Video mostra de forma rustica a travessia de um rio

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"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""
"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""
Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.
Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.
domingo, 17 de julho de 2011
O Marketing Pessoal e as principais Mídias Sociais
O Marketing Pessoal e as principais Mídias Sociais
Cada vez mais as pessoas compartilham suas informações pessoais e profissionais nesses ambientes. O que é muito bom, se usado corretamente. Dessa forma, os profissionais devem cada vez mais prestar atenção nas informações que divulgam online e usar essas mídias digitais como aliadas estratégicas em suas profissões.
Pensando em Marketing Pessoal, o ambiente digital hoje é o investimento gratuito que qualquer pessoa conectada pode usufruir, procurando obter o melhor resultado profissional.
sexta-feira, 15 de julho de 2011
Construção de Ferrovia
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Amigo é coisa pra se guardar... "EU TINHA CERTEZA QUE VOCÊ VIRIA"
Amigo é coisa pra se guardar...
Um filho pergunta à mãe:
- Mãe, posso ir ao hospital ver meu amigo? Ele está doente!
- Claro, mas o que ele tem?
O filho, com a cabeça baixa, diz:
- Tumor no cérebro.
A mãe, furiosa, diz:
-E você quer ir lá para quê? Vê-lo morrer?
O filho lhe dá as costas e vai...
Horas depois ele volta vermelho de tanto chorar, dizendo:
- Ai mãe, foi tão horrível, ele morreu na minha frente!
A mãe, com raiva:
- E agora?! Tá feliz?! Valeu a pena ter visto aquela cena?!
Uma última lágrima cai de seus olhos e, acompanhado de um sorriso, ele diz:
- Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e dizer:
- EU TINHA CERTEZA QUE VOCÊ VIRIA!'
Moral da história: A amizade não se resume só em horas boas,
alegria e festa.
Amigo é para todas as horas, boas ou ruins,tristes ou alegres.
Um filho pergunta à mãe:
- Mãe, posso ir ao hospital ver meu amigo? Ele está doente!
- Claro, mas o que ele tem?
O filho, com a cabeça baixa, diz:
- Tumor no cérebro.
A mãe, furiosa, diz:
-E você quer ir lá para quê? Vê-lo morrer?
O filho lhe dá as costas e vai...
Horas depois ele volta vermelho de tanto chorar, dizendo:
- Ai mãe, foi tão horrível, ele morreu na minha frente!
A mãe, com raiva:
- E agora?! Tá feliz?! Valeu a pena ter visto aquela cena?!
Uma última lágrima cai de seus olhos e, acompanhado de um sorriso, ele diz:
- Muito, pois cheguei a tempo de vê-lo sorrir e dizer:
- EU TINHA CERTEZA QUE VOCÊ VIRIA!'
Moral da história: A amizade não se resume só em horas boas,
alegria e festa.
Amigo é para todas as horas, boas ou ruins,tristes ou alegres.
· CONSERVEM SEUS AMIGOS(a)! PERDOE QUANDO PRECISAR, SEJA FELIZ AO LADO DELES PORQUE O VALOR QUE ELES TÊM NÃO TEM PREÇO..
Fábula de um alto executivo
Esta é a fábula de um alto executivo que, estressado, foi ao
psiquiatra.
Relatou ao médico o seu caso. O psiquiatra, experiente, logo
diagnosticou:
- O Sr. Precisa se afastar por duas semanas da sua atividade profissional. O conveniente é que vá para o interior, se isole do dia-a-dia e busque algumas atividades que o relaxem.
Então o nosso executivo procurou seguir as orientações...
Munido de vários livros, CDs e laptop, mas sem o celular, partiu para a fazenda de um amigo.
Passados os dois primeiros dias, o nosso executivo já havia lido dois Livros e ouvido quase todos os CDs. Continuava inquieto. Pensou então que alguma atividade física seria um bom antídoto para a ansiedade que ainda o dominava.
Chamou o administrador da fazenda e pediu para fazer algo.O administrador ficou pensativo e viu uma montanha de esterco que havia acabado de chegar. Disse ao nosso executivo:
- O Senhor. Pode ir espalhando aquele esterco em toda aquela área que será preparada para o cultivo.O administrador pensou consigo: "Ele deverá gastar uma semana com essa tarefa". Ledo engano. No dia seguinte o nosso executivo já tinha distribuído o esterco por toda a área.O administrador então lhe deu a seguinte tarefa, abater 500 galinhas com uma faca. Essa foi fácil em menos de 3 horas já estavam todas prontas para serem depenadas.
Pediu logo uma nova tarefa. O administrador então lhe disse:
- Estamos iniciando a colheita de laranjas. O Senhor vá ao laranjal levando três cestos para distribuir as laranjas por tamanho. Pequenas, médias e grandes.No fim daquele primeiro dia o nosso executivo não retornou. Preocupado, o administrador se dirigiu ao laranjal. Viu o nosso executivo com uma laranja na mão, os cestos totalmente vazios, falando sozinho:
- Esta é grande. Não, é média. Ou será pequena???
- Esta é pequena. Não, é grande. Ou será média???
- Esta é média. Não, é pequena. Ou será grande???
Moral da história:
Espalhar merda e cortar cabeças é fácil.
O difícil é tomar decisões!!!
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Washington Olivetto: sem coragem e alguma dose de atrevimento, não se chega lá
Washington Olivetto: sem coragem e alguma dose de atrevimento, não se chega lá.
Por Fábio Bandeira de Mello, Revista Administradores
Washington Olivetto: sem coragem e alguma dose de atrevimento, não se chega lá
Com uma carreira premiada, um dos principais nomes da publicidade no Brasil explica por que se tornou o garoto propaganda do profissional de sucesso
domingo, 10 de julho de 2011
A organização que cresceu em tamanho amadureceu?
A organização que cresceu em tamanho amadureceu?
O crescimento das organizações o mais das vezes arrasta disfunções culturais em sua trajetória evolutiva. O texto vislumbra algumas dessas disfuncionalidades.
Por Wagner Siqueira
O crescimento das organizações o mais das vezes arrasta disfunções culturais em sua trajetória evolutiva. O texto vislumbra algumas dessas disfuncionalidades.
Por Wagner SiqueiraIntegrando a logística com a gestão da cadeia de suprimentos
Integrando a logística com a gestão da cadeia de suprimentos
Dr. Donald Bowersox morre aos 79 anos
Dr. Donald Bowersox Faleceu no último dia 04 aos 79 anos. Autor do primeiro Livro Didático
sobre Logística influenciando a carreira de muitos profissionais, inclusive a minha. Foi um dos
verdadeiros pioneiros no desenvolvimento do pensamento da cadeia de suprimentos.
Conhecido por estudantes da área Logística, quem não estudou tendo como referência este
Guru. Uma grande perda para nós!
sobre Logística influenciando a carreira de muitos profissionais, inclusive a minha. Foi um dos
verdadeiros pioneiros no desenvolvimento do pensamento da cadeia de suprimentos.
Conhecido por estudantes da área Logística, quem não estudou tendo como referência este
Guru. Uma grande perda para nós!
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Wal-Mart volta a ser maior empresa do mundo pela "Fortune"
Gigante do varejo americana bateu a Royal Dutch Shell e a Exxon Mobil para liderar o ranking "Global 500", com as maiores companhias
Por Agência EFEA cadeia de supermercados Wal-Mart é mais uma vez avaliada como a maior empresa do mundo pelo ranking anual das 500 maiores companhias elaborado pela revista "Fortune" divulgado nesta quinta-feira (07/07) no site da publicação, à frente das petrolíferas Royal DutchShell e Exxon Mobil.
A Wal-Mart, que tinha conseguido recuperar o primeiro posto na lista "Global 500" do ano passado, repetiu a façanha após registrar um faturamento de US$ 421,849 bilhões e lucros de US$ 16,389 bilhões durante o ano fiscal concluído em 31 de janeiro passado.
Essa é a oitava vez que a cadeia de supermercados sediada no estado americano do Arkansas ocupa o primeiro lugar desde que o ranking foi criado em 1990.
O Brasil, com sete empresas no ranking, volta a ser o país latino-americano com maior representação na lista da "Fortune". A Petrobras ocupa a 34ª posição, com faturamento de US$ 120,052 bilhões.
Outras brasileiras que emplacaram foram Banco do Brasil (117ª posição, com faturamento de US$ 62,891 bilhões),Bradesco (156ª, US$ 53,01 bilhões), Vale (186ª, US$ 45,293 bilhões), JBS (306ª, US$ 31,279 bilhões), Itaúsa-Investimentos Itaú (359ª, US$ 26,982 bilhões) e Ultrapar (399ª, US$ 24,135 bilhões).
No Top 5, atrás da Wal-Mart, ficam quatro companhias ligadas ao setor petrolífero: a anglo-holandesa Royal Dutch Shell (US$ 378,152 bilhões), a americana Exxon Mobil (US$ 354,674 bilhões), a britânica BP (US$ 308,928 bilhões) e a chinesa Sinopec (US$ 273,422 bilhões).
Mais uma vez os Estados Unidos seguem dominando o ranking das 500 maiores, com 133 representantes, embora esse número seja menor ao de dez anos atrás, quando a maior potência mundial tinha 185 empresas na lista. O Japão conta com 68 companhias e a China passou de 12 empresas em 2001 para 61 neste ano.
Segundo a "Fortune", o destaque fica para três empresas chinesas que aparecem no Top 10 do ranking (Sinopec, China National Petroleum e State Grid). Eles ressaltam também a presença cada vez maior de companhias procedentes dos países emergentes, como Índia, Rússia e Brasil. EFE
http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI247435-16355,00-WALMART+VOLTA+A+SER+MAIOR+EMPRESA+DO+MUNDO+PELA+FORTUNE.htmlFonte:
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GRANDES MARCAS e GRANDES EMPRESAS
Ministério dos Transportes precisa de faxina, não continuidade
NA CBN
Ministério dos Transportes precisa de faxina, não continuidade
O Ministério dos Transportes sempre esteve envolvido em escândalos. Dois tipos de notícias costumam cercá-lo: incompetência, incapacidade até em executar o orçamento de investimento; e denúncias de corrupção. Infelizmente, temo que esse evento não seja o último.
Vimos como se negocia no Ministério dos Transportes, e o resultado foi a queda do ministro e da cúpula do Dnit. O que caiu faz parte do grupo que está escolhendo um novo ministro. Blairo Maggi ainda não disse se fica, mas afirmou que defenderá a continuidade, exatamente o que a gente não quer. Não queremos esse modelo de atuação.
É preciso fazer uma faxina no Ministério dos Transportes para que obras sejam executadas de forma rápida. Todo mundo sabe que a logística brasileira é estrangulada e isso tira competitividade das nossas empresas não só para o mercado externo, que é uma parte da economia, mas também no trânsito pelo Brasil, país de dimensões continentais. As mercadorias chegam mais caro ao consumidor por causa desse custo logístico.
Os dados do Instituto Ilos de logística mostram que o Brasil tem 212 mil km de estradas pavimentadas - 56% em estado precário - de um total de 1.765 km, enquanto a Índia tem 1.569 km de estradas pavimentadas. Outro dado importante: temos 29 mil km de ferrovias, e a Índia, 63 mil.
O Ministério do Trabalho deveria estar olhando para dados como esse para saber por que não se investe, não se gasta o que está no Orçamento; em vez de ficar conversando, como o vídeo da Isto É mostrou, sobre como fazer estrada para perto da cidade do pai do deputado que está entrando no partido que controla o ministério. Vimos como as decisões são tomadas no Brasil nessa área estratégica. O país cresceu muito e precisa de logística.
Petrobras é a 34ª maior empresa do mundo, segundo ranking da Fortune
Mais seis companhias brasileiras aparecem na lista:
Por Redação, www.administradores.com.br
A estatal brasileira Petrobras é a 34ª maior empresa do mundo. A companhia foi classificada no ranking anual das 500 maiores do mundo, elaborado pela revista "Fortune" e divulgado nesta quinta-feira (7). Ainda aparecem na lista, representando o Brasil, Banco do Brasil, Bradesco, Vale, JBS, Itaúsa e Ultrapar.
A Petrobras, a mais bem posicionada, registrou um faturamento de US$ 120,052 bilhões. A Companhia subiu 20 posições no ranking, passando do 54º lugar para 34º.
O Brasil é o país latino-americano com maior representação no levantamento.
Mais lucrativas
Entre as empresas que mais lucraram em 2010, a Petrobras aparece em oitavo lugar, com US$ 19,184 bilhões, que representa um crescimento de 23,7% em relação ao ano anterior. A mineradora Vale ocupa o 16º lugar.
Os Estados Unidos seguem na liderança do ranking das 500 maiores, com 133 representantes. A cadeia de supermercados norte-americana Wal-Mart foi mais uma vez classificada como a maior empresa do mundo.
Fonte:
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GRANDES MARCAS e GRANDES EMPRESAS
Petrobras é a 34ª maior empresa do mundo, segundo ranking da Fortune
Mais seis companhias brasileiras aparecem na lista:
Por Redação, www.administradores.com.br
A estatal brasileira Petrobras é a 34ª maior empresa do mundo. A companhia foi classificada no ranking anual das 500 maiores do mundo, elaborado pela revista "Fortune" e divulgado nesta quinta-feira (7). Ainda aparecem na lista, representando o Brasil, Banco do Brasil, Bradesco, Vale, JBS, Itaúsa e Ultrapar.
A Petrobras, a mais bem posicionada, registrou um faturamento de US$ 120,052 bilhões. A Companhia subiu 20 posições no ranking, passando do 54º lugar para 34º.
O Brasil é o país latino-americano com maior representação no levantamento.
Mais lucrativas
Entre as empresas que mais lucraram em 2010, a Petrobras aparece em oitavo lugar, com US$ 19,184 bilhões, que representa um crescimento de 23,7% em relação ao ano anterior. A mineradora Vale ocupa o 16º lugar.
Os Estados Unidos seguem na liderança do ranking das 500 maiores, com 133 representantes. A cadeia de supermercados norte-americana Wal-Mart foi mais uma vez classificada como a maior empresa do mundo.
Fonte:
Brasil é o único País que pode ajudar a acabar com a fome no mundo
Brasil é o único País que pode ajudar a acabar com a fome no mundo
07 de julho de 2011 - 09:59h
Autor: CNA
Diante dos problemas de logística, que comprometem, em algumas épocas do ano, 50% do preço do milho produzido na região, a presidente da CNA defendeu que o tema seja discutido na Bienal, que vai reunir especialistas, produtores rurais, e lideranças empresariais e políticas para traçar os cenários para o agronegócio do Brasil Central. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), José Mario Schreiner, explicou que o debate será amplo e não ficará limitado à agricultura brasileira. “O evento debaterá os rumos da agricultura do Brasil e do mundo. Serão traçados cenários para os próximos 20 anos. Trataremos de modelos de negócios e questões de segurança alimentar”, explicou o presidente o presidente da FAEG.
veja artigo completo na pagina.
Fonte: http://www.sonoticias.com.br/agronoticias/mostra.php?id=44575
07 de julho de 2011 - 09:59h
Autor: CNA
Diante dos problemas de logística, que comprometem, em algumas épocas do ano, 50% do preço do milho produzido na região, a presidente da CNA defendeu que o tema seja discutido na Bienal, que vai reunir especialistas, produtores rurais, e lideranças empresariais e políticas para traçar os cenários para o agronegócio do Brasil Central. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), José Mario Schreiner, explicou que o debate será amplo e não ficará limitado à agricultura brasileira. “O evento debaterá os rumos da agricultura do Brasil e do mundo. Serão traçados cenários para os próximos 20 anos. Trataremos de modelos de negócios e questões de segurança alimentar”, explicou o presidente o presidente da FAEG.
veja artigo completo na pagina.
Fonte: http://www.sonoticias.com.br/agronoticias/mostra.php?id=44575
Gargalo da produção agrícola está na logística, diz presidente da CNA
Kátia Abreu recebeu presidentes de federações produtivas do Centro-Oeste.
Encontro em Brasília discutiu dificuldades do escoamento da produção.
Representantes dos produtores rurais do Centro-Oeste do país reuniram-se em Brasília para discutir os elevados custos e as dificuldades de escoamento da produção.
A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) reuniu os presidentes das federações de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal para desenhar um plano de trabalho sobre os problemas da região. O grupo está preocupado com os altos custos para o escoamento da safra e aponta que, se o governo agir, a produção pode avançar muito nos próximos anos.
"É o maior potencial agrícola do país hoje em termos de expansão, não só a produção existente, mas a produção possível, principalmente considerando as áreas de pecuária que podem ser cedidas para a agricultura sem pensar em desmatamento. O grande gargalo é a logística. O Centro-Oeste pode estar fadado ao insucesso se isso não for considerado com bastante rapidez", afirma a presidente da entidade, Kátia Abreu.
Levantamento divulgado pela CNA mostra que o Centro-Oeste é responsável por 35% da safra de grãos, 33% do rebanho bovino e 18% das exportações brasileiras.
fonte: http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2011/07/gargalo-da-producao-agricola-esta-na-logistica-diz-presidente-da-cna.html
Logística e terras são desafios no Centro-Oeste
Bienal dos Negócios da Agricultura do Brasil Central debaterá alternativas para agropecuária em Goiânia (GO)
Marcela Caetano
A recuperação de 25 milhões de hectares em pastagens degradadas para inserção no sistema produtivo é o principal desafio do Centro-Oeste, avalia Eduardo Corrêa Riedel, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). Ele acredita que esse trabalho passa pela criação de políticas públicas de crédito e juros e que o direcionamento das áreas para agricultura ou pecuária dependerá também da aptidão de cada local.
Para Riedel, a recuperação das áreas degradadas está entre os principais desafios da agropecuária na região, assim como a logística. “Uma vez equacionada, a questão da logística irá mudar o perfil da região”, sentencia. Ele participou, na tarde de hoje, da apresentação da Bienal dos Negócios da Agricultura do Brasil Central, que acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia (GO). Na ocasião estarão em debate entraves e desafios para o desenvolvimento da agropecuária no País, em especial, no Centro Oeste.
Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), Renato Simplício, assuntos como a legalização das terras, políticas de acesso ao crédito rural, à tecnologia e a capacitação da mão-de-obra também serão tratados no evento. “Precisamos lembrar que agricultura é um negócio e precisa ser lucrativa para gerar renda e satisfação ao produtor, para que ele produza alimentos e cumpra a função social da terra”, diz.
O diretor executivo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso (FAMATO), Seneri Paludo, destcou o tema do encontro, que trata da visão de futuro do agronegócio no Centro-Oeste. “Em vez de se olharmos para os problemas pontuais que o setor tem, teremos como pano de fundo a visão de futuro, para discutirmos o Brasil Central que queremos sob o ponto de vista da agricultura, olhando para os próximos anos”, completa.
A recuperação de 25 milhões de hectares em pastagens degradadas para inserção no sistema produtivo é o principal desafio do Centro-Oeste, avalia Eduardo Corrêa Riedel, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). Ele acredita que esse trabalho passa pela criação de políticas públicas de crédito e juros e que o direcionamento das áreas para agricultura ou pecuária dependerá também da aptidão de cada local.
Para Riedel, a recuperação das áreas degradadas está entre os principais desafios da agropecuária na região, assim como a logística. “Uma vez equacionada, a questão da logística irá mudar o perfil da região”, sentencia. Ele participou, na tarde de hoje, da apresentação da Bienal dos Negócios da Agricultura do Brasil Central, que acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia (GO). Na ocasião estarão em debate entraves e desafios para o desenvolvimento da agropecuária no País, em especial, no Centro Oeste.
Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), Renato Simplício, assuntos como a legalização das terras, políticas de acesso ao crédito rural, à tecnologia e a capacitação da mão-de-obra também serão tratados no evento. “Precisamos lembrar que agricultura é um negócio e precisa ser lucrativa para gerar renda e satisfação ao produtor, para que ele produza alimentos e cumpra a função social da terra”, diz.
O diretor executivo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso (FAMATO), Seneri Paludo, destcou o tema do encontro, que trata da visão de futuro do agronegócio no Centro-Oeste. “Em vez de se olharmos para os problemas pontuais que o setor tem, teremos como pano de fundo a visão de futuro, para discutirmos o Brasil Central que queremos sob o ponto de vista da agricultura, olhando para os próximos anos”, completa.
Fonte: Portal DBO, com informações do Portal do Produtor
Ministério dos Transportes é líder em problemas no PAC
- Informação é do relatório do Tribunal de Contas da União, concluído em 18 de maio
São Paulo - A maioria das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com indícios de irregularidades graves está no Ministério dos Transportes, segundo relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), concluído em 18 de maio. O levantamento foi entregue à Subcomissão de Fiscalização das Obras do PAC da Câmara dos Deputados. Os contratos originais dessas obras superam R$ 3 bilhões.
- Informação é do relatório do Tribunal de Contas da União, concluído em 18 de maio
São Paulo - A maioria das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com indícios de irregularidades graves está no Ministério dos Transportes, segundo relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), concluído em 18 de maio. O levantamento foi entregue à Subcomissão de Fiscalização das Obras do PAC da Câmara dos Deputados. Os contratos originais dessas obras superam R$ 3 bilhões.reportagem completa no site exame.
Ministério dos Transportes é líder em problemas no PAC
Informação é do relatório do Tribunal de Contas da União, concluído em 18 de maio
São Paulo - A maioria das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com indícios de irregularidades graves está no Ministério dos Transportes, segundo relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), concluído em 18 de maio. O levantamento foi entregue à Subcomissão de Fiscalização das Obras do PAC da Câmara dos Deputados. Os contratos originais dessas obras superam R$ 3 bilhões.
Informação é do relatório do Tribunal de Contas da União, concluído em 18 de maio
São Paulo - A maioria das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com indícios de irregularidades graves está no Ministério dos Transportes, segundo relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), concluído em 18 de maio. O levantamento foi entregue à Subcomissão de Fiscalização das Obras do PAC da Câmara dos Deputados. Os contratos originais dessas obras superam R$ 3 bilhões.Apesar de apelos, governo não vai adiar leilão do trem-bala
São Paulo – A entrega de envelopes para o leilão do trem-bala está mantida para a próxima segunda-feira (11). A informação foi confirmada por assessores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O governo federal preferiu ignorar a determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) e os apelos de empresas e associações, que têm muitas dúvidas sobre a viabilidade do projeto, que prevê a ligação entre Campinas e Rio de Janeiro, passando por São Paulo.
As grandes empreiteiras estão cautelosas em relação ao leilão, previsto para o dia 29 deste mês (veja cronograma na próxima página). Elas avaliam que o custo total ultrapassa a marca de R$ 55 bilhões, montante bem maior que os R$ 38 bilhões (valores atualizados) previstos pelo governo.
As empresas querem que o poder público assuma ao menos uma parte do risco do empreendimento, proposta prontamente rechaçada pela presidente Dilma Rousseff.
Mesmo com um empréstimo de R$ 22 bilhões do BNDES e a possibilidade de outros R$ 5 bilhões em subsídios, a conta não fecha na avaliação da iniciativa privada.
Entre os pontos polêmicos, estão a questão que envolve a transferência de tecnologia e a possibilidade de flexibilização do traçado. Além disso, o Tribunal de Contas da União (TCU) pediu nesta semana alterações no edital – algumas, inclusive, contam com o apoio da ANTT.O TCU quer, por exemplo, que o edital apresente o valor da projeção de receitas durante a concessão de 40 anos, e não apenas o valor estimado do investimento. O órgão pediu também que exista um prazo máximo de prorrogação da concessão caso o ganhador não consiga ter lucro nas quatro décadas de operação.
Há ainda um ponto polêmico que não agrada ao governo. O TCU gostaria que parte das receitas extraordinárias obtidas, por exemplo, com a venda de produtos nas estações ou comercialização de espaço publictário fosse utilizada na redução da tarifa da passagem.
Em tese, se alguma alteração for realizada no edital, a data do leilão terá de ser adiada, pois as regras determinam que qualquer mudança seja feita com pelo menos 15 dias de antecedência.
Com a decisão do governo de manter o cronograma do leilão, há o risco de não haver consórcios interessados na obra. O TAV Brasil, quem tem participação coreana, pediu a prorrogação do leilão por 45 dias. Solicitação parecida foi feita por duas entidades, a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária e a Agência de Desenvolvimento do Trem Rápido entre municípios.
Leilão do trem-bala já foi adiado duas vezes. Agora vai?
Fonte: http://exame.abril.com.br/economia/brasil/noticias/apesar-de-apelos-governo-nao-vai-adiar-leilao-do-trem-bala?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitterquinta-feira, 7 de julho de 2011
Chefias problemáticas: saiba como contornar as dificuldades e crescer com elas
Chefias problemáticas: saiba como contornar as dificuldades e crescer com elas
fonte: fonte:
Chefias problemáticas: saiba como contornar as dificuldades e crescer com elas
Agressivo, autoritário, mau humorado, impaciente. Falando alto, com palavras inadequadas e até palavrões, provoca medo e ansiedade. Quando o colaborador convive com este tipo de pessoa, acaba perdendo a motivação e o comprometimento para realizar um bom trabalho, resultando em aumento do nível de estresse e queda da produtividade. Mas nem por isso o "chefe problema" deixa de existir.
Entregar os pontos e abandonar o barco por conta dele, no entanto, não é a solução. É preciso conhecê-lo, analisando seu perfil, de modo que seja possível encontrar caminhos para tornar a relação mais fácil. É preciso ter flexibilidade, procurando se adaptar ao seu estilo.
Nessa jornada, os "chefes difíceis" acabam, ironicamente, sendo facilitadores, a partir do momento em que nos forçam a buscar a superação dos nossos limites e, de certa forma, nos proporcionam um aprimoramento, à medida que os desafios vão sendo superados.
Diante de um chefe difícil é importante o profissional se posicionar. Temos liberdade para escolher entre aceitar ou não a situação. Caso você não se adapte, é melhor procurar novos rumos. Mas, caso contrário, decida fica, saiba tirar proveito das dificuldades e crescer com elas.
Veja alguns tipos de chefe e as dicas da especialista em desenvolvimento de pessoas Stefania Lins Giannoni sobre como lidar com eles.
os momentos de bom humor.CoercivoInstável
É aquele que quer que as coisas sejam realizadas do seu jeito. Para ele, tudo deve transcorrer como que ele acha correto, na hora que ele quer. Na medida do possível, procure se posicionar, dando opinião e sugestão de novas formas de realizar as atividades.
Exigente demais
Esse estabelece altos padrões de desempenho para a equipe e exige que todos cheguem lá, mas de uma forma impositiva, sem respeitar o limite dos outros. Seu objetivo é que todos atinjam as metas a qualquer custo, o que pode ter um impacto negativo no grupo. Ao lidar com este tipo de chefe, procure atender os prazos e cumprir as metas. Porém, se julgar que não conseguirá atender a necessidade do chefe, posicione-se e busque uma negociação.
Agressivo
É aquele rude, grosseiro, que fala alto, utiliza uma linguagem inadequada com o colaborador e não o respeita enquanto profissional. Nesses casos, o conselho é ser assertivo, buscando oportunidades para que se possa deixar claro como você se sente com relação à forma de tratamento recebida.
Mal-humorado
Está sempre reclamando de tudo e de todos. O ideal para lidar com este tipo de chefe é não se deixar contaminar pelo humor dele.
Instável
É aquele que não tem equilíbrio emocional e sofre mudanças bruscas de comportamento. Como lidar: procure conhecer a pessoa e saber como e quando você deve se colocar. Antes de falar, tenha certeza de que
o momento é o mais apropriado e aproveite
Reservado
Com dificuldade de relacionamento, esse tipo de chefe não interage com a equipe. Ele conduz as pessoas, mas mantém um distanciamento muito grande, sem criar laços. Nesses casos, procure se aproximar e se ofereça para ajudar, procurando maximizar o diálogo.
Centralizador
Tem que estar a par de tudo, mas não consegue delegar atividades aos seus colaboradores, por medo de perder o lugar ou por receio de que as pessoas não saibam fazer como ele faz. Dica: procurar se aproximar e ganhar sua confiança, deixando claro que seu objetivo é somar, compartilhar e trabalhar em equipe.
Omisso
É aquele que não se coloca, não se posiciona diante das situações do dia a dia e não fornece feedback para a equipe. Nesse caso, o mais indicado é, com cautela, solicitar uma opinião.
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