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"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Vendedor Atacadista

Vendedor atacadista, é o profissional de vendas cuja finalidade, é trabalhar na distribuição, com o maior numero de clientes e parceiros, sempre zelando pelo crescimento sustentável de suas vendas.
Ao longo dos anos, foi adotado uma metodologia, “ segundo alguns compradores de mercados, padarias, mercearias etc…; uma pratica denominada de “COTAÇÃO” Não se sabe ao certo quem a criou, porem fica claro que essa medida fez com que a maioria dos vendedores de atacado trocassem a verdadeira “Arte de Vender “, por uma mera colocação de preços numa folha cujos produtos estão alinhados um abaixo do outro.
Por outro lado, tambem existem os chamados leilões, onde o comprador reune a maioria dos vendedores atacadistas para colher preços. Quem tiver o menor preço, mesmo que seja por centavos, leva o pedido daquele item.
Fica evidente, uma fragilidade no sistema uma vez que o vendedor pouca oportunidade terá para exercer o seu papel O vendedor atacadista perde com isso a individualidade profissional, a credibilidade, alem do rompimento das negociações.
Até mesmo o menor cliente, como é o caso das pequenas mercearias, padarias, mercadinhos, passaram a adotar esta pratica, tendo nas maos o total controle desde o principio. Esse fator gera uma adversidade no processo, pois quase sempre o vendedor deixa de oferecer um mix maior ao cliente, perdendo-se ainda uma oportunidade de aumentar a possibilidade de um bom negócio para ambos.
Sabe-se ainda que houve uma desunião entre a classe, e em muitos casos o pior vem acontecendo: Vendedores com varias pastas ( empresas ), que por vezes seguidas fazem a “ tal cotação “, até mesmo entre si. Essa pratica traduz o não comprometimento com quaisquer das empresas que o profissional possa estar envolvido profissionalmente.
Muitos supervisores ou gerentes, sabendo desta pratica, não se manifestam contrariamente pois em alguns casos o uso da “ carona “ é uma forma usada para entrar no mercado e em clientes ainda nao pontuados. Na somatória das vendas, o resultado de uma equipe pode até parecer positivo, porem na sua mais profunda realidade, a empresa “ pisa em ovos”. Perdem todos com essa pratica, pois fica claro que :“ Empresas, Gerentes, Supervisores não abrem planilhas para analisar caso a caso. O que mais importa são os resultados finais. “ Essa indefinição no futuro irá gerar um atributo negativo conhecido por “ Tour Over”.
O tour Over das empresas atacadistas vem aumentando a cada dia, o que na pratica, cresce além do descontentamento dos profissionais de vendas, o descrédito de nomes ( empresas ) consagradas num passado bem sucedido.
Por outro lado, empresas sérias, estão retomando suas apostas, com inumeras ações e benefícios voltados ao vendedor atacadistas.
Mainaldo Medeiros - formado em Marketing, Trabalhou nos maiores atacados do Pais, como vendedor e Gerente de Vendas. Autor do livro “A Arte de Vender – no Atacado Distribuidor” (Verdades e Mitos)


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