Páginas

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O perfil do Profissional de Logística

O perfil do Profissional de Logística
as qualidades que as empresas estão busando deste profissional.
  • Foco no Cliente e no Concorrente
  • Soluções que agreguem valor
  • Agilidade
  • Auto-Motivado
  • Habilidade de Negociação
  • Visão Global
  • Bom nível educacional
  • Focado em resultados
  • Visão Empreendedora
  • Capacidade de desenvolver alianças (internas e externas)
  • Capacidade analítica
  • Entender e aplicar tecnologia de informação nos processos
  • Visão sistêmica
  • Busca pela redução do custo total da cadeia
  • Conhecimentos de RH, Finanças, Marketing, Vendas, Produção, TI …
fonte: http://hrmlogistica.wordpress.com/
[Helio Meirim]

-------------------------

Cada vez mais as organizações buscam por profissionais talentosos, pois esse é o grande diferencial da organização do setor de logística. Sabemos que a visão do processo é focada no cliente, portanto as pessoas são consideradas o patrimônio principal das organizações. Neste contexto, definiremos a palavra talento.

Talento é a capacidade ou habilidade excepcional do individuo em realizar tarefas com ótimo desempenho e qualidade.

Ser um profissional talentoso não é uma tarefa fácil, é necessário dedicação, comprometimento, pró-atividade, dinamismo, persistência, flexibilidade, atenção e foco para realizar as atividades da melhor maneira possível, agregando valor sempre pensando no resultado final.

Para aprimorar ainda mais suas habilidades e competências, invista em cursos para desenvolvimento constante, que agreguem valor, mesmo que o tempo seja escasso. Tenha um amplo “networking”. Troque experiência com outros profissionais da área. Amplie sua visão do processo. Seja multifuncional. Essas atitudes trarão a você ganhos no futuro.

Na logística tudo é rápido, dinâmico e existe forte pressão dos clientes internos e externos e por isso os profissionais talentosos acabam se destacando e mantendo sua empregabilidade.

Ter reconhecimento dos superiores é importante, mas isto só não basta. É necessário que você supere as expectativas diariamente. Caso esse reconhecimento não ocorra, analise a situação e verifique as possibilidades de reverter esse quadro, continue apostando na sua competência, pois se a empresa não teve a visão para enxergar o talento que possui o mercado com certeza enxergará.

As empresas hoje buscam talentos, pessoas com capacidade e habilidades que possam ser desenvolvidas para atingir os resultados. Ser um profissional de logística com diferencial é cada vez mais importante no mercado.

Não podemos deixar de destacar que este setor cresce 20% ao ano, paradigmas estão sendo quebrados, e novos conceitos e valores estão emergindo, as empresas estão se unindo para crescer e só permanecerão os profissionais talentosos. Até 2010, prevêem-se grandes mudanças neste setor, por isso aproveite o momento, explore seus pontos fortes, cresça com a empresa ou busque uma nova oportunidade para desenvolvimento e crescimento profissional. Torne-se um talento e faça a diferença. Não seja mais um!


rtigo escrito por Kelly Bueno, headhunter da Netlogística
-----------------------------------

20 MANDAMENTOS AOS PROFISSIONAIS DE LOGÍSTICA

01 - NÃO TERAS VIDA PESSOAL, FAMILIAR OU SENTIMENTAL

02 - TUA  SANIDADE  MENTAL  SERÁ POSTA EM CHEQUE ANTES QUE COMPLETES CINCO ANOS DE TRABALHO

03 - TERÁS GASTRITE, SE TIVERES SORTE. 

SE FOR COMO OS DEMAIS, TERÁSULCERA.

04 - TEUS CABELOS FICARÃO BRANCOS ANTES DO RESTO DA POPULAÇÃO. SE  TE  SOBRAREM CABELOS.

05 - FALARAS MUITO MAIS COM SEUS CLIENTES E FORNECEDORES DO QUE COM SUA FAMILIA E AMIGOS JUNTOS...SE AINDA TIVER AMIGOS.

06 - NÃO TERÁS FERIADOS, FINS DE SEMANA OU QUALQUER OUTRO TIPO DE FOLGA.

07 - DORMIR  SERA CONSIDERADO PERIODO DE FOLGA, LOGO, NÃO DORMIRÁS.

08 - TEU CARÁTER SERA  MENSURADO  PELA QUANTIDADE DE CERTIFICAÇÕES QUE  TIVERES.

09 - HAPPY HOURS  SERÃO EXCELENTES OPORTUNIDADES DE TER ALGUM TIPO DE CONTATO COM OUTRAS PESSOAS NA MESMA CONDIÇÃO.

10 - A QUANTIDADE DE PALLETS E RACKS DE TEU DEPOSITO SERÃO OS DIFERENCIAS  PARA QUE SEJAS BEM VISTO OU NÃO PELOS DEMAIS.

11 - SENTIRÁS MUITA DOR DE CABEÇA, ENXAQUECA OU ALGO QUE DOA MUITO.

12 - TERÁS SONHOS (PESADELOSS???) COM PALETIZAÇÕES, EQUIPAMENTOS, FALTA DE ESPAÇO, SHORT PICKS....E CAMINHÃO QUE QUEBROU E NÃO CHEGOU EM SEU DESTINO....E VOCÊ PRECISA INFORMAR A ÁREA DE VENDAS...SENDO QUE SOMENTE EM SONHO...TALVEZ VOCÊ RESOLVERÁ ESTES PROBLEMAS.

13 - A GARRAFA DE CAFÉ SERÁ TUA MELHOR COLEGA DE TRABALHO.

14 - TRABALHO SERÁ TEU ASSUNTO PREFERIDO. TALVEZ O UNICO.

15 - AS PESSOAS SERÃO DIVIDIDAS EM DOIS TIPOS: AS QUE ENTENDEN DE LOGÍSTICA E AS QUE NÃO ENTENDEM NADA. E VERÁS GRAÇA NISSO.

16 - SENTIRAS ORGULHO POR TUA TENDINITE SER MAIS EXTENSA QUE A DO PEÃO SENTADO AO LADO.

17 - EXIBIRAS OLHEIRAS COMO TROFÉUS DE GUERRA.

18 - A CAFEINA NÃO TE FARÁ MAIS EFEITO.

19 - TERÁS UM ERP

20 - E, INEXPLICAVELMENTE, GOSTARÁS DE TUDO ISSO.......


fonte:Fonte: Colaboração do Aluno Marcel - Home Aperfeiçoamento Profissional. encontrado no blog da colega professora e especialista  Fabiana Martins.
-----------------------------------------------------

Para ser um profissional de qualidade é necessário:
- Acreditar em si mesmo e no seu trabalho;
- Ter iniciativa;
- Ser responsável;
- Saber organizar e planejar;
- Ter um bom relacionamento: clientes internos e externos;
- Saber falar e saber ouvir;
- Buscar aprimoramento;
- Ser ético;
- Promover um ambiente saudável;
- Verificar sempre.
Vale lembrar:
- A qualidade é momentânea, isso significa que você deve estar sempre atento, todos os momentos devem ser de excelência.
- Você já ouviu a dona de casa: “- Se a casa está limpa, ninguém percebe; se está suja todo mundo vê”. Então, na prestação de serviço, o cliente identifica rapidamente quando não é bem atendido, e quando é bem atendido, tem a impressão de que a empresa e você estão cumprindo, apenas, com suas obrigações.
- A excelência na qualidade de atendimento é dinâmica. Os clientes sempre querem mais e melhor. O que você fez hoje, pode ter sido suficiente, mas amanhã terá que fazer muito melhor.
- Prestar um serviço com alta qualidade já não é o suficiente. Você tem que encantar o cliente e fazer com ele se torne o maior divulgador do seu produto e/ou serviço.

“Existe um velho provérbio que diz: Você é aquilo que faz.
Que tipo de pessoa seus clientes acham que você é?
Alguém que oferece Qualidade? Ou talvez ainda mais importante quando você termina o serviço e medita sobre o que fez durante o dia.
Que tipo de pessoa você é?
Alguém que oferece Qualidade?”


José Carlos Poli. Atender bem só faz bem! A natureza humana da qualidade. Texto Siamar.

------------------------------------------
  • “Praticou-se durante todo o século passado o ‘marketing de emboscada’. O marketing que objetivava unicamente atrair o Cliente. ‘Atrair’ já não é mais suficiente. Hoje, mais ou tão importante que ‘atrair’ Clientes é ter a capacidade de mantê-los na empresa, fazer com eles voltem sempre para fazer negócios. Isso é Fidelização!”.
------------------------------




Salário do Profissional de Logística pode chegar a R$17 mil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário