Páginas

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

"" LOGÍSTICA custa dinheiro. Erros no gerenciamento LOGÍSTICO custam clientes ! ""

Hoje pagamos no Brasil o preço de uma logística ineficiente e ineficaz. Temos um litoral imenso, rios navegáveis mas usamos as rodovias que cortam o Brasil de leste a oeste, de norte a sul. Temos imensas regiões planas e próprias para o uso de ferrovias, mas nossa malha ferroviária utiliza 5 bitolas diferentes, e um trem não consegue sair do sul até o sudeste, pois os trilhos são incompatíveis.

Nossa agricultura não consegue escoar a produção do Centro-Oeste até o litoral de maneira eficiente
Nossa indústria sofre com custos logísticos imensos atrapalhando nossa competitividade internacional.
Nossos aeroportos com tantos atrasos e cancelamentos.
Assim, sem segurança nas estradas e com uma péssima infra-estrutura de transportes, vamos perdendo competitividade e nossas empresas deixam de crescer. Lembrando que ainda temos o desafio de receber uma COPA e uma OLIMPIADAS pela frente.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Transmissões da “Rádio Peão”

A comunicação feita dentro das empresas pelos seus profissionais é chamada vulgarmente de “rádio peão”, ela tanto pode ser nociva como benéfica.

O que você precisa saber sobre ela é que nunca vai deixar de existir, pois as pessoas têm necessidade de se comunicar, e, também, que ela é muito mais eficaz do que todo o trabalho de 
endomarketingrealizado atualmente nas empresas.
Na verdade, muitas das comunicações realizadas pela empresa vazam pela “rádio peão” em primeira mão, o problema é que com essa comunicação chegam também às interpretações dos seus divulgadores. E quando a mensagem chega pelos canais corretos, muitas vezes encontram os receptores contrafeitos.





Entretanto, existe solução para que essa comunicação seja benéfica sempre. Para isso é necessário identificar as conexões, encontrar as redes de relacionamento dentro da empresa. Escolhendo-se as pessoas que são ponto de contato expressivos, pode-se ter um alcance maior e mais eficaz para a mensagem que se deseja passar.



Uma empresa é formada por processos e a comunicação flui com eles. Portanto, comunicação é um fator importante a ser observado neles, pois sem ela não existe colaboração, fator determinante para obter os resultados esperados para o negócio.

Para obter resultados significativos é preciso ter uma comunicação clara, que é entendida e apoiada por todos. 

A comunicação deve sempre fluir, se ela ficar represada em algum ponto, significa de que daquele ponto em diante nada mais funciona de forma apropriada, criam-se barreiras.

Por isso empresas que teimam em manter a comunicação no alto escalão, tendem a se tornarem burocráticas, pois elas incentivam a distância entre o estratégico e o operacional. Uma vez definido o que fazer, deve-se iniciar o trabalho. 
Time is Money.

Toda estratégia tem prazo de validade, se qualquer fator envolvido mudar, a estratégia deve ser reavaliada e mudar também. Se a distância entre o estratégico e o operacional for muito grande, ou a estratégia chega inviável ao operacional ou torna-se ineficaz. E adivinhe, a “rádio peão” é estritamente operacional, com conexões no estratégico ou próximas dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário