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"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O Papel da Logística nas Organizações

Artigos / Entrevistas
Sob o ponto de vista do sistema logístico, três fatores são de primária importância no estabelecimento da capacidade dos serviços de transporte (um dos tópicos de maior importância nos processos logísticos):
· Custo: O custo do transporte é relacionado ao pagamento, para movimentação do produto entre dois pontos, mais as despesas próprias relacionadas aos estoques em trânsito. O sistema logístico deve ser desenhado para minimizar os custos de transporte em relação ao custo total do sistema.

· Velocidade: velocidade no serviço de transporte é o tempo necessário para completar um movimento entre duas localizações. Velocidade e custo são relacionados em dois caminhos. Primeiro especialistas de transporte são capazes de prover serviços rápidos com tarifas elevadas. Segundo, o serviço rápido encurta o intervalo de tempo durante o qual materiais e produtos estão retidos no trânsito.

· Consistência: a consistência do serviço de transporte refere-se à variação no tempo de um número de movimentos entre as mesmas localidades. Consistência do serviço é a mais importante característica do transporte. Se um movimento é realizado em dois dias na primeira vez e, na seguinte, é realizado em seis dias, sérios gargalos podem se desenvolver no fluxo de mercadorias, como desequilíbrio do controle de estoques pela alta variação do tempo. Falta consistência na capacidade de transporte, considerando a segurança nos níveis de estoques que terão de ser providos para proteção contra falhas no serviço. A consistência no transporte influencia os entendimentos entre vendedor e comprador com relação a riscos na manutenção de estoques.

Os elementos de um sistema logístico, tais como o transporte, os estoques, a segurança e o nível de serviço, não atuam de forma individual e se justificam pela contribuição que dão à performance total do sistema, ou seja,devem estar compatíveis com a qualidade que a empresa destina ao mercado.

Um relacionamento funcional chamado trade-off (termo usado com freqüência para significar uma restrição à capacidade de escolha entre duas coisas), existente entre os componentes, pode estimular ou esconder a performancecombinada.

As empresas percebendo a grande importância e necessidade de se utilizar a logística para bom desempenho dos negócios estão implementando suas práticas em seus processos.

Uma empresa precisa transportar seus produtos para os depósitos ou clientes; precisa também providenciar a chegada de matéria-prima em quantidades suficientes no momento certo para garantir os níveis de fabricação ou atendimento de pedidos planejados.

Na logística damos ênfase às ferramentas como; Kanban, Just in Time (JIT – no momento certo), Milk Run (sistema de coletas programadas), Cross Docking, VMI, Transit Point (recebendo os produtos consolidados e separando-os para entregas locais a clientes individuais), Condomínio ou Just-In-Sequence (a empresas fornecedoras instalam-se ao redor do cliente para agilizar as entregas e reduzir custos) e Consórcio modular (Os fornecedores assumem a responsabilidade pela montagem final dos módulos). Estas ferramentas auxiliam o processo logístico para o bom desempenho das atividades.

Por ser uma necessidade, as empresas investem cada vez mais em tecnologia e treinamento de seus colaboradores, para obter melhores resultados na busca pela satisfação de seus clientes e sustentabilidade de seus negócios, porém é importante ressaltar que somente a tecnologia não trará o resultado esperado, é necessário utilizarmos de forma correta
estas ferramentas logísticas para o bom desempenho da operação.
Podemos destacar as empresas automobilísticas como precursoras das implementações de processos logísticos, tendo como objetivo a redução de custos no processo, recebimento dos materiais no momento certo na linha de produção, otimizando os processos produtivos sem perder a 
qualidade do produto final. Esta necessidade é muito positiva, pois assim novas ferramentas logísticas surgem melhorando ainda mais o processo.



A Logística busca se utilizar dos processos, visando uma
 redução de custospara que o produto final seja colocado 
no dia certo, no local correto, com preço  competitivo e
 qualidade assegurada.
Por Mauricio Rio **
Link(s) Relacionado(s): mauricio.rio@megainovacao.com.br

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Profissionais em gestão: Estratégias Para Superar os Gargalos Logísticos

Profissionais em gestão: Estratégias Para Superar os Gargalos Logísticos:


A) Kimberly Clark – a fabricante de higiene pessoal mantém um estoque 30% acima do ideal para evitar desabastecimento. O envio de sua carga entre a capital paulista e Manaus – por exemplo – pode levar até 30 dias, quando o prazo aceitável seria de 10 dias.
B) Mexichem – a empresa de tubos e conexões da marca AMANCO importa da Colômbia 100% da resina utilizada na sua produção. Precisa encomendar a matéria-prima com 60 dias de antecedência, embora o trajeto em si demore apenas 10 dias.
C) Samsung – em Manaus, os funcionários da empresa de eletroeletrônicos precisam “caçar” os fiscais federais que liberam as cargas importadas, pois são apenas 3 servidores para os 3 portos da cidade. Sem isso, o aval pode demorar até uma semana.

Revista EXAME – JULHO 2011 – Edição 995).
Fonte: http://profigestao.blogspot.com/2011/08/estrategias-para-superar-os-gargalos.html



Chefe é chefe....

Um guarda-noturno trabalhava numa empresa especializada em lapidações de diamantes.

Numa manhã ele contou a seu chefe um sonho que tivera na noite anterior.
Disse que o avião que ele viajaria com destino à Rússia sofreria um acidente e, em conseqüência, todos os passageiros morreriam..
Seu chefe, jovem executivo, dinâmico e empreendedor, tinha verdadeiro pânico de aviões.
Assustado com a informação do empregado, decidiu cancelar o vôo.
Três dias mais tarde, leu nas manchetes dos principais jornais que aquele avião caíra no mar e, até o momento, não havia notícias de sobreviventes...!
Imediatamente chamou o guarda-noturno, mostrou a notícia do jornal, agradeceu efusivamente pelo aviso que lhe salvara a vida e, a seguir, sem nenhuma explicação, despediu-o da companhia.
O guarda não compreendeu porque tinha sido despedido depois de salvar a vida do seu chefe.
Pergunta:
- Por que o guarda foi mandado embora?
Não leia a resposta abaixo....
Pense um pouco...

Resposta:

O empregado era guarda-noturno.. Se ele teve um sonho à noite e contou logo pela manhã, é porque estava dormindo em serviço...!


Conclusão:
Chefe é chefe.... Por melhor que você seja e por mais que você faça, você nunca agrada.
Então, DEIXE O CHEFE MORRER....
 

domingo, 14 de agosto de 2011

Brasil pode passar vexame pela falta de aeroportos na Copa

Para o novo presidente da empresa americana de aviação executiva Gulfstream, a falta de investimento em infraestrutura aeroportuária representa um risco para a imagem do país na Copa e na Olimpíada
Por Soraia Yoshida

A proximidade da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016 representa um sério risco para o Brasil. A falta de infraestrutura aeroportuária pode causar situações “extremamente embaraçosas” para a imagem do país como economia forte e digna de investimentos. “Imagine a quantidade de jatos corporativos pertencentes a empresários e patrocinadores que vão chegar ao Brasil para a Copa. Será um vexame se não houver condições nos aeroportos para alojar esses aviões”, diz Larry R. Flynn, novo presidente da empresa americana de aviação executiva Gulfstream.
“O Brasil é um bom mercado e continuará a ser no futuro, mas o governo precisa resolver essa questão dos aeroportos”, afirma Flynn. Segundo ele, é uma questão apenas de escolher os melhores pontos e construir os aeroportos. Pela experiência dos Estados Unidos, país que possui a maior frota de jatos no mundo, foi uma questão de construir aeroportos “no meio do nada” para que outros negócios se seguissem ao movimento. “É simples: construa (o aeroporto) que (os negócios) eles virão”, diz Flynn, citando uma frase do filme “Campo dos Sonhos”. “Você pode colocar um aeroporto no meio do nada que os negócios começam a surgir e com eles os empregos e depois as cidades”.
O executivo vai mais longe. “Nós queremos construir nossos hangares, mas precisamos de aeroportos”, diz. Flynn acredita que quanto antes se resolver a questão, maiores são as chances do país evitar problemas durante a Copa e a Olimpíada, momento em que os olhos do mundo estarão sobre o Brasil. “É preciso materializar essa visão agora”.
A Gulfstream, que atua no Brasil em parceria com a Jet Aviation, possui um centro de serviços em Sorocaba, no interior de São Paulo. A empresa possui uma frota de 35 aeronaves no Brasil, com destaque para aviões capazes de fazer viagens transcontinentais, sem paradas. Embora não apresente ainda a demanda da China em termos de aviação executiva, o Brasil faz parte dos mercados estratégicos da companhia. A estabilidade econômica brasileira colocou o país entre as operações que podem crescer rapidamente no médio prazo. Para garantir essa expansão, a Gulfstream vai lançar no ano que vem o G280, que terá alcance máximo de 6,3 mil km, e o G650, o maior modelo da linha que voará até quase 13 mil km sem paradas. Também para garantir que seus clientes no Brasil tenham a melhor assistência, a companhia conta com US$ 1,2 bilhão em partes em todo o mundo. Sempre que um avião apresenta um problema, a parte sai do centro mais próximo para entrega onde quer que o avião do cliente esteja.
Larry Flynn, que tomará posse do cargo de presidente apenas em setembro, vem visitando o Brasil periodicamente. Em 2008, ele ficou bem impressionado com as perspectivas de crescimento. Mais ainda quando a crise financeira se alastrou pelo mundo, afetando seriamente Estados Unidos e Europa. “Enquanto todos sofriam as conseqüências, veja o que aconteceu com o Brasil. Praticamente saiu ileso, com a economia crescendo ainda. O país estava protegido contra as armadilhas do mercado e seguiu seu curso”, diz. Mesmo durante o trimestre em que oficialmente o país entrou em recessão, Flynn continuou otimista em relação ao Brasil. “Se eu achava que o Brasil se sairia bem da crise? Claro, eu tinha certeza”, afirma. “Da mesma maneira que o mercado continuará sendo muito bom para aviação”.  

fonte:

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Profissionais em gestão: UM GARGALO DA LOGÍSTICA

O conceito de Logística – integração do transporte com a produção, o armazenamento e a distribuição de produtos – é relativamente recente no Brasil.
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Nos anos 90, a estabilidade econômica impôs a redução das operações industriais e a terceirização do transporte foi adotada como medida para ganhar competitividade.
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Porém, o país enfrenta o maior “gargalo” logístico da sua história, pois as transportadoras aumentaram as frotas de caminhões (1,1 milhões em 1998 e 1,7 em 2010) e vagões (44 mil em 1998 e 99 mil em 2010), embora sua malha rodoviária e ferroviária continue praticamente a mesma.
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Diante disso, as empresas vêm enfrentando outras limitações nas suas operações, pois existe uma falta de 100 mil motoristas de caminhões, são necessários 90 dias de espera para uma empresa receber um caminhão novo comprado e leva-se 7 meses para conseguir espaço para suas mercadorias em um centro de distribuição.
(Revista EXAME – JULHO 2011 – Edição 995).
por:  professor JULIO CESAR S. SANTOS

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Para Refletir.....


Olá amigos!!

Muitas vezes precisamos fazer uma pausa e refletir nossa vidas. Devemos fazer uma limpeza em tudo que pode estar interrompendo nosso crescimento.

Vamos refletir!!

As sandálias do discípulo fizeram um barulho especial nos degraus da escada de pedra que levavam aos porões do velho convento.
 
Era naquele local que vivia um homem muito sábio. O jovem empurrou a pesada porta de madeira, entrou e demorou um pouco para acostumar os olhos com a pouca luminosidade.

Finalmente, ele localizou o ancião sentado atrás de uma enorme escrivaninha, tendo um capuz a lhe cobrir parte do rosto. De forma estranha, apesar do escuro, ele fazia anotações num grande livro, tão velho quanto ele.

O discípulo se aproximou com respeito e perguntou, ansioso pela resposta:

- Mestre, qual o sentido da vida?

O idoso monge permaneceu em silêncio. Apenas apontou um pedaço de pano, um trapo grosseiro no chão junto à parede. Depois apontou seu indicador magro para o alto, para o vidro da janela, cheio de poeira e teias de aranha.

Mais do que depressa, o discípulo pegou o pano, subiu em algumas prateleiras de uma pesada estante forrada de livros. Conseguiu alcançar a vidraça, começou a esfregá-la com força, retirando a sujeira que impedia a transparência.

O sol inundou o aposento e iluminou com sua luz estranhos objetos, instrumentos raros, dezenas de papiros e pergaminhos com misteriosas anotações.

Cheio de alegria, o jovem declarou:

- Entendi, mestre. Devemos nos livrar de tudo aquilo que não permita o nosso aprendizado. Buscar retirar o pó dos preconceitos e as teias das opiniões que impedem que a luz do conhecimento nos atinja. Só então poderemos enxergar as coisas com mais nitidez.

Fez uma reverência e saiu do aposento, a fim de comunicar aos seus amigos o que aprendera.

O velho monge, de rosto enrugado e ainda encoberto pelo largo capuz, sentiu os raios quentes do sol a invadir o quarto com uma claridade a que se desacostumara. Viu o discípulo se afastando, sorriu levemente e falou:

- Mais importante do que aquilo que alguém mostra é o que o outro enxerga. Afinal, eu só queria que ele colocasse o pano no lugar de onde caiu.

Queridos amigos!! Muitas vezes precisamos ouvir ou receber um simples gesto para enxergar o que nós mesmos sabíamos. Faça essa reflexão em sua vida e lembre-se também que muitas vezes nem sempre o que mostramos é o que o outro enxerga, essa também é uma reflexão importante. Mas o que fica de muito relevante é que precisamos refletir de tempos em tempos o que podemos limpar e está atrapalhando nossas vidas. O sentido da vida somos nos quem traçamos.
 


Por onde andam os amigos?
Será que se uniram aos inimigos
e resolveram me ferir?
Não sei, mas, por isso, vou partir,
pegar uma nave encantada e fugir.
Preciso ficar só para avaliar
em quem posso realmente confiar.
Preciso me afastar
para a sós chorar
minhas mágoas e decepções.
Preciso me recuperar das desilusões
que afetaram minhas emoções.
Preciso tirar férias das injustiças.
Conviver todos os dias com elas e ser notícia
não me satisfaz
eu preciso de muito mais!
Preciso de mão amiga a me amparar
quando eu apenas desequilibrar
porque no chão mesmo
eu nunca vou chegar.
Preciso da justiça gritando em meus ouvidos
que ninguém mais fará
as maldades que já fizeram comigo.
Preciso entender o porquê
de tanta vaidade
e tão pouca bondade
se no final
todas terminam igual.
Por isso tudo vou me afastar
e por favor não venham me procurar.
Minhas portas estarão trancadas
minhas janelas lacradas.
Vou viver um pouco da vida lá fora
a partir de agora
afinal sempre é hora 
de tentar colocar tudo em seu lugar.
A duros golpes tenho aprendido
que no fim das minhas histórias
só posso mesmo contar comigo.
Sou eu o meu próprio abrigo
a minha árvore frondosa
a minha sombra gostosa.
Que pena que a vida é assim
com pessoas tão ruins
que não podem multiplicar
só conseguem subtrair.
Mas mesmo assim eu vou reagir
e sei exatamente, nesse momento, aonde ir.
Não sou alta, como disse certa vez, 
mas sou altiva
foi assim que Deus me fez.

Autoria - Silvana Duboc

Por que a Apple se tornou a empresa mais valiosa do mundo


Por David Cohen


 
Era uma questão de tempo a Apple ultrapassar a Exxon em valor de mercado. Ontem, ela se tornou a empresa mais valiosa do mundo (curiosamente, não com uma alta no valor de suas ações, mas com uma queda menor que a da principal rival). [leia o blog tecneira]


A Apple vale hoje cerca de US$ 340 bilhões, US$ 10 bilhões a mais que a Exxon. Foi uma valorização impressionante: 4.000% desde o lançamento do iPod, em 2001. Desde o lançamento do iPhone, em 2007, o valor da Apple quase triplicou.

Há várias razões para isso, da expectativa de anúncio de um lucro recorde este trimestre até o vazamento de informações sobre dois novos iPhones, um para superar o atual e outro para servir como modelo de baixo custo (mais um mercado que se descortinaria para a empresa).

Mas, se fosse preciso escolher um único motivo para o valor exorbitante da empresa, seria este: no último trimestre, mais de dois terços da receita da Apple vem de produtos que não existiam apenas cinco anos atrás.

Traduzindo: inovação. [leia mais no blog Ideias e Inovação, de Clemente Nóbrega]

Mas não qualquer inovação. Inovação bem feita. A Apple domina a maior parte dos mercados em que se aventurou (ou criou).

Há mais: a percepção de que ela ainda tem muitos mercados a explorar – sua atuação pode crescer em outros países e espalhar-se por outras classes sociais.

A Exxon tem escala, muita escala. Lida com o recurso que faz o mundo funcionar. A Apple lida com imaginação. 
fonte:                                                                                                                                         http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI256665-16355,00-POR+QUE+A+APPLE+SE+TORNOU+A+EMPRESA+MAIS+VALIOSA+DO+MUNDO.html

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Não dê o peixe, nem ensine a pescar, revolucione a maneira de pescar! : BizRevolution | Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas

"Você quer mudar o mundo, ou vender água com açúcar pelo resto da sua vida?", Steve Jobs para John Sculley, ex-Presidente da Pepsi, tentando convencê-lo a largar o mundo dos refrigerantes para liderar a Apple.
"ToughStuff" é uma ONG 2.0. Os caras combinam o modelo de vendas da AVON com a inovação dos painéis solares. A ToughStuff vende pequenos painéis solares por 25 doletas para pequenos empreendedores que passam a ganhar dinheiro com o aluguel das placas solares em países miseráveis que não tem acesso a energia elétrica.
Tahiry Ramboa, por exemplo, é um pequeno empreendedor de Madagascar que cobra 10 centavos por noite por cada painel solar que ele aluga, incluindo entrega e retirada.
A empresa surgiu em Madagascar em 2009 e desde então expandiu os negócios para outros 10 países da África.
O CEO da ToughStuff, Andrew Tanswell, é um engenheiro "branco", inglês, formado pelo Colegial Imperial em Londres que um dia se cansou da vida corporativa e resolveu fazer a diferença no mundo fundando a ToughStuff.
A ToughStuff está procurando por parceiros nos países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos para que possa levar os seus produtos revolucionários para pessoas que não tem condição de ter acesso a energia elétrica. Para saber como se ligar aos caras, clica aqui.
Dúca, certo?
Eu acho maravilhosa essa idéia de vender produtos e serviços que são efetivamente sociais e não apenas produtos de consumo.
Você sabia que 85% dos produtos que são vendidos por ai são feitos para durar em média 72 horas???!!!
Daqui 3 dias no máximo você estará descartando 85% dos produtos que você comprou hoje.
Apenas 15% dos produtos consumidos no mundo podem se considerar duráveis de alguma maneira. O resto é puro consumo e lixo.
É por isso que somos chamados pelos críticos de "A Sociedade do Consumo".
É por isso que de alguma maneira você, eu, todos nós precisamos mesclar de alguma maneira os nossos negócios com o lado social da coisa toda.
Por onde começar?
1. Você pode começar por se filiando a alguma causa que você admira, e doando o seu tempo, a sua vida, o seu conhecimento, ou o que você puder doar - TODO MUNDO TEM ALGUMA COISA PARA DAR - para essa causa.
Nesse momento existem mais de 1 mil vagas de emprego em mais de 400 ONGs cadastradas no site Voluntariosonline.org.br, vai lá! Junte-se a Força!
Como alguém pode estar desempregado, ou sem qualquer perspectiva de utilidade, em um país de terceiro mundo como o nosso??
É incrível a falta de iniciativa da galera por ai, inclusive dos idosos.
Nada me deixa mais puto da vida do que velho que acha que nós precisamos sustentá-lo só porque o bicho trabalhou a vida inteira apertando porca e parafuso em alguma profissão commodity que tem por ai.
APOSENTADORIA NUNCA!!!!
Velho, acorda para a vida! Tira a sua bunda flácida da cadeira, desliga o programa do Silvio Santos e filie-se IMEDIATAMENTE em alguma ONG que tem por ai.
Em um país em desenvolvimento como o nosso, TODO MUNDO TEM QUE estar na ATIVA.
Gente parada é uma VERGONHA NACIONAL!

2. Ok, você não tem tempo para se doar a alguma causa social. Eu entendo. Então, faça o seguinte, a cada dez produtos que você vende para o lado comercial dos negócios, DOE 01 produto para quem precisa.
Se você tem um restaurante self-service, doe 01 prato de comida para cada 10 pessoas que comem no seu restaurante. Se você monta computadores, doe 01 computador para cada 10 computadores que você vende. Se você é arquiteto, doe 01 projeto grátis a cada 10 projetos que você vende por ai.
Se 10 é pouco, ok, aumenta para 20, 40, 100, mas encontre um número saudável que te permita retribuir, ajudar e agradecer para a sociedade tudo aquilo que você conquistou.
Em todos os cursos e web seminários da BIZ tem gente participando de graça. Pessoas desempregadas, ou que efetivamente não podem bancar o curso de jeito nenhum. Esse texto, o blog, os vídeos que eu faço, as milhares de coisas que distribuo gratuitamente todos os dias tem exatamente essa responsabilidade.
3. Se você estiver pensando em empreender, mas está em dúvida sobre qual negócio abrir, escolha o caminho 100% social. O mundo está cheio de problemas reais para resolvermos. Você pode ser parte da solução.
Eu te garanto que todo negócio que REALMENTE começa querendo resolver um problema da sociedade SEMPRE terá negócios enquanto o problema existir.
Muitas empresas por ai não sabem responder a pergunta "Qual problema você resolve?"; a galera se diz vendedora de soluções, mas na prática não resolve problema nenhum, apenas vendem.
Para inspirar você a empreender socialmente, googla ai o termo "empreendedor social". Você vai encontrar uma centena de páginas bacanas na web com informações para te ajudar a empreender socialmente.
Uma entidade muito bacana que tem um networking fantástico e está disposta a ajudar aqueles que desejam empreender socialmente é a Ashoka. Os caras estão no Brasil e você pode filiar o seu projeto ao deles, confira a Ashoka Brasil aqui.
O mundo, a sua cidade, o seu bairro, o seu condomínio precisa de você mais do que nunca. Vivemos um perído de abundância e crises sem precedentes na história da humanidade. Te garanto que o Leonardo da Vinci, Galileu Galilei, Albert Einstein, Thomas Edison entre outros, devem estar p da vida por não estarem aqui vivos participando dessa bagunça.
Seja grato por ter a chance de ser parte da solução.
NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!
QUEBRA TUDO!! Foi para isso que eu vim. E Você?
Por Ricardo Jordão – Biz Revolution
http://www.bizrevolution.com.br/bizrevolution/2011/08/uma-grama-de-a%C3%A7%C3%B5es-vale-por-uma-tonelada-de-teorias-.html#.TkM5vKze7f8.blogger

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Fretes CIF ou FOB?

Quem atua na logística já deve ter passado por alguma situação urgente em que o frete foi determinante para o desfecho acompanhado, minuciosamente, por outros setores da organização. Desgastante correria devida alguma falha ou por ter sido acompanhado de forma errada pela contratante ou pela contratada. E aí, aquelas perguntas ecoam: “Já chegou?”, “Onde está?”, “Sabe que vai parar?”…
Isso acontece muito com a logística inbound (dos fornecedores para as fábricas), mas não se limita apenas a essa modalidade. Muitos problemas referentes às atribuições operacionais vêm ocorrendo pela comodidade, falta de informação ou até má fé de alguns fornecedores de serviços de transporte que não monitoraram suas rotas de cargas e deixam o destinatário vendido na informação, ou ainda, pela opção do cliente por um tipo de frete sem antes conhecer seus pormenores.
Há muito se plantou que os fretes CIF (Cost, Insurance and Freight ou custo, seguro e frete) ou FOB (Free On Board ou posto a bordo) seriam apenas para determinar quem arcaria com os custos, o fornecedor (quando CIF) ou o cliente (quando FOB). Não é só isso. Não é só custo. Estão envolvidas outras responsabilidades. Quando esses termos (INCOTERMS) foram incorporados nas operações logísticas rodoviárias nacionais, não vieram com todos os atributos e parecem estar perdendo os determinantes, previsibilidade e acompanhamento, com o passar dos tempos. Estão deixando de ser exceções quando, pelo avanço de tecnologias de monitoramento e interatividade, não se investe nesses serviços como se deveria.
Ainda pode-se dizer que o cliente tem que confiar na entrega por não dispor de um bom sistema de acompanhamento de cargas que, justiça seja feita, tem muita transportadora disponibilizando a um baixo custo repassado, ou simplesmente pela falta de tempo para acompanhar suas cargas, deixando na mão do transportador, pura e simplesmente. “Se o frete é CIF eu não vou me preocupar”. Está errado. Uma produção mais segura exige mais que isso. “Meu transportador é de confiança”. Já vi parcerias se quebrarem devido a isso e o “pague meu prejuízo” ainda ecoa. Claro que não dá para acompanhar tudo. Mas, partindo do princípio que só se gerencia aquilo que se mede… Seu processo não está seguro. Totalmente seguro nunca estará. Porém, a eliminação dos efeitos das imprevisibilidades através dos seus controles processuais lhe garante, no mínimo, ações mais planejadas e sujeitas ao sucesso.
Contudo, isso é uma prática das empresas que enxugam gastos onde não deveriam e assim correm mais riscos. Você pode ver pessoas ociosas em outros setores, na Logística não. Não faltam tarefas, há sempre o que acompanhar e melhorar. E aí os processos se tornam falhos, como nos casos em que optar por um tipo de frete diferente do proposto seria mais econômico e seguro. Porém, não há tempo para pesquisar, cotar ou acompanhar. Lembre-se que os custos com frete representam o maior gasto no setor de logística de uma empresa e, reestudá-los agregando valor ao seu produto, pode lhe destacar profissionalmente.
Pode não ser o seu caso, mas muitas empresas optam pelo sistema “valei-me Deus!” e deixam seus processos nas mãos de empresas prestadoras de serviços não muito confiáveis. O problema é que sempre devemos ver os outros com olhos profissionais, mas nem sempre eles são como os enxergamos.
Outro dia, numa consultoria, perguntei ao comprador sobre a entrega de matéria-prima. Ele me respondeu que o fornecedor não sabia. O frete era CIF. Jogou a responsabilidade para ele monitorar. Pelo visto, o fornecedor utilizava aquele sistema, o “valei-me Deus!” que, para o fornecedor e para a prestadora de serviços, isso é imperdoável. Assim como o fornecedor escolher a transportadora quando o frete é FOB sem que o cliente o autorize.
Para evitar isso, desenvolva mais contatos no seu mercado de compras ou se intere mais sobre a atuação das parcerias já estabelecidas visando sempre trazer os processos mais importantes para suas mãos, independentemente de serem CIF ou FOB. Melhor ainda, interagir mais de perto com seus parceiros pode lhe evitar sustos e render uma relação maior de confiança e de prioridades.
O monitoramento às vezes se perde na escolha ou nas práticas erradas. Muitos serviços de frete se sustentam na precariedade das rodovias e em outros fatores usados para justificar sua ineficiência. Os cuidados na hora de contratar e firmar uma parceria são justificados naquela operação urgente que obteve sucesso ou quando do sinistro de uma carga. Seguro, frota, rotas, nível empresarial e história no mercado são indispensáveis. Saiba que centenas de transportadoras fecham e nascem outras centenas todos os anos no Brasil. Por isso, cuidado com suas cargas. Cuidado com o tipo do frete. Sua empresa pode estar pagando caro demais pela comodidade – Ou pela omissão.