerados certos, colegas que roubam idéias ou um resultado que não chega a tempo. A vida é feita de momentos de decisão, então, procure manter-se aberto a todo tipo de imprevistos. Não se abale com mudanças de rumo no meio do percurso e evite o negativismo. Ao invés de ficar se lamentando se algo saiu diferente do planejado, procure alternativas e afaste os maus pensamentos.

Pode parecer bobagem, mas as melhores soluções normalmente surgem depois de grandes derrotas. Portanto, negativismo nunca! Busque soluções com alegria e entusiasmo, assim você obterá os melhores resultados, sempre.

Simone Castillo - Administradora de Empresas



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