Páginas

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

domingo, 20 de novembro de 2011

Vanguarda logística

Por que elas estão na frente

A palavra logística está associada a:
Mas é também sinônimo de dificuldades, imensas dificuldades. 

A consultoria A.T. Kearney acaba de concluir uma pesquisa que procurou saber até onde vão as fronteiras da eficiência logística nas empresas instaladas no Brasil. 

"Quisemos avaliar as práticas de sucesso, seus estágios de evolução e identificar tendências", diz Dario Gaspar, o diretor da A.T. Kearney que coordenou o estudo. 

As empresas da amostra foram submetidas a uma comparação que considerou fatores como eficiência em custos, nível e complexidade dos serviços executados. Conforme seus desempenhos, elas foram organizadas em grupos. 

Num, denominado "líderes", ficaram as que apresentavam as melhores práticas
Na outra ponta ficaram as "seguidoras".


Para entender o que permite às líderes estar à frente, a A.T. Kearney identificou os principais aspectos de gestão que elas têm em comum. Eis algumas conclusões: 
  • Administrar as funções logísticas é tarefa de executivos do primeiro escalão em 82% das líderes. "Para elas, logística é questão vital", diz Gaspar. 
  • O planejamento logístico não é confinado a um departamento, mas requer o engajamento de diversas áreas da companhia. Em alguns casos, envolve também clientes e fornecedores. 
  • Os resultados são permanentemente monitorados e diretrizes são revisadas quando o desempenho está abaixo do pretendido. O impacto na rentabilidade é alvo de vigilância constante.

    Chamou a atenção da equipe da A.T. Kearney que as líderes em logística são mais adeptas da terceirização do que as seguidoras.  

     "Elas também terceirizam um conjunto mais diverso de atividades, incluindo funções vinculadas à gestão de seus negócios", diz o consultor Daniel Pagano, que participou da pesquisa. Apenas 1% das atividades logísticas que envolvem estratégia e planejamento é terceirizado entre as seguidoras. Nas empresas líderes, esse índice chega a 10%. 

    "Ao contrário do que possa parecer, a delegação a companhias especializadas não é, por si só, uma explicação para o melhor desempenho dos líderes", diz Gaspar.  

    "Empresas que não possuem boas práticas internas não conseguem subsidiar seus terceiros com as informações necessárias para que desenvolvam um bom trabalho. Nesses casos, a terceirização pode ser frustrante."

    A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO Por que as empresas estão entregando suas atividades logísticas a operadores especializados*...

Nenhum comentário:

Postar um comentário