Páginas

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Logística e terras são desafios no Centro-Oeste

Bienal dos Negócios da Agricultura do Brasil Central debaterá alternativas para agropecuária em Goiânia (GO)
Marcela Caetano

A recuperação de 25 milhões de hectares em pastagens degradadas para inserção no sistema produtivo é o principal desafio do Centro-Oeste, avalia Eduardo Corrêa Riedel, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). Ele acredita que esse trabalho passa pela criação de políticas públicas de crédito e juros e que o direcionamento das áreas para agricultura ou pecuária dependerá também da aptidão de cada local.

Para Riedel, a recuperação das áreas degradadas está entre os principais desafios da agropecuária na região, assim como a logística. “Uma vez equacionada, a questão da logística irá mudar o perfil da região”, sentencia. Ele participou, na tarde de hoje, da apresentação da Bienal dos Negócios da Agricultura do Brasil Central, que acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia (GO). Na ocasião estarão em debate entraves e desafios para o desenvolvimento da agropecuária no País, em especial, no Centro Oeste.

Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), Renato Simplício, assuntos como a legalização das terras, políticas de acesso ao crédito rural, à tecnologia e a capacitação da mão-de-obra também serão tratados no evento. “Precisamos lembrar que agricultura é um negócio e precisa ser lucrativa para gerar renda e satisfação ao produtor, para que ele produza alimentos e cumpra a função social da terra”, diz.

O diretor executivo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso (FAMATO), Seneri Paludo, destcou o tema do encontro, que trata da visão de futuro do agronegócio no Centro-Oeste. “Em vez de se olharmos para os problemas pontuais que o setor tem, teremos como pano de fundo a visão de futuro, para discutirmos o Brasil Central que queremos sob o ponto de vista da agricultura, olhando para os próximos anos”, completa. 

Fonte: Portal DBO, com informações do Portal do Produtor

Nenhum comentário:

Postar um comentário