Páginas

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O que leva a ter as “pessoas certas” nas posições - Chave?

Lendo o livro de Jim Collins, “Porque as gigantes caem”, fiquei impressionado com a clareza de dados, bem como a veracidade das pesquisas. Jim Collins aborda várias vezes nesse livro, que para qualquer instituição alcançar o tão desejado sucesso, é preciso ter “as pessoas certas nos lugares certos.” Pode até parecer um clichê, mas é uma frase cheia de verdade. No entanto, a grande questão é: como saber se contratamos as pessoas certas? Gostaria de compartilhar o parecer de Jim Collins sobre o tema. Acredito que suas dicas podem ajudá-lo a identificar como contratar as pessoas certas.

1.    AS PESSOAS CERTAS SE ENCAIXAM NOS VALORES DA EMPRESA.   
As empresas excelentes constroem culturas que são quase cultos, em que aqueles que não compartilham os valores da instituição se vêem cercados de anticorpos e expelidos como um vírus...

2.    AS PESSOAS CERTAS NÃO PRECISAM SER GERENCIADAS COM RIGOR. 
No momento em que sente que precisa gerenciar alguém com rigor, você pode ter cometido um erro de contratação. Se tiver as pessoas certas, você não precisa passar muito tempo “motivando” ou “gerenciando” seu pessoal. Elas são neuróticas para produzir mais, automotivadas e autodisciplinadas, compulsivamente motivadas para fazer o melhor que puderem, porque isso faz parte do DNA delas.

3.    AS PESSOAS CERTAS SABEM QUE NÃO TÊM EMPREGOS, MAS SIM RESPONSABILIDADES. Elas entendem a diferença entre sua lista de tarefas e suas verdadeiras responsabilidades. ...

4.    AS PESSOAS CERTAS CUMPREM O QUE PROMETEM. 
Em uma cultura de disciplina, as pessoas vêem as obrigações como sagradas – Elas fazem o que dizem que farão, sem reclamar. Da mesma forma, isso significa que pensam bem antes de dizer que farão, e tomam o cuidado de nunca prometer o que não podem cumprir.

5.    AS PESSOAS CERTAS SÃO APAIXONADAS PELA EMPRESA E POR SEU TRABALHO. 
Nada grandioso acontece sem paixão e as pessoas certas exibem uma notável intensidade.

6.    AS PESSOAS CERTAS APRESENTAM UMA MATURIDADE DO TIPO “JANELA E ESPELHO”. 
Quando as coisas vão bem, as pessoas certas apontam para a janela, dando crédito a fatores externos; elas colocam no pedestal outras pessoas que contribuíram para o sucesso e assumem pouco crédito pela conquista. E, quando as coisas não dão certo, não culpam as circunstâncias ou outras pessoas pelos problemas e fracassos; elas apontam para o espelho e dizem: “ Eu sou responsável por isso.”

Fontes:
Esta matéria foi extraída do livro “Porque as gigantes caem” do autor Jim Collins.
Fernando Fernandes
www.programacases.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário