Por que elas estão na frente
A palavra logística está associada a:Mas é também sinônimo de dificuldades, imensas dificuldades.
A gestão de uma cadeia de suprimentos, por exemplo, implica harmonizar processos entre vários departamentos, integrar clientes com fornecedores, desenvolver parcerias, terceirizar serviços.-- todas tarefas bastante complexas.
A consultoria A.T. Kearney acaba de concluir uma pesquisa que procurou saber até onde vão as fronteiras da eficiência logística nas empresas instaladas no Brasil.
"Quisemos avaliar as práticas de sucesso, seus estágios de evolução e identificar tendências", diz Dario Gaspar, o diretor da A.T. Kearney que coordenou o estudo.
As empresas da amostra foram submetidas a uma comparação que considerou fatores como eficiência em custos, nível e complexidade dos serviços executados. Conforme seus desempenhos, elas foram organizadas em grupos.
As empresas da amostra foram submetidas a uma comparação que considerou fatores como eficiência em custos, nível e complexidade dos serviços executados. Conforme seus desempenhos, elas foram organizadas em grupos.
Num, denominado "líderes", ficaram as que apresentavam as melhores práticas.
Na outra ponta ficaram as "seguidoras".
Para entender o que permite às líderes estar à frente, a A.T. Kearney identificou os principais aspectos de gestão que elas têm em comum. Eis algumas conclusões:
Na outra ponta ficaram as "seguidoras".
Para entender o que permite às líderes estar à frente, a A.T. Kearney identificou os principais aspectos de gestão que elas têm em comum. Eis algumas conclusões:
- Administrar as funções logísticas é tarefa de executivos do primeiro escalão em 82% das líderes. "Para elas, logística é questão vital", diz Gaspar.
- As líderes identificam as melhores empresas em prática logística do mundo e adotam o que elas fazem como referência na hora de definir metas e parâmetros de qualidade.
- O planejamento logístico não é confinado a um departamento, mas requer o engajamento de diversas áreas da companhia. Em alguns casos, envolve também clientes e fornecedores.
- Os resultados são permanentemente monitorados e diretrizes são revisadas quando o desempenho está abaixo do pretendido. O impacto na rentabilidade é alvo de vigilância constante.
Chamou a atenção da equipe da A.T. Kearney que as líderes em logística são mais adeptas da terceirização do que as seguidoras.
"Elas também terceirizam um conjunto mais diverso de atividades, incluindo funções vinculadas à gestão de seus negócios", diz o consultor Daniel Pagano, que participou da pesquisa. Apenas 1% das atividades logísticas que envolvem estratégia e planejamento é terceirizado entre as seguidoras. Nas empresas líderes, esse índice chega a 10%.
"Ao contrário do que possa parecer, a delegação a companhias especializadas não é, por si só, uma explicação para o melhor desempenho dos líderes", diz Gaspar.
"Empresas que não possuem boas práticas internas não conseguem subsidiar seus terceiros com as informações necessárias para que desenvolvam um bom trabalho. Nesses casos, a terceirização pode ser frustrante."
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO Por que as empresas estão entregando suas atividades logísticas a operadores especializados*...
Nenhum comentário:
Postar um comentário