Páginas

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

domingo, 11 de setembro de 2011

TRANSFORMAÇÃO PESSOAL

Eu acredito em transformação.
Eu não acredito na imutabilidade de circunstâncias e pessoas.
Eu acredito que a tudo o que é vivo é inerente a evolução:
Numa pessoa,
Num pensamento,
Nos acontecimentos cotidianos,
Num animal,
Numa doutrina.
Com minha fé na transformação,
Eu crio um espaço livre
Onde ela possa acontecer.
Eu contribuo
Para que o mundo se desenvolva.
Ulrich Shaffer
por CHIS GASPER 
Todas as vezes que leio este texto penso no desafio pessoal e profissional que vivemos a cada minuto em busca da transformação, seja a própria seja a de pessoas com as quais interagimos.

Algumas perguntas recorrentes surgem neste sentido: qual é a transformação que buscamos verdadeiramente? O que buscamos conquistar com esta transformação? O que esta transformação tem a ver com nosso propósito e valores pessoais? Quero e sou capaz desta transformação?
No mundo organizacional, as exigências dos comportamentos desejados muitas vezes provocam um estado excessivo de tensão, quando na verdade deveriam servir apenas de direcionador de rumo das equipes e da empresa. No ambiente competitivo não é permitido ser apenas bom e muito menos dar tempo para que as coisas aconteçam, germinem e cheguem ao ponto ideal de colheita. Nada disso é permitido! Tudo tem que ser realizado com rapidez e eficiência, um tem que valer três ou mais, o resultado é o maestro de uma orquestra de ‘super heróis’ destroçados.
E assim volta o poema de Ulrich Shaffer que sugere a criação de um espaço livre para a transformação. Ele fala de olharmos para nós mesmos enquanto indivíduos e seres únicos. Ulrich nos convida a interagir com o mundo sem nos anular, ao contrário, ele propõe uma troca ecológica e produtiva. Mas como fazer isso? Essa é a questão de muitos que já se despertaram para o autoconhecimento e para a revisão saudável de suas vidas. Quando somos quem somos, somos mais e melhores, sempre.

Pensando no papel de líder, indago sobre fórmulas prontas e enlatadas de liderança e dos fracassos e decepções decorrentes delas. Precisamos expandir a visão e enxergar que cada líder é único, com seus pontos fortes e falhas. Perceber que cada equipe é única, pois cada membro que a compõe traz consigo seus talentos, recursos, conflitos e indagações produtivas. O que precisamos estabelecer é qual o objetivo do grupo e qual a contribuição esperada e possível de cada indivíduo que compõe o time. É preciso separar o que é particular e o que é comum a todos, para liderar com eficácia.
Quando queremos a transformação de algo, precisamos ter em mente primeiramente quem somos e onde queremos chegar, saber que nem tudo é possível e necessário de ser transformado. Também e principalmente, precisamos considerar o fator tempo para que o processo aconteça.
Tempo para despertar a necessidade da transformação. Tempo para se estabelecer o espaço propício à transformação. Tempo para o processo de transformação. E, até, tempo para perceber que a transformação é algo cíclico, natural e constante. Daí percebemos com clareza de que ela faz parte de nós, do grupo e do mundo como um todo, sendo então um esforço contínuo de desenvolvimento e expansão da raça humana.
Quando colocamos a transformação num patamar menos inatingível e mais objetivo, ela ocorre com leveza e com significado, mais coletiva e com menos superficialidade. E assim vamos conquistando o almejado mundo transformado.
fonte: http://blogsferas.wordpress.com/2011/08/22/transformacao-pessoal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário