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"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

LIDER COACH - O papel, fundamental, do líder é o de formar novos Líderes, é a técnica do desenvolvimento pessoal, a transformação, através de preparação, autoestima, controle emocional e de confiança.

Uma questão de liderança!

O Líder Coaching, deve conhecer muito bem cada um de sua equipe, o que somente é possível através de acompanhamento diário.


Líderes que trabalham não têm como avaliar sua equipe, conhecer o potencial de cada membro, a não ser pelos últimos acontecimentos, o pode gerar desmotivação, conflitos e baixo rendimento.

O papel, fundamental, do líder é o de formar novos Líderes, é a técnica do desenvolvimento pessoal, a transformação, através de preparação, autoestima, controle emocional e de confiança.

O Líder-Coach, coloca-se numa posição de uma cultura voltada para a aprendizagem continuada para o alcance de resultados crescentes. É essa postura que o mercado exige dos novos profissionais para que as organizações alavanquem rumo ao futuro.

O estilo de liderança destaca a organização fazendo com que outras organizações sintam-se atraídas pelo modelo adotado ou não. Existem "líderes" que mandam (pessoa autoritária, que manda secamente), não sabem delegar, não treinam, tratam seus liderados como se soubessem de tudo esquecendo-se que estão em fase de aprendizagem, as pessoas ficam limitadas a serem executoras de tarefas e a obedecer como seres servis. Esses "líderes" conservam em suas mentes o conceito da "escravidão", onde um ser humano detém "direito de propriedade" sobre outrem. Isso mostra, claramente, que a escravidão é tão antiga quanto a existência da raça humana, onde, utilizando-se de estratégias, o homem sempre arruma um jeito para ter domínio sobre outrem e, assim construir todo seu poder e glória. Existem Líderes Coaches, que estabelecem trajetórias de carreiras, que ajudam seus liderados a identificarem sua missão e com isso passam a ter uma visão realista do que possuem e o que podem possuir e em quanto tempo. Os Líderes Coaches estão sempre dispostos a fornecer o feedback constante a fim de manter sua equipe motivada e com sua estima em alta, sabendo-se que estima depende da própria pessoa. São nessas ações que se promove a mudança compartilhada quebrando antigos paradigmas como daqueles "líderes" que sabem de tudo. O Líder Coach é um formador de profissionais qualificados, não perdendo o foco da sua natureza do seu "eu". Nessa mesma linha, podemos concluir que a liderança não inicia-se pelas competências e habilidades, é um conjunto de caracteres próprios de uma pessoa, tais como: convicções, valores, ética, o cargo que ocupa, missão, visão, atitudes e a consciência que uma pessoa tem de si mesma. O Líder Coach envolve as pessoas mesmo sabendo que as características são diferentes e que é preciso saber lidar com essas diferenças, desenvolve suas atividades fundamentando-se que os contextos devem ser diferentes, mas específicos.

Formar pessoas focadas na busca de soluções para o atingimento de resultados, isso é a função do Líder Coach, de ter pessoas capazes de agirem por si, que saibam se adaptar aos ambientes que disponibilizam, que sejam flexíveis e que consigam superar seus próprios limites e as adversidades, que se antecipam não deixando que os problemas tomem conta e que saibam ser resilientes.

O Líder deve dizer o que fazer, como fazer, onde fazer, somente assim o liderado poderá entende o que se quer dele. Se o Líder não for franco e específico no que quer, como poderá cobrar? Não existe cobrança daquilo que não foi solicitado especificamente.

O Líder Coach não faz o serviço para o liderado, ele desenvolve as habilidades necessárias que o liderado necessita para que o objetivo seja atingido. É isso, um comportamento participativo, onde as pessoas possam desenvolver o seu lado criativo, pensarem por si só, descobrir estratégias capazes de solucionar problemas, propor sugestões e colocá-las em prática.

"Todo Líder é uma pessoa, nem todas as pessoas estão preparadas para serem líderes"
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"Você conhece a lenda do rito de passagem da juventude dos índios Cherokees?

O LIDER leva o LIDERADO para uma missão na mata numa determinada tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho.

O LIDERADO se senta sozinho no topo de uma montanha durante toda a noite e não pode remover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte.

Ele não pode gritar por socorro para ninguém, pois não há ninguém para socorrê-lo.

Se ele passar a noite toda lá, vai aprender a superar seus medos, angustias, ansiedades, que são expressão de um grande sentimento interno.

Ele não pode contar a experiência aos seus colegas porque cada um deve superar do seu próprio modo, enfrentando o medo do desconhecido, suas angustias e ansiedades.

O LIDERADO fica, naturalmente, amedrontado...

Ele pode ouvir toda espécie de barulho e, essa experiência o ensina a interpretar cada som.

Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele.
Talvez alguns humanos possam feri-lo.

Os insetos e cobras podem vir picá-lo.

Ele pode estar com frio, fome e sede, isso é bom, ele passa a dominar suas vontades.

O vento sopra a grama e a terra sacode os tocos, mas ele não remove a venda.
Segundo os Cherokees, este é o único modo dele superar a ele mesmo.

Finalmente...

Após a noite horrível, o sol aparece e a venda é removida.

Ele então descobre seu LIDER sentado na montanha perto dele.

Ele estava a noite inteira protegendo seu LIDERADO do perigo, acompanhando-o e preparando-o para que amanhã ele seja um Grande Líder".

Texto extraído da Internet com alterações. Por: Roberto Pierre Rigaud

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Qual é o segredo do sucesso? Como conquistá-lo? Por que algumas pessoas fazem mais sucesso do que outras? Essas perguntas martelam a cabeça de muitas pessoas. Existe uma receita, uma fórmula mágica para alcançar o sucesso? Se você pensou que sim, se enganou. Não existe. Na verdade, existe um conjunto de atitudes que fazem a diferença. As pessoas de sucesso buscam aprender, sentir, pensar e agir de modo mais produtivo e mais humano. Sabem o que precisa ser feito e agem. Essas pessoas de sucesso são empreendedoras, buscam oportunidades, são comprometidas e persistentes, correm riscos calculados, buscam a qualidade, planejam sua vida, tem uma rede de relacionamentos (network), buscam informações e tem auto-confiança. Acrescente a isso uma idéia que valha a pena, um sonho. Isso mesmo, o que move as pessoas de sucesso é o sonho. Definir o sonho e buscar informações da profissão, desenvolver-se, aperfeiçoar-se, é o que faz a diferença. Compreendendo isso, é preciso ter garra, para enfrentar sacrifícios e obstáculos, determinação, para manter o foco e coragem, para mudar e enfrentar esse desafio. E, por fim, será preciso disciplina, para fazer o que precisa ser feito e consistência, para fazer o que precisa ser feito todos os dias. Na verdade, é uma luta contra os maus hábitos, contra os sacrifícios e contra os obstáculos. Essa missão exige um sonho, um grande sonho e ação. Lute por ele, faça a diferença e torne-se grande. Faça o que tem de ser feito!!!

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Carta ao colaborador contratado....

Caro colaborador

Voce foi contratado para cuidar de necessidades que consideramos urgentes.Se pudéssemos deixar de contratá-lo,teríamos tomado a decisão.Mas chegamos à conclusão de que precisávamos de alguém com sua competência e experiência e que você era a pessoa mais indicada para nos ajudar.Nós lhe oferecemos um cargo e você aceitou.Obrigado!

No seu trabalho você terá muitas ocupações:responsabilidades gerais,tarefas específicas,projetos individuais e em grupo.Também terá muitas chances de se sobressair e de confirmar que nós fizemos uma boa escolha ao contratá-lo.

Contudo,há uma responsabilidade da maior importância que talvez nunca lhe seja solicitada diretamente,mas que você precisará ter sempre em mente durante todo o tempo em que estiver conosco.É a Expectativa Suprema,que se resume no seguinte:

“Faça sempre o que tem de ser feito,não espere que lhe peçam.Nós o contratamos para fazer um trabalho,porém,mais importante que isso,nós o contratamos para você pensar,usar seu discernimento e agir segundo o interesse da empresa em todos os momentos.”

Se não mencionarmos mais esse princípio,não considere que isso deixou de ser importante ou que nossas prioridades mudaram.É provável que nos deixemos levar pela pressão diária do negócio,pelas mudanças incessantes da operação e pelas atividades ininterruptas.Nossa práticas do dia-a-dia talvez deixem a impressão de que essa idéia não mais se aplica.Mas não se deixe enganar.

Por favor,não se esqueça da Expectativa Suprema.Tente fazer disso um princípio orientador no seu trabalho,uma filosofia que esteja sempre com você,guiando constantemente seus pensamentos e ações.

“Você tem nossa permissão de agir na defesa de nossos interesses mútuos.Se em qualquer momento sentir que nós não estamos fazendo a coisa certa-a coisa que você acredita que ajudaria a todos nós-,por favor,diga.Você deve emitir sua opinião quando necessário e declarar o que não foi declarado,dar uma sugestão ou questionar uma ação ou decisão”.

Isto não quer dizer que nós sempre concordaremos com você,nem que mudaremos necessariamente o que estamos fazendo,mas vamos querer saber o que você acredita que nos ajudaria a atingir nossas metas e propósitos e criar uma experiência de sucesso mútuo nesse processo.

Você deverá tentar compreender como (e por que) as coisas são feitas como são, antes de tentar mudar o processo de trabalho existente.Tente trabalhar com os sistemas existentes,em primeiro lugar,mas fale quando achar que eles devem ser mudados.

Converse comigo e com outras pessoas da empresa sobre o que foi discutido aqui,para que todos nós possamos aplicar melhor a Expectativa Suprema.

Atenciosamente,

Seu Gerente

P.S.: Como muitos conselhos válidos, a Expectativa Suprema parece senso comum.No entanto,não confunda o que parece simples com o que é fácil de ser feito.Leve esta mensagem a sério e torne-se apto a aplicá-la no seu próprio trabalho.

Depois de aprender a Expectativa Suprema,você deve aplicá-la diariamente no seu trabalho.Aceitar esse desafio é da maior importância para o seu sucesso na empresa,na sua carreira e na sua vida.

Fonte: Livro Faça o que tem de ser feito







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