Páginas

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ministério dos Transportes precisa de faxina, não continuidade

NA CBN

Ministério dos Transportes precisa de faxina, não continuidade

O Ministério dos Transportes sempre esteve envolvido em escândalos. Dois tipos de notícias costumam cercá-lo: incompetência, incapacidade até em executar o orçamento de investimento; e denúncias de corrupção. Infelizmente, temo que esse evento não seja o último.
Vimos como se negocia no Ministério dos Transportes, e o resultado foi a queda do ministro e da cúpula do Dnit. O que caiu faz parte do grupo que está escolhendo um novo ministro. Blairo Maggi ainda não disse se fica, mas afirmou que defenderá a continuidade, exatamente o que a gente não quer. Não queremos esse modelo de atuação.
É preciso fazer uma faxina no Ministério dos Transportes para que obras sejam executadas de forma rápida. Todo mundo sabe que a logística brasileira é estrangulada e isso tira competitividade das nossas empresas não só para o mercado externo, que é uma parte da economia, mas também no trânsito pelo Brasil, país de dimensões continentais. As mercadorias chegam mais caro ao consumidor por causa desse custo logístico.
Os dados do Instituto Ilos de logística mostram que o Brasil tem 212 mil km de estradas pavimentadas - 56% em estado precário - de um total de 1.765 km, enquanto a Índia tem 1.569 km de estradas pavimentadas. Outro dado importante: temos 29 mil km de ferrovias, e a Índia, 63 mil.
O Ministério do Trabalho deveria estar olhando para dados como esse para saber por que não se investe, não se gasta o que está no Orçamento; em vez de ficar conversando, como o vídeo da Isto É mostrou, sobre como fazer estrada para perto da cidade do pai do deputado que está entrando no partido que controla o ministério. Vimos como as decisões são tomadas no Brasil nessa área estratégica. O país cresceu muito e precisa de logística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário