Continuando a série de artigos sobre sustentabilidade, hoje será apresentada a sustentabilidade econômica, tema que está sendo bastante discutido atualmente, referenciando o desenvolvimento da sociedade em paralelo com o meio ambiente.
A sustentabilidade econômica ingressa no âmbito sócio-econômico com o intuito de tornar não somente o futuro mais próspero, mas também alterar alguns fatores da realidade em que se vive, agindo como uma balança na comparação entre o critério ambiental X desenvolvimento, objetivando a criação de uma sociedade cada vez mais sustentável (Figura 01).
A Figura 2 representa a idealização de um projeto, ilustrando a unificação harmônica do desenvolvimento econômico e social com a preservação ambiental. É necessário que o projeto priorize premissas que envolvam a rentabilidade, mas que permitam alcançá-la sem causar dano ao indivíduo, ao meio ambiente ou à sociedade, o que caracteriza o desenvolvimento sustentável.
Estas iniciativas mostram que o mundo está mudando sua ótica de desenvolvimento, se comparado com as décadas anteriores, partindo do pressuposto que hoje o desenvolvimento não deverá ir mais em contradição ao meio ambiente.
Portanto, o ser humano está percebendo a passos lentos como agir de forma sustentável pode ser econômico para a sociedade.
Assista também Economia e Sustentabilidade - Cidades e Soluções
Fonte:
Edésio Elias Lopes atua no Laboratório de Transporte e Logística do departamento de engenharia civil na Universidade Federal de Santa Catarina, mais especificamente na área de mapeamento e gerenciamento de bases de dados geográficos. Foi professor - 3º grau no setor de Geodésia do mesmo departamento e trabalhou no Laboratório de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto em projetos de auxílio à execução de planos diretores municipais. O colunista é doutorando do programa da engenharia civil na Universidade Federal de Santa Catarina na área de Infraestrutura Viária, onde também obteve o título de Mestre em Engenharia. Sua graduação em Engenharia de Agrimensura foi cursada na Universidade Federal de Viçosa. edesio@labtrans.ufsc.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário